Partilhar

5 Alimentos para reduzir o colesterol

Por Hugo Silva. Atualizado: 16 janeiro 2017
5 Alimentos para reduzir o colesterol

O colesterol é uma condição que coloca a saúde num grave risco, contribuindo para a doença cardiovascular, nomeadamente para a ocorrência de AVC e ataque cardíaco. Reduzir o mau colesterol que se acumula nas artérias e impede a livre circulação do sangue pode não ser fácil, porém, pequenas alterações na sua dieta, nomeadamente a escolha de alimentos que sejam capazes de reduzir os níveis de colesterol no sangue, podem fazer toda a diferença e contribuir para uma vida mais saudável e para a diminuição do risco cardiovascular.

Também lhe pode interessar: Como reduzir o colesterol com a alimentação
Passos a seguir:
1

Aveia: A aveia contém fibra solúvel que reduz o mau colesterol na corrente sanguínea. Para os doentes com colesterol elevado recomenda-se a ingestão de 20 a 35g de fibra por dia, entre as quais, 10g devem ser de fibra solúvel.

2

Feijão: O feijão, para além de também ser rico em fibra solúvel, leva tempo a digerir, o que significa que aumenta a sensação de saciedade, permitindo que leve mais tempo até ter fome novamente. Pode escolher entre lentilhas, feijão branco, feijão preto, entre outros, adicionando-os de forma versátil aos seus pratos.

3

Peixes ricos em ômega 3: Os peixes gordos como o atum e o salmão são ricos em ômega-3, um ácido gordo que reduz a pressão arterial e impede a formação de coágulos sanguíneos. Estes peixes podem ser grelhados ou cozidos, de forma a evitar a adição de gorduras durante a sua confecção.

4

Amêndoas e nozes: As amêndoas e as nozes podem reduzir o colesterol devido à sua composição rica em ácidos gordos polinsaturados, permitindo que os vasos sanguíneos se mantenham saudáveis. Recomenda-se a ingestão diária de 42,5g de nozes, amêndoas, pistácio ou avelãs sem sal ou açúcar para reduzir o risco de doença cardíaca. Por as nozes serem ricas em calorias, podem substituir facilmente queijo ou carne durante as refeições.

5

Fruta rica em pectina: A pectina presente em frutos como as maças, as uvas os morangos e os citrinos ajuda a diminuir a concentração sanguínea de LDL (lipoproteínas de baixa densidade) também conhecidas como “mau colesterol.

Se pretende ler mais artigos parecidos a 5 Alimentos para reduzir o colesterol, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre 5 Alimentos para reduzir o colesterol

2 comentários
A sua avaliação:
Domingos Lucas Oliveira
O que fazer para baixar o colesterol ruim alto. Café, ovo e canela, qual deles e prejudicial, de que modo e que recomendações. Lucas Oliveira.
A sua avaliação:
maria
eu ainda nao tenho ele esta a 259
Editor umComo.com.br
Oi Maria! Confira mais dicas para baixar o colesterol: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-reduzir-o-colesterol-de-forma-natural-10966.html Se não o conseguir de forma natural, tem de consultar o médico pois pode ser que precise de tomar um comprimido para manter os níveis em valores estáveis. Obrigada pelo seu comentário!

5 Alimentos para reduzir o colesterol
5 Alimentos para reduzir o colesterol

Voltar ao topo da página