menu
Partilhar

5 cremes que deve evitar durante a gravidez

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017

A gravidez é um dos momentos mais bonitos e importantes na vida de uma mulher. Durante este período a grávida deve levar a cabo uma série de cuidados especiais tanto para a sua saúde como para a de seu bebê. Além de prestar especial atenção à alimentação, atividade física e horas de descanso, uma mulher grávida também deve se preocupar por aqueles produtos que utiliza para conservar a sua beleza. É importante saber que grande parte dos produtos que são usados diariamente no cuidado pessoal, contêm ingredientes que é conveniente evitar durante a gravidez. Esses ingredientes podem atravessar a pele, passar à corrente sanguínea e afetar significativamente o desenvolvimento do bebê. Por isso, hoje vamos explicar quais são esses produtos de beleza que contêm ingredientes químicos que poderiam prejudicar a saúde do seu bebê de diferentes formas. De qualquer forma, deve ter sempre em conta que deve consultar seu obstetra sobre o uso de algum produto sobre o qual tenha dúvidas sobre a sua nocividade. Continue lendo este artigo de umComo e saiba quais são os 5 cremes que deve evitar durante a gravidez.

Também lhe pode interessar: Como se cuidar durante a gravidez

Cremes com Retinol

O Retinol é um precursor da vitamina A, presente em cremes antienvelhecimento, hidratantes e anti-acne. Este ingrediente está relacionado aos abortos espontâneos, deficiência no crescimento do bebê e malformações.

5 cremes que deve evitar durante a gravidez - Cremes com Retinol

Loções com Parabenos

O Parabeno é um conservante muito utilizado em produtos de beleza. Protege os produtos do desenvolvimento de mofos, fungos e bactérias, por isso é usado em xampus, cremes, adstringentes e diferentes tipos de loções corporais. Sob o nome de metilparabeno, este ingrediente produz uma alteração da secreção de estrogênios, o que gera complicações na gravidez. Além disso, produz um efeito adverso sobre o sistema reprodutivo dos bebês homens.

Produtos com ácido salicílico, ácido glicólico ou alfa-hidroxi-ácidos

Estes ingredientes são muito utilizados em limpadores, umectantes, máscaras e esfoliantes. Encontram-se associados a problemas no crescimento e desenvolvimento do bebê.

Esmalte de unhas e removedor de esmalte

Os esmaltes de unhas e removedores contêm acetona e etanol, componentes que podem ser nocivos para o desenvolvimento do bebê se a mãe estiver exposta com frequência à inalação deles. Portanto, quando estes produtos forem utilizados, deve-se fazer em lugares bem ventilados, e se possível cobrindo a boca e o nariz.

Produtos para clarear a pele

Os produtos para clarear a pele contêm produtos químicos como a hidroquinona ou o glutationa. Estes produtos químicos afetam as enzimas maternas responsáveis por produzir melanina (pigmento que dá cor à pele) e, portanto, bloqueia um processo natural que o bebê precisa para que a sua pele se forme de maneira saudável. Além disso, estes químicos podem causar uma reação alérgica em algumas pessoas, por isso devem ser evitados durante a gravidez ou a amamentação. Portanto, se está grávida ou acredita estar, certifique-se que no momento de comprar ou utilizar algum produto de beleza que não contenha nenhum destes químicos, que ainda que não sejam nocivos para você, são para o seu bebê em desenvolvimento. Cuide dele desde o começo de sua vida.

5 cremes que deve evitar durante a gravidez - Produtos para clarear a pele

A soja, a acetona e o etanol

Os produtos que contenham soja podem causar problemas à pele. Há máscaras cosméticas e faciais que contêm este ingrediente. O seu uso costuma estar relacionado às manchas escuras da pele já que serve para tampar e juntar, mas na gravidez deve se evitar de forma radical porque, além disso, tem efeitos estrogênicos intimamente relacionados com a produção de esteroides e outros hormônios.

Se pretende ler mais artigos parecidos a 5 cremes que deve evitar durante a gravidez, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

1 de 3

Voltar ao topo da página