Doenças no ar

5 doenças transmitidas pelo ar

5 doenças transmitidas pelo ar

Existe um grande número de doenças altamente contagiosas, geralmente, transmitidas pelo ar, através de espirros, tosse e mesmo gotas de suor. Elas costumam ser causadas por bactérias ou vírus, sendo ao mesmo tempo fáceis de contaminar, mas também de prevenir, já que cultivar bons hábitos higiênicos é o suficiente. Entre eles, os principais é lavar bem as mãos e os alimentos. Para saber quais são as 5 doenças transmitidas pelo ar mais frequentes veja as informações reunidas pelo umComo.com.br.

Também lhe pode interessar: 8 doenças transmitidas pela saliva
Passos a seguir:
1

Entre as doenças transmitidas pelo ar e provocadas por bactérias é possível citar primeiramente a tuberculose. Embora muitas pessoas acreditem que não seja mais tão comum, a verdade é que ela leva a óbito milhares de pacientes porque não buscam o tratamento adequado. A tuberculose afeta, principalmente, os pulmões, embora possa atingir outros órgãos e o seu principal sintoma é a tosse, que é seca nos primeiros dias e depois pode evoluir para uma tosse com sangue ou pus.

5 doenças transmitidas pelo ar - Passo 1
2

Outros sintomas são fraqueza, rouquidão, febre baixa, suor, palidez e falta de apetite. O tratamento consiste em antibióticos prescritos unicamente pelo médico, sendo que apenas obtém sucesso quando é feito conforme as indicações médicas. A segunda entre as doenças transmitidas pelo ar é a meningite, também muito grave quando não é tratada, sendo que consiste na inflamação das meninges (membranas) que protegem o cérebro.

3

Embora existam as meningites causadas por vírus e fungos, a transmitida por bactérias é a mais comum, sendo os principais sintomas pescoço rígido, dor de cabeça, febre alta, náusea, vômito, sonolência, sensibilidade à luz, falta de apetite, convulsões, confusão mental e manchas vermelhas na pele. O tratamento consiste em antibióticos, sendo que como nas demais doenças é preciso que o paciente fique em repouso, beba muita água e ingira alimentos leves.

4

A terceira doença listada é a pneumonia, que além de ser transmitida pelo ar, pode surgir em decorrência de complicações de outras doenças, como gripes. No entanto, a sua transmissão pelo ar é menos comum. Também afeta os pulmões e a sua causa pode ser não só por bactérias, como também por fungos, vírus ou química. Os sintomas são semelhantes às demais doenças, como febre alta, tosse, confusão metal e fraqueza, além de dor no tórax, alterações da pressão arterial, secreção de pus esverdeado ou amarelado e toxemia.

5

Mais uma vez são os antibióticos que fazem parte do tratamento, sendo que é preciso ainda descansar e alimentar-se bem para evitar complicações. Para se prevenir, além de bons hábitos de higiene é importante agasalhar-se bem nos dias frios. Já quanto às doenças transmitidas pelo ar por meio de vírus é possível eleger como a quarta enfermidade a poliomielite, também chamada de paralisia infantil. Embora seja regra as crianças serem vacinadas, o que promoveu a sua erradicação no Brasil, a doença pode ser encontrada em outros países.

5 doenças transmitidas pelo ar - Passo 5
6

Ela consiste na inflamação do sistema nervoso que pode levar à paralisia parcial ou total nos casos mais graves. Nem sempre a doença causa sintomas, que podem ser os mesmos presentes nas demais doenças com acréscimo de dor nas costas e na garganta, além de fraqueza muscular e mesmo meningite. Não tem cura e os sintomas são apenas amenizados no tratamento.

7

Outra doença viral é o sarampo, a quinta da lista, que graças às campanhas de vacinação teve o seu número de transmissões muito reduzido. Porém, ela é bastante contagiosa e entre os seus sintomas estão tosse, febre e as manchas pequenas avermelhadas que podem aparecer em todo o corpo. O tratamento consiste apenas em amenizar os sintomas, pois não tem cura e seu público alvo são crianças, porém, quando adultos e adolescentes são infectados o quadro tende a ser mais grave.

8

A quinta doença da lista é a caxumba, transmitida por vírus, que consiste na inflamação das glândulas salivares, sendo possível se prevenir com vacina, por isso, hoje em dia não é mais tão comum. Porém, propaga-se facilmente e caracteriza-se pelo inchaço na região lateral do pescoço, sendo que os sintomas podem chegar aos testículos e ovários, causando a esterilidade. Por isso é importante evitar a sua evolução, com tratamento que ameniza os sintomas.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a 5 doenças transmitidas pelo ar, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Wellington
Obrigado muito útil este artigo
Editor umComo.com.br
Oi Wellington! Que bom que você gostou das dicas. Continue seguindo o umCOMO :)
Gustavo
obrigado esse site mim ajudou muito
Editor umComo.com.br
Oi Gustavo! Que bom que as dicas foram úteis! Continue nos acompanhando :)
A sua avaliação:
julia
eu escrevo isso no meu livro pro trabalho
1 de 3
5 doenças transmitidas pelo ar