Partilhar

6 Benefícios da beterraba para a saúde

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 9 novembro 2017
6 Benefícios da beterraba para a saúde

A beterraba é um vegetal de cor vermelha conhecido pelas suas propriedades nutricionais e medicinais, sendo por isso indicado para prevenir e como complemento ao tratamento de determinadas doenças. Este vegetal pode ser consumido cru ou em sopas, saladas ou sucos. O suco de beterraba é especialmente benéfico em casos de anemia, devido ao alto teor de ferro que o vegetal contém. Continue lendo este artigo de umComo e descubra os 6 benefícios da beterraba para a saúde.

Também lhe pode interessar: Benefícios da Pipoca para a saúde

6 Benefícios da beterraba para a saúde: anemia

A beterraba é uma ótima fonte de ferro e, por isso é especialmente benéfica para tratar a anemia. A anemia caracteriza-se pela diminuição da hemoglobina e, a beterraba ajuda assim a aumentar os valores de hemoglobina no sangue. Um excelente remédio caseiro que ajudará a prevenir e tratar a anemia é o suco de beterraba com laranja, pois a laranja ajudará o organismo a absorver o ferro da beterraba. Para fazer este suco, corte uma beterraba pequena em pedaços e coloque no liquidificador. Faça um suco com 3 laranjas e adicione ao liquidificador e bata tudo. Pode beber este suco diariamente. É importante lembrar que este suco não deve substituir o tratamento indicado pelo seu médico, mas sim servir como complemento.

6 Benefícios da beterraba para a saúde - 6 Benefícios da beterraba para a saúde: anemia
Imagem: breakingmuscle.com

6 Benefícios da beterraba para a saúde: prisão de ventre

Por ser um vegetal rico em fibra, a beterraba ajuda a melhorar a digestão, auxilia no amolecimento das vezes, melhorando a evacuação e prevenindo assim a prisão de ventre. Por isso, para prevenir ou tratar de problemas de prisão de ventre, uma ótima solução é beber suco de beterraba. A beterraba contém pectina e a pectina é nem mais nem menos que um laxante.

As fibras solúveis presentes na beterraba ajudam ainda a reduzir a absorção de glicose e a manter os níveis de colesterol.

6 Benefícios da beterraba para a saúde: pressão arterial

A beterraba contém uma grande quantidade de nitratos, substância que contribui para um bom fluxo sanguíneo, além de auxiliar na produção de óxido nítrico no sangue, o que causa uma dilatação dos vasos sanguíneos fazendo com que os níveis de pressão arterial diminuam.

6 Benefícios da beterraba para a saúde: emagrecer

Apesar de ser um vegetal doce, a beterraba é pouco calórica o que faz dela uma ótima escolha para perder peso. Para ter uma ideia, 100 gramas de beterraba contêm apenas cerca de 43 calorias. Beber suco de beterraba ajuda a aumentar a sua energia e resistência, o que por sua vez lhe permite fazer treinos mais intensos e, por conseguinte ajuda a queimar mais calorias em cada treino.

6 Benefícios da beterraba para a saúde - 6 Benefícios da beterraba para a saúde: emagrecer

6 Benefícios da beterraba para a saúde: pele

Este tubérculo é ainda rico em vitaminas do complexo B e vitamina C, que por sua vez são importantes para melhorar o sistema imunológico e para prevenir o envelhecimento, dadas as suas propriedades antioxidantes. A cor vermelha da beterraba deve-se às betacianinas, pigmento este que em conjunto com outros antioxidantes ajuda a melhorar a imunidade e a melhorar a circulação, protegendo assim também o coração.

6 Benefícios da beterraba para a saúde: cabelo

A beterraba também é uma ótima forma natural de hidratar os seus cabelos. O vegetal ajuda a retardar o envelhecimento dos fios, para além de acelerar o crescimento dos mesmos de forma saudável e reduzir a queda de cabelo. Para conseguir um cabelo hidratado e brilhante com a beterraba, prepare uma máscara capilar batendo no liquidificador uma beterraba, uma cenoura, meio copo de água e duas colheres de sopa de mel. Adicione a esta mistura um pouco da sua máscara capilar hidratante, cerca de 1 colher de sopa e bata tudo. Aplique a máscara no cabelo e deixe atuar por cerca de 20 minutos.

Dica: Acesse também esse artigo para saber como cozinhar beterraba de 6 formas práticas!

Se pretende ler mais artigos parecidos a 6 Benefícios da beterraba para a saúde, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre 6 Benefícios da beterraba para a saúde

1 comentário
Ant. Carl. Gaspar
Veja os benefícios da sua beterraba.

6 Benefícios da beterraba para a saúde
Imagem: breakingmuscle.com
1 de 3
6 Benefícios da beterraba para a saúde

Voltar ao topo da página