6 técnicas para aliviar cólica menstrual

6 técnicas para aliviar cólica menstrual

Sortudas são aquelas mulheres que nunca sofreram com uma cólica menstrual. Todo dia uma mulher estará lamentando o desconforto mensal conhecido como cólica menstrual, ou dismenorreia. Os sintomas podem variar em cada mulher, assim como a intensidade da dor. Existem os casos leves, com dores suportáveis e outros em que a dor é tamanha que provoca enxaquecas, vômito, diarreia e impede a mulher de realizar suas atividades do dia-a-dia. Quando a cólica chega, junto vem o desespero: o que fazer para acabar com esse tormento? Casos de dor intensa podem ser sinal de endometriose e outras doenças e às vezes só um medicamento pode ajudar, ainda assim, sempre vale tentar algumas dessas 6 técnicas para aliviar cólica menstrual.

Cólica menstrual: tratamento natural

Aos primeiros sinais de dor, você já sabe o que está por vir. Apesar do incômodo e da sensação de cansaço que é um sintoma para muitas mulheres, o exercício físico é um excelente aliado no combate contra a cólica menstrual. Atividades físicas moderadas ajudam a liberar endorfina, o hormônio do prazer que alivia a dor e relaxa.

Não é preciso correr uma maratona para alcançar tais resultados. Meia hora de caminhada, yoga, pilates ou a atividade que você está acostumada já podem fazer toda a diferença.

Escalda-pés caseiro

Se a sua dor era tão intensa que você preferiu ficar em casa, você deve pensar em práticas que ativem a circulação sanguínea. A técnica mais conhecida é a famosa bolsa de água quente sobre o ventre, que alivia a dor e estimula circulação na região. Na falta de uma bolsa, um banho quente também funciona e até um escalda-pés.

Chás para aliviar cólica menstrual

Chás e infusões são técnicas para aliviar cólica menstrual que tem variadas opções quanto aos tipos de ervas. Para amenizar as cólicas, os chás mais indicados são:

  • Infusão de canela: tem efeito relaxante e propriedades anti-inflamatórias que amenizam a dor;
  • Infusão de camomila: atua como relaxante muscular na inflamação dos ovários;
  • Infusão de prímula: ajuda no relaxamento do útero.

Alimentos que ajudam aliviar a cólica menstrual

Alimentação adequada é solução para muita coisa nessa vida e no caso das cólicas menstruais não é diferente. Existem alimentos que ajudam aliviar a cólica menstrual e outros que é melhor que sejam evitados para não piorar a dor. Você pode apostar nos seguintes alimentos:

  • Ricos ácidos graxos: salmão, atum, linhaça, chia, azeite de oliva, abacate, nozes e castanhas;
  • Laticínios: leite, queijo e derivados e brócolis;
  • Alimentos ricos em vitamina D: arroz integral, ovos e peixes;
  • Frutas e hortaliças: todas, mas em especial aquelas que têm vitamina B1, como pepino e laranja.

Massagens para amenizar cólica menstrual

As massagens também funcionam para aliviar cólica menstrual. Experimente massagear a região dos ovários e da lombra. Na dúvida, faça movimentos circulares e suaves. Se você tiver óleos essenciais ou de massagem, use-os. Óleos essenciais de sálvia, alecrim e ciprestes são os mais recomendados para massagens para esse tipo de dor.

Dica: Acesse também esse artigo e descubra como parar a cólica imediatamente!

Essências para diminuir cólica menstrual

Uma das técnicas para aliviar cólica menstrual que não é tão conhecida é a inalação de essências de plantas e flores. Elas ajudam a aliviar a tensão muscular e como consequência relaxam. Lavanda, bálsamo, manjerona, menta e alecrim são algumas sugestões de essências que funcionam para esses casos. Se você não tem óleos essenciais mas tem velas que contém essências, também pode usá-las.

Sugestão: Cólica fora do período menstrual pode ser gravidez?

Truques para o combo: cólica menstrual + dor nas pernas

Não bastasse a dor terrível na região dos ovários, muitas mulheres ainda ganham de brinde dor nas pernas e nas costas. Todas as técnicas citadas anteriormente também valem para ajudar com o problema da dor nas pernas. Mas alguns ajustes podem aliviar mais ainda:

  • Opte por exercícios físicos que não sejam muito pesados para as pernas e alongue-se;
  • O escalda-pés caseiro pode ser feito deitada na cama, basta prepará-lo em um balde e fazer deitada com as pernas dobradas dentro dele. Aproveite a técnica do calor e se cubra, se o dia não estiver muito quente;
  • Na hora de deitar, escolha a posição que se sentir mais confortável. Se for de barriga para cima, coloque uma almofada embaixo das pernas e deixe elas um pouco para o alto.

Veja também: Tudo o que você precisa saber sobre o Livia para aliviar cólicas menstruais

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a 6 técnicas para aliviar cólica menstrual, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.