Partilhar

7 coisas curiosas que acontecem enquanto dormimos

Por Sara Viega. Atualizado: 8 setembro 2017

O sono é algo mágico e intrigante, ainda mais se pensamos que um terço de nossa vida passamos inconscientes. O que acontece durante tantas horas? O que faz nosso corpo quando não está sob o controle da razão?

Neste artigo do umComo.com.br vamos descobrir 7 coisas curiosas que acontecem enquanto dormimos. Deixe-se surpreender!

Também lhe pode interessar: Por que falamos enquanto dormimos?

Sacudimo-nos sem querer

Certamente mais de uma vez acordou com um brusco movimento feito por você mesmo, seja dando um chute no ar, por um espasmo ou tentando dar um salto deitado na cama. Isto, que se chamam impulsos hipnóticos ou espasmos musculares, é algo completamente normal e ocorre, no mínimo, com 70% das pessoas.

Muitos destes movimentos relacionam-se com sonhos em que caímos no vazio mas, sabe por que acontece? Estudos recentes assinalam que os impulsos hipnóticos seriam uma impressão de nosso passado que ainda não se apagou, um mecanismo que os humanos desenvolveram quando dormiam nas árvores, com o objetivo de acordar no meio da noite para se reposicionar sobre os ramos e não cair.

7 coisas curiosas que acontecem enquanto dormimos - Sacudimo-nos sem querer

Sabe o que é bruxismo?

Pouca gente se dá conta do que faz até que alguém que dorme junto lhe diga, e não, não estou falando de roncar.

O bruxismo é o ranger de dentes enquanto dorme, uma condição que afeta muitas pessoas que pela manhã se perguntam intrigadas por que lhes dói a mandíbula. Ainda que não se saiba muito bem por que sucede, sabemos qual é o seu detonante, pois ranger os dentes enquanto se está dormindo associa-se com o estresse e a ansiedade, ainda que a alimentação, a postura como se dorme ou um mau alinhamento dental também possa influenciar.

Esta condição deve ser tratada, geralmente com férulas ou protetores bucais, já que, de forma incontrolada pode provocar danos nos dentes, dores mandibulares e nos ouvidos, ou inclusive transtornos do sono e insônia.

7 coisas curiosas que acontecem enquanto dormimos - Sabe o que é bruxismo?

Ficar imóvel

Um dos medos mais angustiantes e mais comuns é o de acordar e ser consciente de tudo o que rodeia você, mas não poder mover nenhum músculo, ficar paralisado sem poder nem pestanejar, o que talvez não sabe é que todas as noites se está nesse estado, algo também conhecido como sonho lúcido.

Imagine se nosso corpo realizasse todas as ações que faz nos sonhos? Além de que não descansaria, isto poria em grave perigo físico de colidir, bater ou cair, por causa disto, nosso organismo desenvolveu um mecanismo que bloqueia os músculos enquanto estamos dormindo.

No entanto, às vezes produzem-se falhas, tem gente que quando acorda é incapaz de poder se mover, assim podem passar segundos ou minutos, até que seu corpo se dê conta de que está realmente acordado e manda a ordem de relaxar os músculos.

7 coisas curiosas que acontecem enquanto dormimos - Ficar imóvel

Não cala nem embaixo do edredom

Levanta, prepara o café, começa a comer as torradas e seu parceiro pergunta do que você falava ontem à noite. Você, obviamente, não entende a pergunta, se estava dormindo!

Conhecemos por sonilóquio o fato de falar durante a noite; tem gente que canta, que tem longos monólogos, pequenas frases ou construções sem sentido. Seja o que for, quando acorda não se lembra de nada e tem que lidar com as perguntas estupefatas de quem dorme a seu lado.

7 coisas curiosas que acontecem enquanto dormimos - Não cala nem embaixo do edredom

Quente, quente

É amplamente conhecido que os homens costumam amanhecer com ereções, ainda que pouca gente saiba por que sucede, o que não é tão conhecido é que as mulheres também podem se excitar durante a noite, até o ponto de chegar a ter orgasmos enquanto sonham. Isto, de fato, é algo bastante comum, que se prolonga durante toda a vida, mas lamentavelmente a maioria das vezes não lembram ao acordar.

A explicação de tanta atividade noturna temos que procurar nos hormônios que nosso cérebro manda segregar quando dormimos e que se manifestam em impulsos genitais.

7 coisas curiosas que acontecem enquanto dormimos - Quente, quente

Crescemos!

Sem dúvida alguma esta é uma das coisas mais curiosas que ocorrem enquanto se dorme, já que durante a noite crescemos em estatura. Obviamente pela manhã voltamos a recuperar nosso tamanho original, má notícia para os que anseiam por uns centímetros a mais.

A razão é que durante a noite a coluna vertebral se hidrata, fazendo com que o espaço entre as vértebras se torne maior, esticando nosso corpo e o deixando um pouco mais longo até que, pela manhã, os discos se contraem e perdem o que tínhamos ganho.

7 coisas curiosas que acontecem enquanto dormimos - Crescemos!

Também emagrecemos

Sabia que enquanto se dorme gasta energia? Levando em conta que não se ingere nada, o resultado total ao final da noite é que se emagrece.

E o que gastamos não é pouco, se olhamos as porcentagens de gasto energético se surpreenderá, pois enquanto gastamos um 10% digerindo os alimentos e um 30% em atividade física, o que investimos em respirar, pensar e dormir chega até 70%!

Tendo isto em conta poderíamos cunhar uma nova frase e dizer que quem cedo madruga amanhece mais magro.

Se pretende ler mais artigos parecidos a 7 coisas curiosas que acontecem enquanto dormimos, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário sobre 7 coisas curiosas que acontecem enquanto dormimos

1 de 7

Voltar ao topo da página