7 tipos de mamilos que existem

7 tipos de mamilos que existem

Os seios das mulheres se podem classificar em vários tipos consoante o número, o formato do bico e da aréola. Para a saúde da mulher pouco importa se o seio é comprido, inchado, invertido, supranumerário, plano ou normal. Mas na hora que a mulher engravida o tipo de mamilo deixa de ser apenas uma questão estética. É importante que conheça o formato do seu mamilo para saber que cuidados deve ter na hora de amamentar. Em umComo mostramos-lhe 7 tipos de mamilos que existem e alguns cuidados que deve ter quando alimenta o seu bebê.

Tipos de mamilos

  1. Mamilos Protuberantes ou Compridos: Este mamilo tem o bico apontando para fora e ele fica saído da pele. Pessoas com este tipo de mamilo têm de ter atenção pois eles ficam duros mais facilmente, reagindo a estímulos, como por exemplo a temperaturas baixas.
  2. Mamilos Planos: Neste tipo de mamilos a parte circular à volta do mamilo, conhecida por aréola, está no mesmo nível do bico. O mamilo representa nestes casos uma superfície plana.
  3. Mamilos Inchados: Este mamilo é conhecido por este nome devido a aréola e o bico do seio estarem mais salientes e saídos para fora. Eles parecem mais cheios e inchados, sobressaindo em relação ao resto da pele.
  4. Mamilos Invertidos: Estes seios têm um dos formatos mais irregulares e raros, estando o mamilo invertido para dentro do seio. Os mamilos invertidos podem resultar de malformação congênita, mas em alguns casos eles podem ser corrigidos e colocados para fora. Nestes casos, os mamilos podem interferir no processo de amamentação.
  5. Mamilos Invertidos apenas num lado: Neste caso tal como o nome indica, apenas um dos mamilos é retraído. O outro poderá ter uma das outras aparências que já vimos.
  6. Mamilos Supranumerários: Tal como o mamilo invertido, os mamilos supranumerários são pouco comuns. Eles se caracterizam pela presença de um terceiro mamilo, normalmente localizado debaixo de um dos outros. Este tipo de mamilos pode aparecer tanto em homens como em mulheres.
  7. Mamilos Normais: Como o nome indica, este é o tipo de mamilos mais comum. Mais de 90 por cento das mulheres têm um mamilo normal. Eles são dois e não são nem muito saídos, nem lisos, nem invertidos para dentro.

Existem algumas características que podem ser comuns a qualquer um destes tipos de mamilos. São elas a presença de glândulas ou pelos. As glândulas de Montgomery estão localizadas na aréola e protegem os mamilos da mulher, através da produção de secreções. Estas pequenas bolinhas existem em todas os mamilos femininos, mas elas são mais evidentes em alguns casos. Os pelos podem estar também presentes em todos os mamilos, dependendo da produção hormonal de cada mulher. Os pelos não são um risco para a mulher e eles podem ser eliminados. Pode fazer tratamentos ginecológicos ou simplesmente depilar eles, mas atenção para não machucar.

Influência do mamilo na amamentação

Quando fica grávida é importante que conheça o tipo do seu mamilo para se poder preparar para receber o bebê. As mulheres com mamilos normais e inchados não vão ter dificuldade em alimentar o seu filhote. Para mulheres com mamilos planos também não será muito difícil. Em alguns casos basta o bebê fazer um pouco mais de força na sucção e o problema ficará resolvido. Se precisar, a mulher pode colocar um pouco de gelo antes de amamentar ou pinçar a zona da aréola, com a ajuda dos dedos.

O mesmo não acontece com outros tipos de mamilos, que trazem dificuldades na hora de amamentar. Nas mulheres que têm mamilos compridos o bebê terá a tendência de apenas agarrar no bico, não chegando à aréola. Nestes casos, além das fissuras que podem aparecer, a mulher pode sentir dor nos seios. Mude de posição até descobrir a mais confortável para o bebê conseguir abocanhar parte da aréola.

No caso do mamilo invertido, ele é um dos mais raros e são os que mais complicam na hora de amamentar. Você vai precisar ter vários cuidados e usar técnicas para conseguir corrigir a inversão de modo a poder alimentar o bebê. Aprenda com umComo como amamentar com mamilos invertidos.

Acessórios úteis para amamentar

Para mamilos que apresentam dificuldades na hora de amamentar, como é o caso dos planos e dos invertidos, existem alguns acessórios capazes de ajudar. Estes acessórios para além de ajudarem a mulher a alimentar o filhote, podem ser usados para trabalhar a correção do formato do mamilo.

Conchas: Este acessório é feito de um plástico de estrutura rija e tem um formato arredondado. Uma das conchas é colocada junto ao seio e o mamilo é encaixado no furo dela. A outra se fixa sobre a primeira. Esta segunda concha serve para coletar o leite que sai em excesso e tem furos para ventilar. Elas podem ser usadas sem ser para amamentar, ajudando a corrigir mamilos invertidos ou planos. Você pode ferver as conchas e reutilizá-las.

Corretor de mamilo: Este acessório pode ser usado até duas horas e deve ser colocado debaixo do sutiã. O corretor de mamilo suga o bico do mamilo, forçando-o a corrigir a sua forma. É mais uma vez um acessório ideal para os tipos de mamilos mais irregulares.

Bicos de silicone: Como vimos, em alguns casos os seios ficam com rachaduras e podem doer. Os bicos de silicone podem ser usados para amamentar nestas situações, mas só em último caso. É importante que o bebê não se habitue a este acessório, podendo posteriormente recusar os bicos da mãe.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a 7 tipos de mamilos que existem, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.