Partilhar

8 alimentos que não deve comer antes de dormir

Por Sara Viega. Atualizado: 12 novembro 2019

Os jantares leves são a melhor opção para cuidar da alimentação, evitar ganhar peso de forma rápida e conseguir desfrutar de um descanso melhor. Mas você sabe quais alimentos deveríamos evitar antes de ir para a cama? É importante identificá-los para, por um lado, manter a linha e não ganhar peso e, por outro, para não interferir na qualidade do sono, pois existem certos ingredientes que podem tornar as digestões mais pesadas e dificultar o nosso descanso diário. Continue lendo este artigo de umComo e anote os 8 alimentos que não deve comer antes de dormir.

Também lhe pode interessar: Alimentos com cafeína
Passos a seguir:
1

Carne vermelha

Comer carne vermelha de vez em quando é aconselhável devido às grandes quantidades de proteínas e de ferro que traz ao nosso organismo, mas convém evitar comer à noite antes de dormir. O motivo? É muito pesada e complicada de digerir, por isso todo o sistema digestivo terá que se encarregar de processá-la e a grande sensação de barriga cheia complicará o sono e o descanso. O melhor é deixar esse apetitoso filé ou churrasco para a hora do almoço.

8 alimentos que não deve comer antes de dormir - Passo 1
2

Massa

Se não quiser ganhar alguns quilinhos, a massa é um dos alimentos que mais deve evitar antes de dormir. Pense que um prato de macarrão ou espaguete significa uma grande quantidade de carboidratos, que não queimará de noite, tornando-se gordura por não realizar nenhum tipo de atividade física. Para aproveitar ao máximo a energia que este alimento proporciona, siga os conselhos que damos a você no artigo Qual é a melhor hora para comer carboidratos.

3

Pizza

Dez ou quinze minutos no forno são suficientes para ter uma deliciosa e saborosa pizza pronta sobre a mesa. E apesar de ser um dos jantares rápidos mais populares, devemos saber que não convém comer pizza antes de ir para a cama. Trata-se de uma comida muito gordurosa e pouco leve que o nosso sistema digestivo terá muita dificuldade para processar, mas além disso contém ingredientes com elevados níveis de acidez, como o tomate, que aumentam as chances de ter problemas de queimação estomacal nas horas seguintes.

4

Alface

Ainda que possa nos surpreender, a alface, apesar de ser um alimento saudável e repleto de nutrientes, não é uma boa opção para consumir à noite. Contém altas quantidades de fibra insolúvel que requerem um processo de digestão bastante longo e podem fermentar no estômago. E não é só isso, também aumenta o risco de ter gases intestinais, inchaço e arrotos.

5

Snacks e batatas fritas

Tanto os snacks como as batatas fritas são muito ricos em calorias, por isso um consumo habitual não é adequado na dieta, nem de dia, nem de noite. Não obstante, se dissermos que ainda por cima contêm uma elevada concentração de glutamato monossódico, estes alimentos se transformam em uma bomba atômica antes de dormir, pois esta substância provoca transtornos do sono e não favorece o descanso.

6

Cereais com leite

Muitos acham que uma tigela de cereais com leite é um jantar leve e ideal para ingerir à noite logo antes de deitar. Nada mais longe da realidade: é uma preparação com muitos açúcares e carboidratos que quando relaxamos e não nos mexemos, se transformam em gordura rapidamente. Além disso, o leite, por conter lactose, pode causar problemas digestivos que dificultam o sono. Caso seja intolerante à lactose, é importante que compre leite sem lactose ou o substitua por outros leites de origem vegetal que são muito saudáveis.

7

Chocolate

Comer um pequeno quadradinho de chocolate não tem que ser contraproducente, o problema está em que este doce é tão viciante, que dificilmente podemos parar de comer. Além das calorias a mais, que serão traduzidas em um maior armazenamento de gordura, o chocolate preto contém cafeína e substâncias estimulantes que não permitirão relaxar facilmente e desfrutar de um descanso agradável durante a noite.

8

Alimentos ou comidas picantes

Finalizamos a lista de alimentos que não deve comer antes de ir dormir com aqueles ingredientes ou molhos picantes. Quando consumimos este tipo de alimentos, a nossa temperatura corporal aumenta consideravelmente e isso faz com que a qualidade do sono seja prejudicada. Além disso, a sua composição não é muito boa para o sistema digestivo e pode causar o aparecimento de azia, queimação ou refluxo. Tendo tudo isso em consideração, é melhor evitar comidas picantes durante as horas anteriores ao sono.

Se pretende ler mais artigos parecidos a 8 alimentos que não deve comer antes de dormir, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre 8 alimentos que não deve comer antes de dormir

1 de 9

Voltar ao topo da página