Partilhar

8 Benefícios do abacate para a saúde

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 16 janeiro 2017
8 Benefícios do abacate para a saúde
Imagem: medicalnewstoday.com

O abacate é uma fruta bastante apreciada na preparação de vitaminas e também em saladas e acompanhamentos. Mas além disso, o abacate conta com imensos benefícios para a nossa saúde, sendo rico em vitaminas e sais minerais que podem ajudar a tratar e prevenir determinadas doenças. É verdade que esta fruta é bastante calórica, pelo que não será a ideal para dietas de emagrecimento, mas se consumido de forma moderada poderá beneficiar-se igualmente das suas propriedades. Continue lendo este artigo de umComo e saiba quais os 8 benefícios do abacate para a saúde.

Também lhe pode interessar: 8 benefícios do pequi para a saúde

8 Benefícios do abacate para a saúde: colesterol

A verdade é que muitas pessoas torcem o nariz ao abacate por ser uma fruta bastante calórica (cada 100 gramas de abacate contém cerca de 175 calorias). Mas a verdade é que o abacate é rico em fibras, vitaminas e gorduras boas que podem beneficiar a sua saúde. Esta fruta contém gordura monoinsaturada e este tipo de gordura não faz mal à saúde, muito pelo contrário, ajuda a prevenir e tratar doenças cardiovasculares. Por isso, se consumido de forma correta, o abacate pode ajudar a controlar os níveis de colesterol, diminuindo o colesterol ruim ou LDL.

8 Benefícios do abacate para a saúde: emagrecer

Esta fruta é rica em fibras que ajudam o processo de digestão, melhoram o trânsito intestinal e dão sensação de saciedade, pelo que você acaba por comer menos quantidade do que o normal. No entanto, este benefício acaba por ser um pouco contraditório, uma vez que o abacate tem um alto teor calórico. Por isso, se estiver fazendo uma dieta de emagrecimento, o melhor seria consumir uma porção moderada da fruta ao café da manhã e reduzir o consumo de outras frutas calóricas. Outra alternativa seria consumir o abacate antes de praticar uma atividade física, pois ele fornece-lhe uma boa quantidade de energia, deixando-o predisposto para fazer a atividade.

8 Benefícios do abacate para a saúde: visão

O abacate é rico em um carotenoide, a luteína. E este componente ajuda a proteger os olhos da degeneração macular e do aparecimento de cataratas.

8 Benefícios do abacate para a saúde - 8 Benefícios do abacate para a saúde: visão
Imagem: perguntesaude.com

8 Benefícios do abacate para a saúde: cérebro

Para o cérebro o abacate também se mostra benéfico devido ao seu conteúdo em ômega 3, magnésio e folato. O ômega 3 é uma substância que ajuda a melhorar a capacidade de memória, além de facilitar a circulação de sangue no cérebro. Já o magnésio e o folato ajudam a nutrir os nervos do cérebro e a protegê-lo contra derrames.

8 Benefícios do abacate para a saúde: coração

Devido à sua grande quantidade de ácido fólico e vitaminas, o abacate também é benéfico para o coração. Além disso, as gorduras monoinsaturadas e a glutationa também são grandes aliadas para o seu coração melhorando as suas funções.

8 Benefícios do abacate para a saúde: saúde bucal

O abacate tem ainda o poder de deixar os seus dentes mais saudáveis e brilhantes, pois a fruta possui compostos que ajudam a destruir as células orais cancerígenas, cuidando assim do seu sorriso.

8 Benefícios do abacate para a saúde - 8 Benefícios do abacate para a saúde: saúde bucal
Imagem: theepochtimes.com

8 Benefícios do abacate para a saúde: antioxidante

Sendo uma excelente fonte de glutationa, um antioxidante, o abacate é uma ótima fruta na prevenção do envelhecimento e câncer. Para além disso, esta substância ajuda na redução do cortisol no organismo, o hormônio responsável pelo estresse.

8 Benefícios do abacate para a saúde: vitamina E

A fruta é também uma grande fonte de vitamina E e, quando consumimos esta vitamina de forma frequente estamos a contribuir para ajudar o nosso corpo a proteger de doenças. Além disso, a vitamina E ajuda a revitalizar a pele, tornando-a mais flexível e macia.

Se pretende ler mais artigos parecidos a 8 Benefícios do abacate para a saúde, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre 8 Benefícios do abacate para a saúde

1 comentário
José Carlos
Gostei das informações contidas nesta página e principalmente as que estão relacionadas à saúde alimentar.
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi José, que bom saber! Muito obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando :)

8 Benefícios do abacate para a saúde
Imagem: medicalnewstoday.com
Imagem: perguntesaude.com
Imagem: theepochtimes.com
1 de 3
8 Benefícios do abacate para a saúde

Voltar ao topo da página