8 doenças causadas por vírus e bactérias

8 doenças causadas por vírus e bactérias

Existe um grande número de doenças bacterianas e virais, sendo que todas elas se tratam de infecções que geralmente são fáceis de transmitir. Algumas delas também são muito comuns e outras bastante perigosas. Há também aquelas que podem ser transmitidas tanto por bactérias quanto por vírus, as quais podem apresentar sintomas e tratamentos diferenciados. Para saber quais são as 8 doenças causadas por vírus e bactérias, veja as informações que o umComo.com.br reuniu sobre o assunto.

Passos a seguir:
1

As gripes e resfriados são muito comuns e, por isso, estão no topo da lista das 8 doenças causadas por vírus e bactérias. São diferentes vírus os microrganismos responsáveis por elas, sendo que os sintomas são bem conhecidos e entre eles estão: dor de cabeça, febre, cansaço, espirro e tosse, obstrução nasal e coriza. A transmissão é fácil, uma vez que se dá por meio das vias respiratórias. Resfriados se curam sozinhos, mas é preciso descanso. Caso contrário, é importante buscar um médico.

2

A segunda da lista das doenças causada por vírus é a febre amarela, sendo de responsabilidade do agente do gênero Flavivírus, da família Flaviviridae. A doença é transmitida pelo Aedes aegypti e entre os sintomas mais comuns, além de febre, é possível citar vômito e lesões no fígado. Em áreas onde a doença é comum é importante que as pessoas se vacinem, mesmo quem for só a passeio. Não tem tratamento, mas em poucas semanas pode haver cura se os sintomas forem controlados.

3

A terceira doença viral é a dengue, mais uma transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, sendo que nesse caso o agente é um arbovírus. Já os sintomas são febre alta, dor nos olhos e em todo o corpo, falta de fome, fraqueza e, alguns casos, erupções parecidas com as do sarampo. Também não possui tratamento, apenas para os sintomas, sendo que é preciso repousar e beber muita água.

4

A raiva também é causada por um vírus, do gênero lyssavirus, sendo que a transmissão ocorre por meio da mordida de um animal contaminado. Por isso, é importante vacinar os animais domésticos, inclusive, os cães. Mesmo assim, ao ser mordido a recomendação é lavar muito bem o local com sabão e água, depois, passar um desinfetante. Se há suspeita de que o animal tem raiva, se ele estiver babando excessivamente, por exemplo, é preciso ir com urgência a um hospital para tomar a vacina antirrábica.

5

Quanto às doenças provocadas por bactérias, na quinta da lista está a tuberculose, ainda muito comum, manifestada pelo bacilo de Koch, responsável por atacar os pulmões. É preciso tratamento médico, que consiste em antibióticos. Existe a vacina BCG para prevenir novos casos. Entre os sintomas dessa doença destacam-se febre, fadiga e principalmente tosse crônica com catarro e/ou sangue.

6

A sexta doença da lista é a meningite, que pode ser causada tanto por bactéria quanto por vírus, sendo que a primeira é considerada mais perigosa e é acarretada pelo meningococo. Caracteriza-se pela inflamação das meninges (membranas que revestem o cérebro) e entre os seus sintomas estão rigidez dos músculos da nuca, além de náuseas, vômitos e febre alta. É preciso buscar um médico o quanto antes, além de tomar antibióticos. Pode ser fatal e é transmitida por tosse, espirro e saliva.

7

As doenças sexualmente transmissíveis também são causadas por bactérias e vírus, sendo altamente perigosas. É o caso da gonorreia, provocada pela bactéria gonococo, sendo que os seus sintomas são ardência e corrimentos pela uretra. O tratamento é urgente e com antibióticos.

8

Da mesma forma acontece com a oitava doença da lista, a sífilis, de responsabilidade da bactéria treponema pallidum. O principal sintoma são as feridas de bordas endurecidas, que não doem e podem até desaparecer mesmo o paciente ainda estando infectado.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a 8 doenças causadas por vírus e bactérias, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.