
Existem muitas doenças que podem ser transmitidas pelo ar, já que os microrganismos depositados na saliva do doente podem contaminar os outros, por meio do espirro, tosse e mesmo pelo beijo. Conforme a doença, utensílios, como talheres e copos, e abraços podem carregar o agente patológico. Para saber mais sobre o assunto veja quais são as 8 doenças transmitidas pela saliva com as informações que o umComo.com.br reuniu sobre o assunto.
A mononucleose é a primeira entre as doenças transmitidas pela saliva, sendo que possui popularmente um nome bastante sugestivo, a doença do beijo ou febre do beijo ou ainda febre glandular. O seu agente patológico é o vírus Epstein-Barr, sendo que nem sempre quem a contrai mostra sinais do problema, inclusive, os idosos. Porém quando se manifestam são cansaço, dor de garganta, febre, dor no pescoço e até erupções cutâneas e glândulas inchadas ou alterações no baço e no fígado.

Em dias ou poucas semanas o paciente melhora, desde que se mantenha em repouso e ingerindo muita água. É possível tomar analgésicos e antitérmicos para amenizar os sintomas. Essa doença é mais comum em adolescentes, sendo transmitida ainda pelo ato sexual e por objetos com sangue. A segunda entre as doenças transmitidas pela saliva é a herpes simples, herpes labial ou oral, causada pelo vírus HSV, sendo o seu principal sintoma as feridas, que se assemelham a aftas, no canto da boca.
Mesmo depois dos sintomas passarem o problema pode voltar de modo periódico. Porém, é possível controlar os sintomas, inclusive, ao buscar tratamento médico, que ajuda a cicatrizar as feridas e a evitar novas ocorrências. As crises podem durar até 15 dias e o sexo e mesmo abraços são formas de contaminação. A terceira doença da lista é a Hepatite A, também chamada de hepatite infecciosa, tendo como agente responsável o vírus VHA, que infeciona o fígado. É altamente contagiosa e mais comum na infância e pré-adolescência. Além da saliva, se propagada por meio da água e de alimentos contaminados.
Com tratamento adequado é possível melhorar dentro de poucas semanas. Também exige repouso e hidratação. Além de febre e cansaço, outros sintomas são náusea, vômito, falta de apetite e dores no abdômen e nos músculos e até mesmo urina escura. Outra doença grave, que é transmitida pela saliva é a meningite, sendo essa a quarta da lista. Ela é transmitida principalmente por meio da tosse e de espirros e ocorre quando as membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal se inflamam como consequência de uma infecção viral, bacteriana ou fúngica.
Dor de cabeça, febre e rigidez no pescoço são os seus principais sintomas, sendo importante consultar um médico, pois, embora o paciente possa melhorar sozinho, a doença pode evoluir e se tornar fatal. A quinta doença da lista é a caxumba, caracterizada pelo inchaço do pescoço até próximo às orelhas. Outros sintomas são dor ao mastigar e ao engolir, além de dor de cabeça e febre. O seu agente patológico é o paramyxovirus, sendo necessário apenas tomar remédios para controlar os sintomas, pois não há cura. É preciso descanso e hidratação podendo levar um mês para melhorar. Afeta principalmente crianças e adolescentes.
A candidíase oral, popularmente chamada de sapinho, é a sexta doença transmitida pela saliva. É uma infecção pelo fungo Candida albicans, que também é transmitido pelo sexo, sendo o seu principal sintoma as espinhas esbranquiçadas que aparecem na boca. Antifúngicos prescritos por um médico são adequados, assim, em pouco tempo há melhora. Crianças até dois anos e pessoas com mais de 60 anos são os mais afetados.
A catapora ou varicela é a sétima doença da lista, causada pelo vírus Varicella-Zoster, é bastante comum e contagiosa, sendo que mesmo abraços a transmitem, bem como a mãe para o bebê, na gestação, parto ou amamentação. As erupções cutâneas que coçam, ou seja, as bolinhas que saem por todo o corpo, são o principal sintoma. Elas aparecem depois de 10 dias que o vírus já está no organismo, quando surge também febre e mal-estar. É mais frequente na infância e pré-adolescência, mas quando acomete os adultos é perigosa, podendo evoluir para o Herpes Zoster. Nesse caso é preciso buscar ajuda médica.

Por fim, a oitava doença são as gripes, muito comuns, inclusive, nos meses mais frios do ano. Os sintomas mais frequentes são febre, cansaço, tosse, coriza e dores de cabeça e no corpo. É importante controlar os sintomas para que não evolua para uma pneumonia, que se trata de um quadro muito grave. Além de descansar, é importante manter-se hidratado. As gripes são mais perigosas em idosos, crianças e gestantes, além de pacientes de doenças crônicas.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a 8 doenças transmitidas pela saliva, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.