8 doenças transmitidas pela saliva

8 doenças transmitidas pela saliva

Existem muitas doenças que podem ser transmitidas pelo ar, já que os microrganismos depositados na saliva do doente podem contaminar os outros, por meio do espirro, tosse e mesmo pelo beijo. Conforme a doença, utensílios, como talheres e copos, e abraços podem carregar o agente patológico. Para saber mais sobre o assunto veja quais são as 8 doenças transmitidas pela saliva com as informações que o umComo.com.br reuniu sobre o assunto.

Passos a seguir:
1

A mononucleose é a primeira entre as doenças transmitidas pela saliva, sendo que possui popularmente um nome bastante sugestivo, a doença do beijo ou febre do beijo ou ainda febre glandular. O seu agente patológico é o vírus Epstein-Barr, sendo que nem sempre quem a contrai mostra sinais do problema, inclusive, os idosos. Porém quando se manifestam são cansaço, dor de garganta, febre, dor no pescoço e até erupções cutâneas e glândulas inchadas ou alterações no baço e no fígado.

2

Em dias ou poucas semanas o paciente melhora, desde que se mantenha em repouso e ingerindo muita água. É possível tomar analgésicos e antitérmicos para amenizar os sintomas. Essa doença é mais comum em adolescentes, sendo transmitida ainda pelo ato sexual e por objetos com sangue. A segunda entre as doenças transmitidas pela saliva é a herpes simples, herpes labial ou oral, causada pelo vírus HSV, sendo o seu principal sintoma as feridas, que se assemelham a aftas, no canto da boca.

3

Mesmo depois dos sintomas passarem o problema pode voltar de modo periódico. Porém, é possível controlar os sintomas, inclusive, ao buscar tratamento médico, que ajuda a cicatrizar as feridas e a evitar novas ocorrências. As crises podem durar até 15 dias e o sexo e mesmo abraços são formas de contaminação. A terceira doença da lista é a Hepatite A, também chamada de hepatite infecciosa, tendo como agente responsável o vírus VHA, que infeciona o fígado. É altamente contagiosa e mais comum na infância e pré-adolescência. Além da saliva, se propagada por meio da água e de alimentos contaminados.

4

Com tratamento adequado é possível melhorar dentro de poucas semanas. Também exige repouso e hidratação. Além de febre e cansaço, outros sintomas são náusea, vômito, falta de apetite e dores no abdômen e nos músculos e até mesmo urina escura. Outra doença grave, que é transmitida pela saliva é a meningite, sendo essa a quarta da lista. Ela é transmitida principalmente por meio da tosse e de espirros e ocorre quando as membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal se inflamam como consequência de uma infecção viral, bacteriana ou fúngica.

5

Dor de cabeça, febre e rigidez no pescoço são os seus principais sintomas, sendo importante consultar um médico, pois, embora o paciente possa melhorar sozinho, a doença pode evoluir e se tornar fatal. A quinta doença da lista é a caxumba, caracterizada pelo inchaço do pescoço até próximo às orelhas. Outros sintomas são dor ao mastigar e ao engolir, além de dor de cabeça e febre. O seu agente patológico é o paramyxovirus, sendo necessário apenas tomar remédios para controlar os sintomas, pois não há cura. É preciso descanso e hidratação podendo levar um mês para melhorar. Afeta principalmente crianças e adolescentes.

6

A candidíase oral, popularmente chamada de sapinho, é a sexta doença transmitida pela saliva. É uma infecção pelo fungo Candida albicans, que também é transmitido pelo sexo, sendo o seu principal sintoma as espinhas esbranquiçadas que aparecem na boca. Antifúngicos prescritos por um médico são adequados, assim, em pouco tempo há melhora. Crianças até dois anos e pessoas com mais de 60 anos são os mais afetados.

7

A catapora ou varicela é a sétima doença da lista, causada pelo vírus Varicella-Zoster, é bastante comum e contagiosa, sendo que mesmo abraços a transmitem, bem como a mãe para o bebê, na gestação, parto ou amamentação. As erupções cutâneas que coçam, ou seja, as bolinhas que saem por todo o corpo, são o principal sintoma. Elas aparecem depois de 10 dias que o vírus já está no organismo, quando surge também febre e mal-estar. É mais frequente na infância e pré-adolescência, mas quando acomete os adultos é perigosa, podendo evoluir para o Herpes Zoster. Nesse caso é preciso buscar ajuda médica.

8

Por fim, a oitava doença são as gripes, muito comuns, inclusive, nos meses mais frios do ano. Os sintomas mais frequentes são febre, cansaço, tosse, coriza e dores de cabeça e no corpo. É importante controlar os sintomas para que não evolua para uma pneumonia, que se trata de um quadro muito grave. Além de descansar, é importante manter-se hidratado. As gripes são mais perigosas em idosos, crianças e gestantes, além de pacientes de doenças crônicas.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a 8 doenças transmitidas pela saliva, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.