9 sinais que indicam que sua saúde não vai bem

9 sinais que indicam que sua saúde não vai bem

Nosso corpo fala, você já parou para escutar? Não me refiro aos barulhos que o estômago apronta quando estamos com fome, mas sim sinais que nosso organismo nos mostra para alertar de que algo não vai bem com nossa saúde. Podem ser manchas na pele, queda de cabelo ou mesmo aparência das unhas: há muitas formas de identificar problemas através das ações de nosso corpo. Pensando em te ajudar a identifica-los, o umCOMO preparou um artigo sobre 9 sinais que indicam que sua saúde não vai bem.

Passos a seguir:
1

Normalmente quando a pele acusa algum sintoma temos maior facilidade para perceber – afinal de contas, está tudo à vista. Manchas e pintas devem ser sempre monitoradas por algum dermatologista, principalmente se surgirem “da noite para o dia”. Elas podem não significar nada, mas ninguém quer lidar com o benefício da dúvida, certo? Então é bom descobrir o que elas significam e se certificar de que não sejam resultado de algum processo alérgico ou algo mais grave, como câncer de pele.

2

Basta olhar para as unhas para encontrar os sinais que indicam que sua saúde não vai bem. Para isto, é necessário prestar muita atenção em sua aparência, principalmente nos momentos em que elas estão sem esmalte. Se elas quebram com frequência, pode ser um indicativo de falta de vitamina A. Se apresentam irregularidades no crescimento, podem significar outros problemas de saúde, como anemia.

Se elas estiverem azuladas ou arroxeadas procure um médico imediatamente, pois pode significar dificuldade de oxigenação. Outras colorações também são preocupantes e devem ser verificadas junto a um médico.

3

Quem é mulher e tem cabelo comprido sabe que os fios caem normalmente no banho ou mesmo ao longo do dia. No entanto, é bom prestar atenção na quantidade de cabelo que soltamos. A queda de cabelo está entre os sinais que indicam que sua saúde não vai bem e pode significar muitas coisas: estresse, falta de vitamina A e, em casos mais graves, problemas na tireoide.

Se for constatada quantidade anormal de cabelo caindo, é recomendável a busca por uma dermatologista ou um clínico-geral. Para a deficiência de vitamina A, há complementos que podemos incrementar em nossa dieta e regularizar sua quantidade em nosso organismo. No caso de problemas na tireoide, um exame de sangue deve apontar os níveis hormonais em nosso corpo; os tratamentos variam de pessoa em pessoa, mas normalmente incluem o uso de medicamentos.

4

Se você se sente cansado além do normal, cuidado: pode ser mais que apenas uma rotina de trabalho estressante. O cansaço crônico pode ser um dos sinais que indicam que sua saúde não vai bem. Anemia, doenças pulmonares e insuficiência cardíaca entram na lista de doenças que provocam cansaço em nosso organismo. A fadiga também pode ser um sinal de depressão. Caso se sinta muito cansado e sem energia para executar as tarefas do cotidiano, procure um médico.

5

Existe gente que vive brigando com a balança, tanto para emagrecer quanto para engordar. No entanto, observar bem as alterações no seu peso é fundamental para perceber se sua saúde está boa. Alterações – tanto para o ganho como para a perda de peso – podem significar estresse, depressão, ansiedade, questões hormonais e mesmo algum tumor. Por isso, monitorar o peso vai além de questões estéticas: alterações são sinais que indicam que sua saúde não vai bem.

6

Às vezes, após um longo dia de trabalho, chegamos em casa e colocamos os pés para cima para aliviar o cansaço e o inchaço. No entanto, o que garante que esse inchaço nos pés é apenas fruto de muito tempo sentado ou de um dia de calor? Ele pode ser um sinal que indica que sua saúde não vai bem. Pés, tornozelos e pernas inchadas podem indicar insuficiência cardíaca; o coração apresenta dificuldades para bombear sangue e, por isso, o organismo retém mais líquidos

7

Algo que passa despercebido ao longo do dia é o aspecto de nossa urina. No entanto, o xixi pode mostrar alguns sinais que indicam que sua saúde não vai bem. Em um organismo saudável e bem hidratado, a urina é praticamente incolor e sem cheiro. Alguns medicamentos e alimentos podem alterar as características, como no caso da beterraba, que deixa o xixi mais avermelhado. É importante prestar atenção aos sinais de que nossa urina está diferente do usual e que não sofreu nenhuma interferência de nossa alimentação.

Urina de odor e coloração muito forte pode indicar pouca hidratação. Se apresentar sangue, pode acusar alguma infecção urinária, pedra nos rins e outros problemas. Caso ela tenha aparência normal, mas o cheiro muito forte, é capaz que seu organismo tenha contraído uma bactéria. E se for muito escura pode indicar problemas no fígado.

8

Assim como a urina, as fezes também dizem muito sobre nosso estado de saúde. Observar o formato e a cor pode te ajudar a detectar doenças e sinais que indicam que sua saúde não vai bem. Se ele tiver cores muito escuras, como vermelho ou preto, pode significar algum sangramento interno. Amarelo ou verde indicam acúmulo de gordura ou infecções. O normal em organismos saudáveis é que as fezes afundem quando chegam à privada. Se elas estiverem boiando pode ser indicativo de alguma irregularidade no intestino.

9

Um dito popular afirma que os olhos são as janelas da alma. E podem ser, se considerarmos que os olhos apontam sinais que indicam que sua saúde não vai bem.

Olhos saudáveis apresentam o cantinho rosado. Alterações na coloração devem ser sempre observadas, pois significam que nosso organismo está funcionando de forma diferente. Se o canto estiver vermelho, pode significar alguma inflamação ou mesmo conjuntivite. Olhos amarelados acusam problemas no fígado, enquanto o branco excessivo da parte inferior pode indicar uma anemia. De qualquer forma, todas as alterações devem ser reportadas a um oftalmologista ou um endocrinologista.

Veja também: Quais são os valores normais dos sinais vitais?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a 9 sinais que indicam que sua saúde não vai bem, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.