Baixar o açúcar no sangue

A canela reduz o açúcar no sangue?

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
A canela reduz o açúcar no sangue?

SIM, a canela reduz os níveis de açúcar no sangue. Mas é importante compreender como se realiza este processo antes de nos aventurarmos no seu consumo. A glicose ou açúcar é a fonte de energia primária para as células, tornando-se deste modo um elemento de importância vital para o correto funcionamento de todo o organismo. É verdade que precisamos de açúcar em nosso organismo para ter energia, mas ter um excesso de glicose em nosso sangue não é saudável, por isso manter níveis adequados de açúcar em nosso corpo é extremamente importante.

Uma pergunta frequente para solucionar este problema é: a canela reduz o açúcar no sangue? Pergunta esta originada principalmente devido às propriedades deste alimento. No seguinte artigo do umCOMO respondemos-lhe a todas as dúvidas.

Também lhe pode interessar: A maçã reduz o açúcar no sangue?

Índice

  1. Características da canela
  2. O que é a hiperglicemia e a diabetes?
  3. Canela para reduzir o açúcar no sangue
  4. Como acrescentar canela em minha dieta

Características da canela

A canela é uma especiaria marrom utilizada geralmente como tempero em doces, bolos, chás e cafés. É um tempero com um leve sabor agridoce que apresenta um aroma característico e agradável.

Além de ser um adoçante natural, consumir canela melhora a sua saúde e bem-estar, principalmente por ter uma grande quantidade de benefícios, desde o controle dos níveis de açúcar até aos efeitos de beleza, por sua ação rejuvenescedora e de combate à acne.

Existem dois tipos de canela, a Cássia e a denominada do Ceilão. Segundo vários estudos, a canela Cássia é excelente para equilibrar os níveis de açúcar no sangue em pessoas que sofrem de diabetes, mas conta com um composto chamado Cumarina que, se consumido em grandes quantidades, pode causar danos no fígado.

A canela do Ceilão, por outro lado, tem os mesmos benefícios que a anterior, contando com uma maior quantidade de antioxidantes. Diferentemente da canela Cássia, não apresenta uma concentração tão alta de cumarina, por isso seus efeitos negativos são menos nocivos.

Neste outro artigo do umCOMO dizemos-lhe todas as propriedades da canela.

O que é a hiperglicemia e a diabetes?

Para saber se a canela reduz o açúcar temos que saber em que consiste este desequilíbrio. A hiperglicemia é o termo médico utilizado para descrever um nível de açúcar elevado no sangue. Em nosso organismo, o hormônio da insulina é o que controla o nível de glicose no sangue, ocorrendo em pessoas com diabetes uma insuficiência deste hormônio, elevando o nível de açúcar se ele não for controlado mediante diferentes tratamentos e cuidados.

Existem três fatores determinantes para controlar a diabetes e manter um bom equilíbrio hormonal; por um lado, é necessário tomar o remédio apropriado (insulina ou comprimidos), controlar a quantidade de exercício realizada e os alimentos consumidos.

Se houver um desequilíbrio nestes três fatores, existe o risco de ser afetado pelos problemas causados por um nível muito alto de açúcar no sangue, que podem variar desde problemas na pele (terçol, furúnculo, carbúnculo, funiculite ou infecções na zona das unhas, dermopatia diabética, alergia, etc), complicações nos olhos (cataratas, glaucoma, etc.) e neuropatia, que causa danos nos nervos.

Canela para reduzir o açúcar no sangue

Entre os benefícios do consumo da canela podemos encontrar propriedades como a de regularizar a digestão, reduzir o colesterol e combater as doenças digestivas. Conta com a presença de vitamina C em sua concentração, por isso também é utilizada para combater sintomas de resfriados e gripe. Apresenta propriedades anti-inflamatórias causando um efeito relaxante muscular e graças as suas propriedades antioxidantes combate os radicais livres e prolonga a vida das células.

Além de todos os benefícios citados anteriormente, sem dúvida alguma, um dos mais reconhecidos é a capacidade da canela para reduzir os níveis de açúcar no sangue. Graças à presença de antioxidante, a canela reduz o estresse oxidativo, o que consequentemente reativa a produção de insulina no organismo, nivelando a quantidade de açúcar no sangue em pessoas com diabetes e mantendo os níveis mais estáveis em pessoas que não sofrem desta doença.

Como acrescentar canela em minha dieta

A canela pode ser consumida em uma ampla variedade de alimentos, sendo os mais comuns o café e as infusões. Mas também pode ser algo excelente se adicionada em iogurtes, bolinhos de chocolate, pudins e em pratos agridoces como o frango com canela ou carnes no geral.

A canela é um poderoso afrodisíaco, por isso não pode faltar em jantares românticos para compartilhar com seu parceiro/a.

Com esta informação em mente, agora já não pode mais faltar um pouco de canela em sua despensa, temperando suas receitas e, é claro, mantendo equilibrada a concentração de açúcar em seu sangue.

No umCOMO dizemos-lhe como fazer uma infusão de canela.

A canela reduz o açúcar no sangue? - Como acrescentar canela em minha dieta

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a A canela reduz o açúcar no sangue?, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
A canela reduz o açúcar no sangue?