A cerveja faz aumentar o colesterol?

A cerveja faz aumentar o colesterol?

O colesterol é um dos problemas que, nos últimos anos, tem ganhado mais importância no âmbito da saúde. Seguir uma dieta inadequada, beber álcool, a falta de exercício e outros fatores são alguns dos responsáveis por esta condição. No entanto, nem tudo é preto ou branco. A verdade é que para ter níveis adequados de colesterol é necessário seguir uma vida equilibrada e os excessos são os principais culpados dele puder aumentar. A cerveja é uma das principais questões que podem ser propostas às pessoas que sofrem deste problema, sendo importante se informar bem sobre quais são os níveis normais de colesterol com o objetivo de não colocar em risco a sua saúde. Mas a cerveja faz aumentar o colesterol? Em umComo.com.br damos mais informações sobre este aspecto para tirar as suas dúvidas.

Fatores que aumentam o colesterol

O colesterol é uma substância gordurosa natural presente no organismo, produzida de forma interna por ele mas também é ingerida através dos alimentos. Esta substância encontra-se no corpo fazendo parte de membranas celulares, ácidos biliares, lipoproteínas e hormônios esteroides. Quando os níveis são superiores aos recomendados, o motivo costuma ser a existência de depósitos de gorduras nas artérias, algo que pode ser perigoso por levar a doenças como a arteriosclerose. Estes são alguns fatores que fazem aumentar o colesterol:

  • Obesidade ou excesso de peso.
  • Excesso de açúcar e gordura na dieta.
  • Sedentarismo.
  • Antecedentes familiares.
  • Cigarro e álcool.
  • Alguns problemas de saúde.

O colesterol e a cerveja

Quando falamos de colesterol devemos distinguir entre dois tipos:

  • Colesterol bom. É o conhecido como lipoproteína de densidade alta (HDL). Sua função é positiva porque envia parte do colesterol excessivo ao fígado para ser eliminado. Este tipo de colesterol produz-se de forma natural no nosso organismo e ajuda a diminuir os níveis de colesterol ruim no sangue. Além disso, é possível aumentar o colesterol bom com a dieta.
  • Colesterol ruim. É o de baixa densidade (LDL) e fica acumulado nas artérias, dificultando a passagem do sangue e elevando o risco de sofrer doenças cardíacas. É importante controlá-lo e é fundamental que se encontre abaixo dos 100 mg/dL.

Como explicamos anteriormente, o álcool é um dos fatores que pode aumentar os níveis de colesterol ruim. As pessoas que sofrem de hipercolesterolemia, ou seja, de um aumento dos níveis normais de colesterol no sangue, devem prestar especial atenção a estes fatores, pois podem agravar este problema e aumentar os seus riscos. Consequentemente, uma pessoa que fuma, segue uma dieta rica em gorduras e costuma beber cerveja em quantidades superiores às recomendadas, possui um maior risco de aumentar o colesterol no sangue e de sofrer as suas consequências.

A cerveja aumenta o colesterol?

Estudos demonstraram que o consumo moderado e regular de cerveja tem efeitos positivos para a saúde cardiovascular. Em concreto, exerce um efeito protetor que previne o aparecimento de arteriosclerose, um dos principais fatores de risco cardiovascular. O lúpulo, um dos principais compostos da cerveja, junto à malta cevada, traz benefícios ao metabolismo oxidativo, reduzindo os níveis de colesterol total e triglicéridos. Isso foi demonstrado em um estudo levado a cabo pela Sociedade Espanhola de Dietética e Ciências da Alimentação em conjunto com a Universidade de Valência. Nesse estudo participaram cinquenta freiras de clausura procedentes de três conventos da cidade de Leão. As participantes deviam estar um mês inteiro sem beber cerveja, depois beber meio litro por dia desta bebida por um período de 45 dias e, por fim, consumir 400 mg de lúpulo durante quarenta dias. As freiras seguiam uma dieta equilibrada e variada e o resultado foi que, aquelas cujo colesterol era superior aos níveis recomendados, conseguiram reduzi-lo em cerca de 6%.

Isso demonstra que a cerveja pode ter efeitos positivos na saúde cardiovascular e não tem que aumentar o colesterol. No entanto, o mesmo estudo ressaltou que para conseguir os efeitos positivos, a cerveja devia ser sem álcool, além de consumida de forma moderada e junto a uma dieta adequada.

Como conclusão, podemos destacar que a cerveja não tem que ser necessariamente excluída no caso de uma pessoa com níveis de colesterol alto. No entanto, há outros fatores que influenciam de forma decisiva nos efeitos que esta bebida possui no nosso organismo. Por isso, é importante que tanto as pessoas com colesterol alto como as que têm níveis normais sigam uma dieta saudável e excluam outros fatores de risco. Dentro deste contexto é possível beber cerveja sem colocar em risco a saúde, desde que seja de forma moderada.

Os benefícios da cerveja

A verdade é que a cerveja possui diferentes benefícios para o organismo quando consumida de forma moderada, pois é elaborada a partir de ingredientes naturais. Assim como no caso do estudo anterior, existem outros que confirmam os efeitos positivos que podem ser obtidos com o consumo responsável deste produto:

  • A cerveja tem efeitos antioxidantes que combatem o envelhecimento prematuro, eliminando a acumulação de toxinas do organismo.
  • Esta bebida tem uma grande quantidade de água e baixos níveis calóricos. Por isso, ao contrário do que muitas pessoas pensam, a cerveja não engorda se consumida de forma moderada.
  • Melhora a digestão por aumentar a produção de enzimas digestivas e estimula o apetite devido ao seu conteúdo de lúpulo.
  • Possui ações diuréticas devido ao seu elevado conteúdo de água, além de ser rica em potássio ajudando a limpar o organismo.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a A cerveja faz aumentar o colesterol?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.