A cirrose tem cura?

A cirrose tem cura?

A cirrose é uma doença que se produz devido à destruição das células hepáticas, algo que afeta o funcionamento adequado do fígado condicionando de forma importante o seu funcionamento e a saúde do paciente. Trata-se de uma doença crônica que pode derivar de doenças como a hepatite C ou o alcoolismo; a sua presença produz a cicatrização do fígado e a perda de funções do mesmo. Você está se perguntando se a cirrose tem cura? Em umComo.com.br explicamos para você com detalhes.

A cirrose pode ser curada?

A cirrose é uma doença crônica e irreversível que não tem cura, pois quando o dano hepático aparece ele é irreversível. Apesar disso é importantíssimo que o paciente tome as medidas necessárias para realizar uma mudança profunda no seu estilo de vida; desta forma a doença avançará de forma bem mais lenta e a qualidade de vida será bem mais alta.

Se forem ignoradas todas as medidas de cuidado após o diagnóstico de cirrose hepática, os danos no fígado serão tão profundos que a doença passará a um estado terminal, etapa em que é preciso um transplante de órgão.

Que cuidados são necessários se sofre de cirrose hepática

O primeiro passo fundamental para evitar que a cirrose hepática avance de forma importante é deixar completamente o consumo de álcool, pois este produz danos profundos no fígado. Se sofre de alcoolismo é muito importante que procure ajuda profissional.

Além disso, é importante ter em consideração outras medidas:

  • Consumir os mínimos medicamentos possíveis; nenhum tratamento médico deve ser iniciado sem a supervisão de um profissional.
  • Levar uma dieta adequada para manter o fígado saudável.
  • Fazer a vacinação contra doenças como a hepatite A, a hepatite B, a gripe ou a pneumonia por pneumococo, pois a queda no sistema imunológico produzida pela cirrose pode deixar o paciente mais propenso a estas condições, que podem afetar o fígado de forma severa.

Dependendo do estado em que se encontre a cirrose, o médico poderá considerar a administração de produtos como diuréticos, antibióticos e vitaminas. A ingestão destes produtos deve ser feita sob estrita supervisão médica.

Sugestão: Cirrose biliar - Sintomas, diagnóstico e tratamento

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a A cirrose tem cura?, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.