A febre nas crianças

A partir de quantos graus é febre em bebê?

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes. Atualizado: 13 abril 2021
A partir de quantos graus é febre em bebê?

Mamães e papais de primeira viagem sempre têm muitas dúvidas sobre cuidados e saúde do bebê. E uma das dúvidas mais comuns é em relação ao aumento da temperatura corporal do bebê, principalmente quando se trata da primeira febre do bebê. A febre em bebês é sempre algo preocupante para os pais, pois normalmente trata-se de um mecanismo de defesa do organismo para combater algo que o está prejudicando. Por isso, é importante saber a partir de quantos graus é febre em bebê para saber como deve agir. E de seguida no umCOMO vamos explicar tudo o que precisa saber.

Também lhe pode interessar: O que causa hipotermia? - Bebês e crianças

Índice

  1. Febre no bebê
  2. Como medir a febre no bebê
  3. Causas da febre em bebê
  4. Como baixar febre em bebê

Febre no bebê

Normalmente é considerada febre uma temperatura acima dos 37 graus Celsius, medida com um termômetro debaixo do braço. Porém alguns bebês poderão apresentar uma temperatura de até 37,5 graus Celsius, sem que nada esteja errado com a sua saúde. Posto isto, considera-se que o bebê está num estado febril ou tem uma febrícula, quando apresenta temperaturas entre os 37 e os 37,5 graus Celsius.

Sempre que o bebê apresentar febre deve observar se apresenta outros sintomas, pois uma toma de vacina, por exemplo, pode aumentar a temperatura corporal. Febre em bebês com menos de 1 mês devem ser sempre avaliadas por um pediatra. Bebês com menos de 3 meses com 37,8 graus Celsius de temperatura corporal, devem ser levados ao médico o quanto antes. No caso de bebês acima dos 3 meses, deve observá-lo durante 48 horas e, se após este tempo a febre continuar, deve levá-lo ao médico. Se o bebê estiver com uma aparência abatida e tiver dificuldade em respirar, deve levá-lo ao médico de imediato. E se a febre for acima dos 39 graus, deve levar de imediato o bebê ao médico e não esperar pelas 48 horas.

Se for a primeira febre do seu bebê e você quiser ficar mais descansada, então ligue para o seu pediatra.

Como medir a febre no bebê

Para medir a febre no bebê o melhor é utilizar um termômetro digital, pois são mais rápidos e eficientes. Basta colocar o termômetro embaixo do braço do bebê, na axila, esperar uns segundos, e já saberá a temperatura corporal. Tem também a possibilidade de adquirir uma chupeta que possui um termômetro incorporado.

A partir de quantos graus é febre em bebê? - Como medir a febre no bebê

Causas da febre em bebê

Como referi no início, a febre é um mecanismo de defesa do organismo, por isso para a combater é útil identificar a sua causa. Confira de seguida as causas mais comuns de febre no bebê:

Nascimento dos dentes

É normal o início da dentição em bebês causar febre e outros incômodos. Se isso estiver acontecendo com seu bebê, poderá notar outros sintomas como irritação, saliva muito, a gengiva fica mais grossa, leva a mão muito à boca e tenta morder coisas.

Infecções

A febre em bebês também pode ser sinal de infecções, como otite, um resfriado, gripe ou até infecções urinárias. Nestes casos tem de ficar atento a outros sinais como tosse, diarreia, falta de apetite, choro, agitação e falta de ar. Na presença destes sintomas juntamente com febre, deve levar o bebê ao médico o quanto antes.

Vacina

Algumas vacinas podem causar efeitos colaterais nos bebês, pois cada organismo reage de forma diferente, sendo a febre um deles. Algumas das vacinas que podem dar febre são a vacina de prevenção do tétano e difteria e a vacina para prevenir a meningite.

Doenças virais

Algumas doenças virais também podem causar febre no bebê, como a catapora, o sarampo ou a rubéola. Nestes casos deve seguir sempre as indicações do seu médico.

Roupas demasiado quentes

Pode acontecer exagerar na quantidade de roupa que colocou no seu filho e, isso causar um aumento de temperatura. Para descartar esta hipótese deve retirar uma camada de roupa ao seu filho, esperar meia hora e medir de novo a temperatura.

A partir de quantos graus é febre em bebê? - Causas da febre em bebê

Como baixar febre em bebê

Sempre que o seu bebê apresentar febre e estiver muito irritado, chorando ou se já teve alguma convulsão febril, deve tentar fazer algo para baixar a temperatura corporal. Quando a temperatura do bebê aumenta muito rapidamente, pode acontecer ele ter uma convulsão febril. Nestes casos os músculos ficam rígidos, a pele pálida e faz movimentos estranhos, podendo perder a consciência. No caso de convulsão febril é recomendado levar o seu filho ao médico. Então, para baixar a febre no bebê siga estas recomendações:

  • Mude a sua roupinha por uma mais leve e fresca.
  • Ofereça líquidos para o seu bebê com frequência.
  • Coloque uma toalha molhada em água morna a fria na testa do seu bebê.
  • Confira se a temperatura do ambiente não está demasiado quente.
  • Dê um banho ao bebê, de morno a frio, evitando sempre a água gelada.

O remédio para baixar a febre no bebê é o Paracetamol, mas ele só deve ser dado segundo a indicação do médico.

A partir de quantos graus é febre em bebê? - Como baixar febre em bebê

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a A partir de quantos graus é febre em bebê?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Cláudia
Com quantos dias posso ter relação depois do parto normal? Já agradeço!
carlos
Ja ta querendo outro ,ai sim hem rsrs
1 de 4
A partir de quantos graus é febre em bebê?