A próstata aumentada afeta a ereção?

A próstata aumentada afeta a ereção?

Quando os homens chegam a uma certa idade, há uma série de problemas de saúde comuns que os afetam com bastante frequência. Tudo o que tem a ver com a próstata, seja próstata aumentada ou hiperplasia benigna, são algumas das doenças mais comuns no sexo masculino.

Neste ponto vital também é normal que comecem a aparecer problemas de ereção e de impotência, algo que faz que muitos homens se perguntem se a próstata aumentada afeta a ereção. Se você também tem esta dúvida, no seguinte artigo do umCOMO vamos lhe dar uma resposta.

A próstata aumentada causa disfunção erétil

A princípio, a nível anatômico, qualquer condição que se tenha na próstata, como pode ser a próstata aumentada, não afeta a ereção nem a atividade sexual que essa pessoa possa manter. Pode ser que tenha certo incômodo ao ejacular, inclusive que a ejaculação seja dolorosa, e problemas na hora de urinar, mas a ereção não deve se ver diminuída nem comprometida.

Agora, ao longo dos últimos anos, foram sendo feitos estudos científicos que demonstraram que a inflamação da próstata está relacionada com os problemas de ereção. Quanto mais inflamada estiver a próstata e mais frequentes forem seus sintomas, mais se agravam os problemas de ereção.

Como isso é possível? Se tivermos em conta que ambas condições podem derivar em desconforto para a vida do homem, encontrar a relação sobre como a próstata inflamada afeta a ereção é imprescindível. De seguida, vamos explicar para você o que ocorre em seu corpo para que os problemas prostáticos se manifestem em uma falta de ereção.

Como a próstata aumentada afeta a ereção

Por que os homens com inflamação de próstata são mais propensos a sofrer de problemas de ereção e disfunção erétil?

Apesar de ter um prognóstico benigno na grande maioria dos casos, a hiperplasia de próstata tem um impacto sobre a vida e a saúde dos homens bem maior do que pode se apreciar de fora. Os principais sintomas desta condição são:

  • Vontade constante de urinar.
  • Pouco fluxo urinário.
  • Lentidão no fluxo urinário.

Mas além disso, a hiperplasia benigna de próstata pode provocar muitos problemas que afetam diretamente a qualidade de vida:

  • Falta de sono por vontade de urinar.
  • Restrições sociais pela necessidade constante de urinar.
  • Incontinência urinaria.

Todos estes sintomas juntos, em muitos casos, levam a que o paciente possa desenvolver uma depressão. A maioria dos problemas de ereção não têm a ver com um problema físico, mas se relacionam com problemas mentais e estresse. Se um homem é capaz de manter uma ereção dormindo significa que pode ficar ereto sem problema, no entanto, muitas vezes a mente é uma barreira difícil de salvar e a ansiedade causa problemas. A afetação psicológica da próstata inflamada pode se traduzir em problemas de ereção, mas não a nível físico como se poderia pensar.

Alteração dos padrões do sono

Os estudos que se fizeram demonstraram que a frequente vontade de ir ao banheiro pela noite que provoca a inflamação de próstata afetam os padrões de sono, fazendo com que o sono seja de má qualidade e que, em consequência, apareça o cansaço crônico durante o dia.

Paralelamente, sabe-se que a falta de sono ou os transtornos de sono alteram a criação e liberação hormonal, por exemplo, a falta de sono provoca baixos níveis de testosterona, altos níveis de cortisol e contagem baixa de tiroides. Se tivermos em conta que a testosterona é o hormônio que regula a libido e os altos níveis de cortisol relacionam-se com o estresse e a ansiedade, podemos concluir que a falta de sono que pode causar a próstata inflamada provoca mudanças no corpo que dão lugar ao aparecimento da disfunção erétil.

A idade: um fator de risco

Em muitos casos, pode ser que mais de uma relação de causalidade tenha simplesmente casualidade. A idade é um fator de risco para certas doenças, tanto para homens quanto para mulheres. No caso dos primeiros, a obesidade, a diabetes, a hipertensão, a inflamação de próstata e os problemas de ereção são patologias típicas que começam a aparecer a partir dos 50 ou 60 anos de idade.

Se tivermos em conta a incidência destas duas condições entre homens com mais de 50 anos (superior a 50%) podemos concluir que não é difícil que se apresentem ambas condições na mesma pessoa, tenham ou não relação entre elas.

Se, além disso, considerarmos que as duas doenças podem ter como origem os problemas vasculares, outra das condições físicas que se acentuam depois da quinta década de vida, ousamos pensar que simplesmente se trata de duas das manifestações típicas da idade, que não se afetam mutuamente, mas que aparecem por causa do passar dos anos.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a A próstata aumentada afeta a ereção?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.