
A água inglesa é um medicamento tônico fitoterápico feito em laboratório que possui indicações associadas à digestão, estimulador de apetite, limpeza do útero e ciclo menstrual. Seu uso é conhecido entre as pessoas que tentam engravidar para promover uma limpeza do útero desintoxicando-o de resquícios de anticoncepcionais e outros hormônios artificiais que possam dificultar a gravidez. Para entender melhor para o que serve e como tomar água inglesa, confira este artigo do umCOMO sobre as indicações, contraindicações, usos e efeitos colaterais da água inglesa.
Para que serve a água inglesa: utilidades e benefícios
- Abrir o apetite;
- Ajuda na digestão;
- Auxilia na recuperação de infecção urinária;
- Cicatrização em casos de endometriose;
- Limpeza do útero;
- Recuperação após abortos;
A água inglesa é um composto fitoterápico líquido a partir de diferentes ervas, as quais proporcionam um gosto bastante amargo. Na sua composição está a tintura das seguintes plantas: quina amarela, calumba, centáurea menor, carqueja, losna, camomila vulgar e canela da China.
Na bula da água inglesa, explica-se que se trata de uma medicação aperiente, ou seja, que facilita a remoção de impurezas. Outra característica do fitoterápico é tonificante.
Uma das suas funções mais conhecidas é a de estimulador de apetite. As ervas quando em contato com o suco gástrico provocam a sensação de estômago vazio e consequentemente fome. Junto com isso, as mesmas ervas auxiliam na digestão ao provocarem um aumento da acidez estomacal.
O fitoterápico também é indicado para pós-abortos, uma vez que elimina todos os resquícios fetais. Para essa situação e casos de endometriose ajuda ainda na cicatrização. Mulheres grávidas não devem usar.
Água inglesa para limpar o útero
Quando se fala em remédio de farmácia para limpar o útero, há ainda quem associe o consumo da água inglesa para desintoxicar o organismo e limpar o útero. Teoricamente, ele proporciona uma limpeza hormonal, livrando o útero de resquícios de hormônios de anticoncepcionais ou indutores de ovulação e isso torna o corpo mais 'suscetível' a uma gravidez.
Água inglesa serve para descer a menstruação?
Não existem estudos que comprovem ou afirmem que a água inglesa ajude a mensrtruação a descer. Essa informação pode estar relacionada com a história de que a água inglesa aumenta o fluxo menstrual, o que tampouco tem uma comprovação. Até o momento, a explicação mais provável para essa afirmação na internet por parte de mulheres que tomaram a água inglesa é o fato de que com a limpeza do útero o fluxo venha mais intenso provocado por essa 'limpeza' do organismo.
Sugestão: 15 chás para descer a menstruação atrasada
Água inglesa emagrece?
Não existem associações ao consumo da água inglesa e o emagrecimento. O que se sabe é que o tônico provoca o apetite e pode auxiliar na digestão.
Contraindicações da água inglesa
- Crianças;
- Gestantes;
- Lactantes;
- Colite;
- Doença de Crohn;
- Epilépticos;
- Gastrite;
- Hiperacidez estomacal;
- Mal de Parkinson;
- Tratamento de reposição hormonal;
- Problemas no fígado;
- Prolactina alta;
- Refluxo;
- Síndrome do intestino irritável;
- Úlceras.
Apesar das indicações para quem deseja engravidar, a água inglesa é contraindicada para gestantes justamente por essa desintoxicação hormonal. Lactantes, crianças e pessoas com prolemas gástricos, intolerantes a componentes da fórmula e outras doenças citadas a cima.
Isso porque a água inglesa não deve ser combinada com demais fármacos para fertilidade. O produto é contraindicado ainda a mulheres que estiverem fazendo reposição hormonal, como com anticoncepcional e outros.
O mesmo serve a pessoas que sofrem de problemas digestivos, como gastrite e úlcera, além de prolactina alta.
Efeitos colaterais da água inglesa
Os efeitos mais conhecidos do consumo excessivo de água inglesa são:
- Dor de cabeça;
- Espasmos;
- Gastroenterite;
- Náusea;
- Vômito;
- Dificuldades na visão;
- Problemas de audição;
- Vermelhidão.
Água inglesa aborta?
Não há estudos específicos que afirmem o efeito abortivo da água inglesa. Mas os seus usos conhecidos levam à conclusão de que a água inglesa pode oferecer riscos no desenvolvimento do feto e por isso ela é totalmente contraindicada na gravidez.
Como tomar água inglesa
Mesmo que seja um produto natural, pois é composto de ervas, é importante ter orientação médica, inclusive, quem estiver realizando tratamento para engravidar ou outro tipo associado à saúde sexual.
Na bula da água inglesa, indica-se que esse medicamento fitoterápico seja ministrado antes das refeições, em uma dosagem de 30 ml. Também é explicado que o tratamento deve iniciar no primeiro dia do ciclo menstrual, isto é, quando começa o sangramento.
Como tomar água inglesa para limpar o útero
Para quem deseja usar a água inglesa para limpar o útero, é aconselhado que faça uso do remédio por sete dias. Já quem deseja tratar a endometriose pode usar o produto por até três ciclos. Mesmo assim aconselha-se orientação médica.
Água inglesa ajuda a engravidar?
Embora na bula da água inglesa não se faça referência direta aos seus benefícios para engravidar, existem depoimentos de mulheres que afirmam ter realizado o sonho de se tornarem mães após usar o produto. Devido às indicações da água inglesa, o seu uso é aconselhado a mulheres que queiram engravidar, uma vez que limpa o organismo do acúmulo hormonal.
Como tomar água inglesa para engravidar
Para esses casos, a recomendação é que a água inglesa seja ministrada ao longo de três ciclos menstruais, em doses de 30 ml, três vezes ao dia. No entanto, é importante informar o seu médico sobre o uso do remédio, além de perguntar a sua opinião.Na bula, aliás, é indicado que seja ministrado antes das refeições, uma vez que tem a função de abrir o apetite, por isso, é tido como um tonificante.
Quem não tem esse objetivo pode tomar o remédio depois das refeições. Mesmo sendo um remédio natural não deve ser ingerido mais do que o indicado. Altas doses podem provocar enjoo, vômito, dor de cabeça, distúrbios da visão, zumbido no ouvido, espasmos e gastroenterites.
Leia também: Água inglesa faz a menstruação descer? - Urgências femininas!
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Água inglesa: para que serve e como tomar?, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.