Albendazol - bula

Albendazol - bula
Imagem: hospitalardistribuidora.com.br

Albendazol é o princípio ativo de um medicamento antiparasitário, que pode ser encontrado sob os nomes comerciais de Albentel, Parazin, Zentel, entre outros. Este medicamento de solução oral é eficaz na eliminação de vermes e parasitas que estão no presentes no corpo. Por isso mesmo, o Albendazol é indicado para o tratamento de condições causadas por vermes ou parasitas. Neste artigo de umComo vamos abordar as indicações, posologia, efeitos colaterais e contra-indicações do Albendazol.

Indicações

O Albendazol pertence à classe dos medicamentos antiparasitários, por isso ele é indicado para o tratamento de infecções causadas pelos seguintes parasitas e vermes: Trichuris trichiura, Necator americanus, Ancylostoma duodenale, Strongylodes stercoralis, Taenia spp, Ascaris lumbricoides e Hymenolepis nana. Em crianças, o Albendazol também se tem mostrado eficaz no tratamento de infecções por Giardia lamblia.

Posologia

O Albendazol apresenta-se sob a forma de comprimidos que, podem ser engolidos, mastigados ou triturados junto dos alimentos. A dose usual deste medicamento é de 1 comprimido de 400 mg ou 2 comprimidos de 200 mg por dia e tomados em dose única. Em casos de Strongylodes stercoralis, Taenia spp e Hymenolepis nana, a dose diária deve ser de 400 mg em dose única, durante 3 dias. No caso de giardíase em crianças entre os 2 e os 12 anos de idade, a dose recomendável é de 400 mg em dose única, durante 5 dias.

Caso se esqueça de tomar uma dose, deverá tomá-la assim que se lembrar. Se se lembrar já próximo do horário da próxima toma, nunca deverá tomar duas doses seguidas para compensar uma dose esquecida. Nestes casos o melhor a fazer é pular a dose esquecida.

Deve respeitar sempre as indicações do seu médico quanto aos horários, doses e duração do tratamento com albendazol. Nunca deve suspender o tratamento sem antes falar com o seu médico.

Imagem: dicafatal.com

Contra-indicações

Este medicamento é contra-indicado a pessoas hipersensíveis ao albendazol ou a qualquer outro componente da fórmula. Se estiver grávida ou planeja engravidar não deverá tomar o albendazol. Além disso, durante o período de lactação o uso deste medicamento também não é recomendável dado que existe a possibilidade da sua substância ativa poder ser excretada no leite materno.

Efeitos colaterais

O uso de albendazol pode causar os seguintes efeitos indesejados:

  • Dor de cabeça;
  • Dor abdominal;
  • Vertigem;
  • Enjoo e vômitos;
  • Diarreia;
  • Secura da boca;
  • Constipação;
  • Prurido cutâneo.

Perante qualquer um destes sintomas indesejados informe o seu médico.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Albendazol - bula, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.