Partilhar

Alimentos bons para a artrose

Alimentos bons para a artrose
Imagem: apiterapia.com.co

A artrose é uma doença reumática degenerativa muito comum que afeta a saúde das articulações as quais se desgastam originando o aparecimento de sintomas como dores, rigidez, inflamação e inclusive deformação. A fim de prevenir e aliviar esta condição, é importante ter uma dieta saudável que seja rica em nutrientes que favorecem o estado ótimo dos ossos e os músculos do corpo. Descubra no seguinte artigo de umComo quais alimentos são bons para a artrose e certifique-se de consumi-los de forma habitual.

Também lhe pode interessar: Como tratar a osteoartrite ou artrose

Alimentos bons para a artrose: peixe azul

O peixe azul é uma das fontes mais ricas em ômega 3 que podemos encontrar, e estes ácidos graxos essenciais são muito benéficos para a saúde das articulações já que reduzem sua inflamação. Também, consumir com regularidade peixes como sardinha, atum, cavalinha, salmão ou o arenque proporciona uma boa quantidade de minerais como potássio, magnésio e cálcio, os quais ajudam a manter os ossos fortes e saudáveis.

Alimentos bons para a artrose - Alimentos bons para a artrose: peixe azul
Imagem: mercatcentralcastello.com

Alimentos bons para a artrose: vegetais verdes

Outro grupo alimentar que não deve faltar na dieta de um paciente com artrose é o das verduras e hortaliças de folha verde. Estas contam com propriedades antioxidantes que combatem o dano causado pelos radicais livres nas articulações e proporcionam excelentes quantidades de vitamina C e ácido fólico, também essenciais para o bem-estar ósseo. Não deixe de incluir em sua dieta alimentos como couve, brócolis, acelga, aipo, pepino ou cenoura e tente consumi-los da forma mais natural possível.

Alimentos bons para a artrose - Alimentos bons para a artrose: vegetais verdes
Imagem: plantaben.es

Alimentos bons para a artrose: frutas ricas em vitamina C

A vitamina C é um nutriente necessário para manter um sistema imunológico forte e saudável, mas também é excelente no tratamento de doenças reumáticas como a artrose. Ao estimular a produção de colágeno no organismo, a vitamina C favorece a boa manutenção dos músculos e ossos, e como um potente antioxidante diminui também os processos inflamatórios articulares. As maiores quantidades de vitamina C podem ser encontradas em deliciosas frutas como laranja, quiuí, morango, framboesa, mexerica, toranja, goiaba, entre outras.

Alimentos bons para a artrose - Alimentos bons para a artrose: frutas ricas em vitamina C
Imagem: remedioscaserosrapidos.com

Alimentos bons para a artrose: cereais integrais

Cereais integrais tais como aveia ou arroz integral são muito ricos em fibra e minerais como ferro, magnésio e cálcio, que tal como indicamos anteriormente, são fundamentais para ter ossos saudáveis e para prevenir outras doenças como a osteoporose. Estes cereais também proporcionam muita energia ao organismo de forma totalmente saudável.

Alimentos bons para a artrose - Alimentos bons para a artrose: cereais integrais
Imagem: mejorconsalud.com

Alimentos bons para a artrose: lacticínios

Finalizamos a lista de alimentos benéficos para a artrose com o grupo dos lacticínios já que estes são uma das principais fontes de cálcio e garantem o bom estado dos ossos. Recomenda-se o consumo de produtos lácteos com baixo teor de gordura, bem como substituir o leite de vaca por alternativas mais saudáveis como o leite de soja.

Alimentos bons para a artrose - Alimentos bons para a artrose: lacticínios
Imagem: nutricionencasa.com

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentos bons para a artrose, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Alimentos bons para a artrose

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
greici lene alves
que tipo de alimento uma pessoa que tem artrose nao pode consume
Célia
sinto todas dores como mostra relato de voce ,dores mais fortes no ombro,nas articulações,na virilha no joelho,antibraço,mãos dedos.mais forte a noites,estou fazendo aculputura
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Célia, espero que a acupuntura esteja dando certo para você!
maria
boa noite.eu sofro de muitas dores.tenho atrose em varias parte do corpo q alimentos seria bom para ajudar ou seja chá tambem

Alimentos bons para a artrose
Imagem: apiterapia.com.co
Imagem: mercatcentralcastello.com
Imagem: plantaben.es
Imagem: remedioscaserosrapidos.com
Imagem: mejorconsalud.com
Imagem: nutricionencasa.com
1 de 6
Alimentos bons para a artrose

Voltar ao topo da página