Alimentos bons para a artrose

Alimentos bons para a artrose
Imagem: apiterapia.com.co

A artrose é uma doença reumática degenerativa muito comum que afeta a saúde das articulações as quais se desgastam originando o aparecimento de sintomas como dores, rigidez, inflamação e inclusive deformação. A fim de prevenir e aliviar esta condição, é importante ter uma dieta saudável que seja rica em nutrientes que favorecem o estado ótimo dos ossos e os músculos do corpo. Descubra no seguinte artigo de umComo quais alimentos são bons para a artrose e certifique-se de consumi-los de forma habitual.

Alimentos bons para a artrose: peixe azul

O peixe azul é uma das fontes mais ricas em ômega 3 que podemos encontrar, e estes ácidos graxos essenciais são muito benéficos para a saúde das articulações já que reduzem sua inflamação. Também, consumir com regularidade peixes como sardinha, atum, cavalinha, salmão ou o arenque proporciona uma boa quantidade de minerais como potássio, magnésio e cálcio, os quais ajudam a manter os ossos fortes e saudáveis.

Imagem: mercatcentralcastello.com

Alimentos bons para a artrose: vegetais verdes

Outro grupo alimentar que não deve faltar na dieta de um paciente com artrose é o das verduras e hortaliças de folha verde. Estas contam com propriedades antioxidantes que combatem o dano causado pelos radicais livres nas articulações e proporcionam excelentes quantidades de vitamina C e ácido fólico, também essenciais para o bem-estar ósseo. Não deixe de incluir em sua dieta alimentos como couve, brócolis, acelga, aipo, pepino ou cenoura e tente consumi-los da forma mais natural possível.

Imagem: plantaben.es

Alimentos bons para a artrose: frutas ricas em vitamina C

A vitamina C é um nutriente necessário para manter um sistema imunológico forte e saudável, mas também é excelente no tratamento de doenças reumáticas como a artrose. Ao estimular a produção de colágeno no organismo, a vitamina C favorece a boa manutenção dos músculos e ossos, e como um potente antioxidante diminui também os processos inflamatórios articulares. As maiores quantidades de vitamina C podem ser encontradas em deliciosas frutas como laranja, quiuí, morango, framboesa, mexerica, toranja, goiaba, entre outras.

Imagem: remedioscaserosrapidos.com

Alimentos bons para a artrose: cereais integrais

Cereais integrais tais como aveia ou arroz integral são muito ricos em fibra e minerais como ferro, magnésio e cálcio, que tal como indicamos anteriormente, são fundamentais para ter ossos saudáveis e para prevenir outras doenças como a osteoporose. Estes cereais também proporcionam muita energia ao organismo de forma totalmente saudável.

Imagem: mejorconsalud.com

Alimentos bons para a artrose: lacticínios

Finalizamos a lista de alimentos benéficos para a artrose com o grupo dos lacticínios já que estes são uma das principais fontes de cálcio e garantem o bom estado dos ossos. Recomenda-se o consumo de produtos lácteos com baixo teor de gordura, bem como substituir o leite de vaca por alternativas mais saudáveis como o leite de soja.

Imagem: nutricionencasa.com

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentos bons para a artrose, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.