Outros Os órgãos internos

Alimentos bons para a próstata

Alimentos bons para a próstata

A próstata é uma glândula do aparelho reprodutor masculino. Encontra-se debaixo da bexiga e sua função é a de produzir o líquido prostático que protege os espermatozoides e potencia as possibilidades de uma fecundação de sucesso, além de cumprir um papel vital para conseguir um correto fluxo urinário.

Por isso, é fundamental prestar atenção e manter o seu funcionamento adequado para evitar transtornos como a hiperplasia prostática benigna (aumento do tamanho da próstata), prostatite ou o temido câncer de próstata, um dos tipos de câncer mais comuns em homens com mais de 50 anos. Como a alimentação é um dos principais aliados da saúde, em umComo preparamos esta lista de alimentos bons para a próstata, que por suas características e nutrientes podem ser aliados deste órgão tão importante para a função sexual e urinária.

Também lhe pode interessar: Alimentos bons para o fígado

Índice

  1. Gorduras saudáveis para manter uma boa saúde da próstata
  2. Zinco contra o aumento da próstata
  3. A soja para prevenir o desenvolvimento de células cancerígenas
  4. Vegetais crucíferos com antioxidantes importantes para prevenir o câncer
  5. Alimentos vermelhos para obter antioxidantes e anticancerígenos
  6. Conselhos para cuidar da próstata

Gorduras saudáveis para manter uma boa saúde da próstata

As gorduras saudáveis possuem ômega 3, ômega 6, vitamina E e flavonoides. Estes elementos têm propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que ajudam a preservar a boa saúde prostática e, no geral, protegem o organismo do aparecimento de certos tipos de câncer.

Os peixes azuis (salmão, sardinha, atum), os frutos secos (sementes de chia, nozes, amêndoas), o azeite de oliva e o abacate são ricos em gorduras saudáveis. Convidamos você a ler este outro artigo com alimentos ricos em ômega 3 para descobrir mais opções que ajudem a cuidar da sua próstata.

Alimentos bons para a próstata - Gorduras saudáveis para manter uma boa saúde da próstata

Zinco contra o aumento da próstata

O zinco é um mineral que inibe a produção de dihidrotestosterona (DHT), um hormônio masculino que quando se produz em níveis elevados pode causar o aumento da próstata. Os aspargos, a cebola, os cereais integrais, o figo, a berinjela, o aipo, a batata, os rabanetes, a batata doce, o mamão e o pêssego são alimentos bons para a próstata devido ao seu alto conteúdo de zinco, assim como os frutos do mar, os ovos e o fígado bovino.

A soja para prevenir o desenvolvimento de células cancerígenas

Como todo mundo sabe, são muitos os benefícios da soja e seus derivados (carne de soja, tofu ou leite de soja) pois constituem uma fonte de isoflavonas e lignanas, componentes que ajudam a inibir o crescimento de células cancerígenas. Não é por acaso que, em países como o Japão, onde a soja faz parte fundamental da dieta quotidiana, a incidência de câncer seja baixa. As ervilhas, feijões e alfalfa também contêm estes componentes, por isso convém incorporar à alimentação para cuidar da saúde da próstata.

Vegetais crucíferos com antioxidantes importantes para prevenir o câncer

Outros alimentos bons para a próstata são os vegetais crucíferos como a couve-de-bruxelas, o nabo, o brócolis, a acelga, a couve-de-folhas e a couve-flor que são uma importante fonte de betacarotenos, isocianatos e vitamina C, antioxidantes fundamentais para a prevenção de diversos tipos de câncer, inclusive o de próstata. Além disso, se quiser conhecer mais benefícios do brócolis recomendamos a leitura deste outro artigo.

Alimentos bons para a próstata - Vegetais crucíferos com antioxidantes importantes para prevenir o câncer

Alimentos vermelhos para obter antioxidantes e anticancerígenos

Por último, mas não menos importante, encontra-se o licopeno, um antioxidante e anticancerígeno que está presente em grande parte dos alimentos de cor vermelha, principalmente no tomate. O consumo frequente de tomate ajuda a diminuir os níveis de antígeno prostático específico (PSA), uma proteína cuja alta concentração no sangue pode ser um indicativo de câncer de próstata.

Para um melhor aproveitamento das suas propriedades, recomenda-se o consumo de tomate cru (sozinho, em saladas ou pratos principais) ou em molhos caseiros, evitando o excesso de sal ou temperos artificiais na sua elaboração. Além do tomate, a melancia e os pimentões vermelhos também são uma fonte de licopeno, por isso também são indicados para incluir na alimentação para cuidar da próstata.

Conselhos para cuidar da próstata

Para complementar um regime alimentar que cuide e melhore a saúde da próstata, é recomendado evitar as gorduras saturadas, o açúcar refinado, os embutidos e o álcool em excesso. Além disso, convém fazer exercício regularmente, manter-se hidratado e ir ao médico para fazer um check-up apropriado que descarte qualquer irregularidade no aparelho reprodutor masculino. Se foi útil para você conhecer quais são os alimentos bons para a próstata, talvez esteja interessado em saber também quais são os alimentos bons para os rins.

Alimentos bons para a próstata - Conselhos para cuidar da próstata

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentos bons para a próstata, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
darci batista machaod
quais os alimentos que podem aumentar a prostata. minha prostata varia entre 38 a 40
1 de 4
Alimentos bons para a próstata