Partilhar

Alimentos bons para o fígado

Por Sara Viega. Atualizado: 27 junho 2017
Alimentos bons para o fígado

O corpo elimina as toxinas através do fígado e, por isso, é tão importante prestar atenção na saúde deste órgão vital. Uma das medidas mais eficientes para favorecer o seu bem-estar é seguir uma dieta adequada, na qual se incluam aqueles alimentos que promovam a desintoxicação do fígado e facilitem a expulsão de todas aquelas substâncias nocivas que vão se acumulando e que a longo prazo podem prejudicar a sua função. Se quer saber quais são os alimentos bons para o fígado que deve consumir, preste atenção à seguinte lista que preparamos neste artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Alimentos bons para a próstata
Passos a seguir:
1

Entre os alimentos bons para o fígado encontramos os chamados vegetais crucíferos, como as couves, os brócolis, a couve-flor e o repolho. Todos eles são excelentes para estimular a ativação de enzimas naturais que protegem a saúde do fígado e favorecem a eliminação de toxinas. Além disso, por conterem glucosinolatos podem ajudar o corpo a se livrar de substâncias cancerígenas, por isso são boas aliadas para proteger as células e reduzir o risco de se tornarem células cancerígenas.

Alimentos bons para o fígado - Passo 1
2

Outro vegetal que também pode incorporar à sua dieta para beneficiar o funcionamento do fígado é a alcachofra. Por um lado, proporciona uma ação colerética que favorece o aumento da segregação de bile e isto faz com que seja boa em casos de icterícia ou fígado gordo. Por outro lado, as suas propriedades depurativas são as que a convertem em uma magnífica opção nutricional para expulsar aquelas toxinas e substâncias nocivas que podem dificultar as principais funções do fígado.

Alimentos bons para o fígado - Passo 2
3

Vegetais de folha verde como o espinafre, a acelga, a endívia, a rúcula, também devem estar presentes em uma dieta benéfica para o fígado. Este tipo de alimentos atua no organismo neutralizando os metais pesados que pode chegar a suportar o fígado, eliminando os pesticidas e herbicidas e estimulando o fluxo biliar. Por todos estes motivos, se destacam como uns dos melhores alimentos para limpar o fígado.

Alimentos bons para o fígado - Passo 3
4

Não podemos deixar de mencionar a cenoura e a beterraba, dois alimentos perfeitos para desintoxicar o fígado e absorver os metais pesados que podem comprometer a sua boa saúde. Contêm antioxidante, incluindo betacarotenos e flavonoides, o que é excelente para estimular a função hepática e permitir a purificação e a filtragem do sangue. Pode consumi-las cruas, incluir em suas saladas e inclusive preparar deliciosos sucos naturais com elas como mostramos a você nos seguintes artigos: Como fazer suco de cenoura e Como fazer suco de beterraba.

Alimentos bons para o fígado - Passo 4
5

Além dos anteriores, há um grupo alimentar que também é um autêntico remédio para o fígado, o das frutas. A seguir, damos uma lista para você com as frutas boas para o fígado que pode consumir:

  • Maçã: ao conter pectina, é ideal para liberar toxinas e eliminar metais pesados do corpo. Além disso, ajuda a prevenir a formação de pedras no fígado e nos rins.
  • Pera: o seu elevado conteúdo em água e fibra favorece a secreção de mais sucos gástricos e a depuração do fígado e do pâncreas.
  • Abacate: contribui para a limpeza do fígado porque ajuda na produção de glutationa, um antioxidante essencial para a depuração hepática e a expulsão de toxinas.
  • Laranja, limão e toranja: contêm vitamina C e antioxidantes, os quais favorecem o processo de desintoxicação natural do fígado e ajudam a excretar aquelas substâncias cancerígenas.
  • Morango: proporcionam ácidos orgânicos que protegem o fígado, pois exercem um efeito desinfetante e anti-inflamatório.
Alimentos bons para o fígado - Passo 5
6

Comer alho cru ou incluir nas receitas diárias também é uma boa forma de melhorar a saúde do fígado. Este bulbo branco permite ativar aquelas enzimas do fígado que fazem com que o corpo possa liberar toxinas e, além disso, contém uma alta porcentagem de alicina e selênio, compostos que favorecem a limpeza deste órgão vital.

Alimentos bons para o fígado - Passo 6
7

O azeite de oliva é a base da dieta mediterrânea, a qual está considerada como um dos melhores métodos de alimentação a seguir, e um líquido incrível para aumentar a proteção do fígado perante as toxinas que possam danificá-lo. O seu consumo é bom também para facilitar a contração da vesícula biliar e favorecer que a bile flua de forma adequada através dos condutos do fígado. Outros azeites bons para o fígado são o óleo de linhaça ou o cânhamo.

Alimentos bons para o fígado - Passo 7
8

E a todos os anteriores, pode adicionar outros alimentos benéficos para o fígado que ajudarão você a impedir a retenção de toxinas como:

  • Grãos, como o arroz integral, que melhoram a metabolização das gorduras e a função do fígado.
  • As nozes, porque ao conter L-arginina, glutationa e ácidos graxos ômega 3 permite desintoxicar o fígado de forma mais eficaz.
  • A cúrcuma, pois protege o fígado do dano tóxico e inclusive favorece a regeneração daquelas células danificadas.

Dica: Acesse também esse artigo e descubra quais são os alimentos prejudiciais ao fígado.

Alimentos bons para o fígado - Passo 8

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentos bons para o fígado, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Alimentos bons para o fígado

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
VALMOR FOSSÁ
Tenho 110 de gama gt, o médico me falou para emagrecer, mas não me receitou remédio. Está correto?
ADRIANA
Muito bom todas explicações.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Adriana! Que bom saber que a informação foi do seu agrado! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando nossa página :)
A sua avaliação:
Moni
Gostaria novos comentarios

Alimentos bons para o fígado
1 de 9
Alimentos bons para o fígado

Voltar ao topo da página