Alimentos com ácido hialurônico

Alimentos com ácido hialurônico

O ácido hialurônico é utilizado na cosmética e na reabilitação, pois oferece uma infinidade de benefícios para a pele e também para as articulações. É muito comum vê-lo em produtos de beleza e em complementos alimentares, mas podemos encontrá-lo de forma natural em diversos alimentos. É muito recomendável a sua ingestão de forma natural no nosso dia a dia. Se ainda não conhece os benefícios que este componente traz para o organismo e também não sabe como o obter de forma natural, continue lendo este artigo de umComo.com.br e descubra alguns alimentos com ácido hialurônico que pode adicionar à sua dieta.

Benefícios e usos do ácido hialurônico

O ácido hialurônico faz parte do nosso corpo, sendo encontrado nas células da pele e nas cartilagens. Por isso, seu uso é recomendado por muitos especialistas, seja na cosmética ou na saúde, pois realmente quando existem problemas nas articulações ou na pele, o tratamento com este ácido é uma das melhores opções. Por exemplo, em traumatologia e reabilitação é muito utilizado como complemento alimentar por sua ação como reconstituinte da cartilagem, que também ajuda a fortalecer as articulações e, na cosmética, é usado para regenerar a pele, preencher as rugas e eliminar as linhas de expressão. Convidamos você a ler este artigo se quiser conhecer todos os benefícios do ácido hialurônico para a pele.

O ácido hialurônico ou AH pode ser injetado nas áreas do corpo onde se deseja que atue, como no contorno dos olhos ou dos lábios, pode ser tomado como um suplemento alimentar em cápsulas ou pode ser ingerido na nossa dieta de forma habitual. De seguida, vamos mostrar alguns dos alimentos que contêm mais ácido hialurônico e que ajudam seu corpo a produzi-lo de forma natural. Todos são alimentos saudáveis por muitos outros motivos e são fáceis de conseguir.

Gelatina, um grande portador de AH

Um alimento muito fácil de conseguir em qualquer supermercado, econômico e que contém uma quantidade elevada de ácido hialurônico e colágeno é a gelatina. Outra opção que tem é preparar a gelatina em casa, bem simples de fazer. Pode tomar na sua forma mais conhecida, como em uma sobremesa, ou pode adicionar em diferentes pratos pois também se encontra em carnes gelatinosas como a de porco ou pés de porco.

Carnes brancas e peixes azuis

Existem muitas carnes e peixes com um alto conteúdo de ácido hialurônico. No caso das carnes, as que possuem maior quantidade deste ácido são as carnes brancas como o frango, o peru e o pato. Entre os peixes, os que possuem maior quantidade de ácido hialurônico são os peixes azuis como as sardinhas, as anchovas, o atum e o salmão que, além disso, possuem o famoso e benéfico ômega 3.

Hortaliças com ácido hialurônico

Todas as hortaliças são boas para a nossa saúde, é claro, mas nem todas possuem AH (ou ácido hialurônico) e colágeno, tão necessários para a nossa pele e nossas articulações. Algumas das hortaliças que possuem estes componentes e que são fáceis de encontrar são as batatas e as batatas doces. Incorpore estes alimentos na sua dieta diária e não só obterá este ácido no seu organismo, como também uma infinidade de vitaminas, fibras, potássio e sódio, entre outros componentes necessários.

Alimentos com magnésio

Há muitos alimentos que, apesar de não o possuírem diretamente, ajudam na produção de ácido hialurônico e param a destruição de colágeno no nosso organismo. O magnésio é um elemento ideal para cumprir esta função, por isso, qualquer alimento com um alto teor de magnésio será perfeito para que seu corpo produza AH de forma natural. Alguns dos alimentos que mais magnésio contêm são:

  • Chocolate preto
  • Alperces
  • Tâmaras
  • Soja
  • Vagem
  • Nozes
  • Castanha-de-caju
  • Sementes de girassol
  • Acelgas
  • Espinafre
  • Coentro

Leia este artigo se estiver interessado em conhecer mais alimentos ricos em magnésio.

Beba muita água

Se quiser ajudar seu organismo a absorver bem estes componentes, além de comer estes alimentos ricos em AH, você deve beber muita água. A hidratação dos tecidos é fundamental pois o AH é hidrofílico e precisa de água para atuar no nosso organismo. E claro que, se houver desidratação este ácido não atuará, por isso tente beber por volta de 2 litros de água diários para favorecer a produção e retenção do colágeno e do AH.

Se achou interessante conhecer estes alimentos com ácido hialurônico, talvez goste de ler este artigo que mostra os alimentos ricos em antioxidantes.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentos com ácido hialurônico, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.