Partilhar

Alimentos para a diarreia

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Alimentos para a diarreia
Imagem: tumedico.com.ve

Quando o mal-estar estomacal que nos conduz à diarreia é muito intenso, este costuma impedir que possamos levar uma alimentação regular durante alguns dias. Nestes momentos é importante tomar cuidado para que nosso estômago se recupere de forma eficiente e volte à normalidade, e mesmo que não tenhamos vontade de comer, não é conveniente passar muitas horas sem comer ou ficaremos fracos. Por isso, em umComo.com.br mostramos-lhe alguns alimentos para a diarreia que ajudarão você a se recuperar sem afetar sua saúde.

Também lhe pode interessar: Tratamentos para a diarreia
Passos a seguir:
1

Quando as fezes são frequentes e pouco consistentes, nosso corpo perde muitíssimo líquido, o que pode levar-nos a uma desidratação. Por isso, entre os alimentos para a diarreia, a primeira coisa que não podemos esquecer é de ingerir líquido em abundância, para não ficarmos desidratados.

Beber água é importante, mas se a diarreia for muito intensa você precisará tomar bebidas isotônicas ou soro líquido, que ajudarão a repor os minerais perdidos com a doença.

Alimentos para a diarreia - Passo 1
2

Em caso de diarreia muito forte, recomenda-se suspender todo o tipo de alimentos e beber apenas líquido pelo menos durante 6 horas. Em casos mais severos recomenda-se seguir esta medida durante 24 horas.

Atenção a esta sugestão, pois a hidratação é indispensável e não deve ser suprimida de forma alguma.

3

O principal alimento para a diarreia e mais recomendado é o arroz branco ou a água de arroz. O mesmo deve ser preparado apenas com um pouco de sal, sem óleo ou temperos.

Optando pela água de arroz você deverá comer a cada 2 ou 3 horas. Uma vez que o estômago tiver se recuperado é conveniente acrescentar o arroz branco ingerindo uma pequena porção a cada 3 ou 4 horas.

Alimentos para a diarreia - Passo 3
4

Tolerando bem o arroz após 4 horas de tê-lo ingerido, o mesmo poderá ser misturado com um pouco de frango ou peixe, sempre sem condimento. Estes alimentos são leves e simples para a diarreia, ajudando nosso corpo a se recuperar.

Alimentos para a diarreia - Passo 4
5

Quando nosso estômago estiver melhor podemos acrescentar aos alimentos para a diarreia como a maçã e a pera fervidas, uma alternativa suave e rápida.

Alimentos para a diarreia - Passo 5
6

Enquanto tiver diarreia deverá evitar comer alimentos que prolonguem a digestão ou irritem a mucosa gástrica, por exemplo:

  • Laticínios.
  • Vegetais com alto teor de fibra, pois aumentam a quantidade e frequência das fezes.
  • Frituras.
  • Bolos e alimentos doces.
  • Chocolate.
  • Refrigerantes, sucos embalados e álcool.
  • Condimentos, alimentos muito salgados ou embutidos.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentos para a diarreia, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Alimentos para a diarreia

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Valdemiro de Sousa - naturopata
Para se apurar a causa da ou das diarreia/s, importa fazer exames a todo o aparelho gastrintestinal relacionado com o excesso das fezes moles ou líquidas. A ter sempre em conta o não consumo de alimentos com propriedades laxativas, tais como as hortaliças e os chás diuréticos. Há que distinguir a deiarreia ocasional cuja causa pode estar em alimentos deteriorados ou demasiado laxativos, das diareeias persistentes com difícil diagnóstico. Por isso a necessidade de exames rápidos (no imediato) para se evitarem secuelas maiores.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Olá Valdemiro, muito obrigada por essas informações valeu! ;)

Alimentos para a diarreia
Imagem: tumedico.com.ve
1 de 5
Alimentos para a diarreia

Voltar ao topo da página