Alimentos para aliviar dores musculares

Alimentos para aliviar dores musculares

Acordou com dores musculares? É uma sensação dolorosa na qual parece que não se pode mexer nem um só músculo e que a sua mobilidade fica reduzida de forma quase absoluta. As dores musculares aparecem após ter exercitado alguma parte do corpo de uma forma muito intensa e isto provocou um pequeno rompimento das fibras dos músculos. Quando submetemos o nosso físico a um esforço excessivo e, depois, não fazemos exercícios de alongamento, o mais provável é que no dia seguinte sinta intensas dores musculares.

Esta sensação pode ser aliviada graças aos alimentos, já que os seus nutrientes conseguirão repor algumas deficiências e conseguir restaurar o seu estado de saúde. Por isso, neste artigo de umComo vamos revelar os alimentos para aliviar dores musculares que ajudarão você a se sentir melhor.

Vitamina C

Quando treinamos, gastamos a energia dos alimentos para poder fazer o esforço ao qual submetemos o nosso corpo. Este desgaste faz com que os níveis de vitaminas e minerais diminuam, por isso é essencial que os reponhamos e, assim, consigamos uma recuperação bem mais rápida. A vitamina C é uma das mais adequadas para conseguir restaurar o equilíbrio do nosso corpo, por este motivo, é altamente recomendável tomar um suco natural de laranja e bebê-lo logo ao acordar.

Mas se quer que este suco seja bem mais potente, misture a vitamina C com bromelina (um tipo de proteína) que ajudará você a reduzir as dores musculares. Neste sentido, deve saber que o abacaxi é uma fruta rica em bromelina, portanto, um ótimo suco reparador é o de laranja e abacaxi. Além de ser delicioso, ajudará você a se sentir melhor.

Pimenta caiena

A caiena é uma especiaria ideal para acelerar o nosso organismo e, portanto, conseguirá que a recuperação seja bem mais rápida. Mas, além disso, trata-se de um dos melhores analgésicos naturais que há e, por isso, está aconselhada para aliviar as dores musculares. O motivo é que, ao ingerir pimenta caiena, consegue bloquear a sensação de dor e ajuda a que o corpo se recupere rapidamente, assim, é perfeita para isso.

Este ingrediente está composto por capsaicina, um componente que trabalha sobre as células que transmitem as dores fazendo, assim, com que esta sensação seja reduzida. Para poder se beneficiar das suas propriedades, o melhor é esquentar um copo com água e jogar uma porção pequena de pimenta. Se quiser, pode adicionar um pouco de mel para que o sabor seja mais agradável.

Nutrientes

Restaurar minerais e ácidos graxos é, também, imprescindível para que o nosso corpo possa trabalhar corretamente e superar as dores musculares. Neste sentido, deve saber que os alimentos ricos em magnésio conseguem acelerar a recuperação dos músculos, por isso, recomenda-se ingerir produtos como leite, frutos secos, soja ou vegetais, sobretudo os que têm folha verde (acelgas, espinafre, etc.).

Além disso, os alimentos ricos em Ômega 3 produzem um efeito anti-inflamatório, ideal para poder combater as dores musculares e conseguir reduzir o desconforto. Neste sentido, peixes como o salmão ou as sardinhas, por exemplo, são boas opções, os frutos secos também são ricos neste óleo, bem como a gema de ovo.

Remédios caseiros para as dores musculares

Além da alimentação, deve saber que existem remédios caseiros para as dores musculares e que ajudarão você a reduzir o desconforto, a recuperar a sua mobilidade e a conseguir que melhore mais rápido. Por exemplo, um dos mais eficientes e praticados por todo mundo é aplicar frio na zona onde sente mais dor, desta forma, o efeito analgésico e anti-inflamatório do frio ajudará você a reduzir as dores. Pode aplicar compressas frias ou, se preferir, pode envolver gelo em uma bolsa ou pano e pôr sobre a sua pele. Nunca o faça diretamente pois poderia queimar você!

O tomilho também é uma planta medicinal muito eficiente para aliviar as dores musculares graças ao seu poder anti-inflamatório. Para isso, terá que preparar uma infusão de tomilho e, quando estiver pronta, aplicá-la na banheira. Entre nela e deixe que a água e as propriedades desta planta consigam relaxar os músculos e diminuir o inchaço.

No mesmo sentido, o óleo essencial de lavanda é um relaxante muscular que, de fato, se usa muito nas massagens. Por isso, está indicado para conseguir relaxar o corpo que sofreu de um esforço excessivo e poder, assim, se sentir muito melhor. Para isso, só terá que misturar 5 gotas deste óleo com azeite de oliva e fazer uma suave massagem nas partes do corpo onde sente a dor.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentos para aliviar dores musculares, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.