Partilhar

Alimentos para aumentar as defesas

Alimentos para aumentar as defesas
Imagem: otramedicina.imujer.com

O estresse, o ritmo de vida acelerado e uma má alimentação são alguns dos motivos pelos quais o nosso sistema imunológico se enfraquece e as defesas de nosso organismo baixam. Fortalecer o sistema imunológico é fundamental para se ter um sistema de defesa adequado, evitar o contágio de doenças e levar uma vida saudável. Para isso, a dieta desempenha um papel crucial. Embora saibamos que não seja o único fator a ser considerado, é um aspecto importante do qual não devemos nos descuidar. Manter uma alimentação equilibrada e saudável beneficia consideravelmente as nossas defesas, e com elas a saúde geral do organismo. Se você deseja saber quais são os alimentos que aumentam as defesas do organismo, listamos, neste artigo de umComo.com.br, o que não pode faltar em sua dieta.

Também lhe pode interessar: Como fazer sucos para aumentar as defesas
Passos a seguir:
1

Reduza a gordura

A primeira coisa que devemos fazer para manter uma alimentação saudável e equilibrada é reduzir a quantidade de gordura de nossa dieta. Está comprovado que as dietas ricas em gordura diminuem a capacidade de resposta do sistema imunológico, favorecendo o contágio de doenças.

2

Aumente a quantidade de laticínios fermentados

As bactérias contidas nos laticínios, como o iogurte e leites fermentados, são altamente benéficas para o sistema imunológico, uma vez que ajudam a melhorar as defesas e a reduzir a possibilidade de contrair doenças contagiosas, como a gripe ou o resfriado comum.

Alimentos para aumentar as defesas - Passo 2
Imagem: chil.org
3

Alimentos ricos em vitaminas

As vitaminas A, E, B e C são essenciais para a melhora das defesas imunológicas graças às suas propriedades e funções de proteção das células respiratórias. Os alimentos ricos em vitamina A ajudam a melhorar a imunidade da pele, destacando-se os alimentos vermelhos, como o tomate, a beterraba, os morangos e as cerejas; os vegetais verdes, como o espinafre ou o alface; e outros como a cenoura e a abóbora.

A vitamina E melhora as defesas do organismo graças à sua propriedade antioxidante; por isso, é importantíssimo incorporar à nossa dieta alimentos ricos em vitamina E, como o azeite de oliva, o óleo de girassol ou soja, frutos secos, cereais, germe de trigo, aspargos e hortaliças de folhas vedes.

Dentro do complexo da vitamina B, destacam-se a B1, B2, B5 e B12 para aumentar as defesas imunológicas, sendo encontradas em alimentos, como a levedura de cerveja, cereais, produtos lácteos, carne e fígado, frutas, verduras e legumes, soja, peixe, ovos e leguminosas, principalmente.

A incorporação da vitamina C à nossa alimentação é fundamental para a formação de interferon, proteína necessária para o correto funcionamento do sistema imunológico. É encontrada, principalmente, em cítricos como a laranja, a toranja, o limão, etc., e outros alimentos como morango, kiwi, pêssego, pera, maçã, tomate, damasco, vegetais de folha verde (brócolis, repolho, pimenta...) e nas batatas.

4

Minerais que aumentam as defesas

O zinco, manganês, cobre e selênio são minerais que favorecem a melhora das defesas imunológicas. Sua carência pode provocar a diminuição da atividade bacteriana e debilidade dos anticorpos do sistema imunológico, permitindo a entrada de vírus e agentes tóxicos.

O zinco é encontrado em alimentos como os cereais integrais, mariscos, leguminosas, queijos curados, frutos secos, ovos, laticínios, sementes de abóbora, carnes e peixes.

O manganês e o cobre, em frutos secos e leguminosas, principalmente.

E o selênio é encontrado em alimentos como carne, peixes, ovos, frutas e vegetais, marisco e cereais.

5

Alimentos ricos em ferro

É fundamental ingerir ferro para fortalecer o sistema imunológico e evitar o aparecimento de anemia. São encontrados principalmente em legumes, como ovos, peixe, fígado, carnes e vegetais como os espinafres e as acelgas.

Imagem: elijoestarbien.com
6

Alho e cebola

O alho apresenta importantes propriedades antibacterianas e antivirais; por isso, favorece a cura de infeções e incrementa as defesas imunológicas. Complemente sua dieta com dentes de alho para melhorar o sistema imunológico e proporcionar um toque de sabor aos alimentos.

A cebola, por sua vez, ajuda a combater doenças respiratórias, tais como faringite, laringite ou bronquite. É um potente imunológico natural que não pode faltar em nossa dieta para melhorar as defesas.

7

Além dos alimentos para melhorar as defesas já citados, existem outros que também favorecem o sistema imunológico, como os fungos, cogumelos e o mel. Lembre-se de ingerir pelo menos 2 litros diários de líquidos para fortalecer o funcionamento do sistema imunológico.

Introduza todos estes alimentos em sua dieta e desfrute de uma defesa imunológica potente e uma vida saudável.

Imagem: consultatodo.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentos para aumentar as defesas, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Alimentos para aumentar as defesas

Alimentos para aumentar as defesas
Imagem: otramedicina.imujer.com
Imagem: chil.org
Imagem: elijoestarbien.com
Imagem: consultatodo.com
1 de 4
Alimentos para aumentar as defesas

Voltar ao topo da página