menu
Partilhar

Alimentos para fortalecer os ossos

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Alimentos para fortalecer os ossos
Imagem: cosasdesalud.es

Ter ossos saudáveis e fortes é fundamental em cada uma das etapas de nossa vida e para consegui-lo e prevenir, na medida do possível, doenças como a osteoporose, é importante cuidar da alimentação e incluir dois nutrientes essenciais, o cálcio e a vitamina D. Ambos ajudam a manter os ossos em condições ótimas e asseguram um bom crescimento. Se você quer saber em quais ingredientes você pode encontrá-lo, neste artigo de umComo.com.br mostramos uma seleção dos melhores alimentos para fortalecer os ossos.

Também lhe pode interessar: Como saber se quebrei o pé
Passos a seguir:
1

O leite e restantes produtos lácteos como o iogurte ou o queijo são, como sabemos, uma das principais fontes de cálcio e são essenciais para ter ossos saudáveis e fortes. São preferíveis os produtos lácteos com baixo teor de gordura, pois são mais saudáveis e oferecem a mesma ou maior quantidade de cálcio em relação aos restantes. É recomendável consumir diariamente de 3 a 4 porções de produtos lácteos; é possível complementar ou suprir o leite com iogurte e algumas gramas de queijo. Um produto muito recomendado, hoje em dia, para os intolerantes à lactose, é o leite de soja que, embora não contenha tanto cálcio, é muito rico em vitamina D, essencial para que o corpo absorva o cálcio e para o crescimento dos ossos.

Alimentos para fortalecer os ossos - Passo 1
Imagem: inspirulina.com
2

Entre os peixes azuis, encontramos alguns como o salmão, a sardinha ou o atum que são excelentes para fortalecer os ossos. Seu conteúdo rico em vitamina D e omega 3 torna-os especialmente bons para aumentar a massa óssea, já que favorecem a absorção de cálcio em nosso organismo. São alimentos muito saborosos e saudáveis, por isso não hesite em incluí-los na sua dieta; é possível tomá-los de diferentes maneiras, seja na chapa, marinados ou acompanhados de salada, massa, etc.

Imagem: ellahoy.es
3

Outro alimento que ajuda a manter os ossos fortes é o espinafre. De fato, um prato desse vegetal fornece aproximadamente, 25% da quantidade de cálcio recomendada e também permite usufruir do seu conteúdo rico em fibra, ferro e vitamina A. Da mesma forma, outros vegetais que são bons para cuidar dos ossos são o brócoli, a acelga, o nabo e a couve..

Imagem: hogarutil.com
4

A gema do ovo contém bastante quantidade de vitamina D e, ao ser um dos alimentos que mais facilmente incorporamos em nossa dieta, é um ingrediente que podemos aproveitar para favorecer a densidade óssea e fortalecer os ossos.

Imagem: bellisisima.com
5

Frutos secos como as avelãs e as amêndoas também representam uma fonte rica de cálcio. Além de ser ótimo para a fortalecerem os ossos, proporcionam uma importante contribuição de vitamina E, ferro e proteínas ao nosso organismo, por isso, comê-las sem exagero é uma boa opção para nossa saúde.

Imagem: callebaut.com
6

Outros ingredientes que podemos tomar diariamente e que servirão para termos ossos mais fortes são os cereais como a aveia e trigo. São ideais para tomar com leite, iogurte ou como um componente a mais nas saladas ou outros pratos.

Imagem: ellahoy.es

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentos para fortalecer os ossos, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

Alimentos para fortalecer os ossos
Imagem: cosasdesalud.es
Imagem: inspirulina.com
Imagem: ellahoy.es
Imagem: hogarutil.com
Imagem: bellisisima.com
Imagem: callebaut.com
Imagem: ellahoy.es
1 de 7
Alimentos para fortalecer os ossos

Voltar ao topo da página