Alimentos para melhorar a digestão

Alimentos para melhorar a digestão

Uma boa digestão dos alimentos que se ingerem é fundamental para segregar todas aquelas enzimas necessárias para a boa saúde do organismo e evitar, ao mesmo tempo, sofrer de problemas estomacais, peso, acidez, prisão de ventre, problemas hepáticos, entre outros. É importante moderar, sobretudo, aquelas comidas ricas em gordura que potencializam a acidez e o ardor estomacal, e saber quais alimentos comer para melhorar a digestão quando se é propenso a sofrer de indigestão. Neste artigo de umComo mostramos a você uma lista dos alimentos bons para a digestão e que pode incluir em sua dieta diária sem problema.

Passos a seguir:
1

Iogurte.Este produto lácteo é um dos alimentos mais destacados que ajudam a melhorar a digestão, e isto graças às bactérias que contém, pois contribuem para o equilíbrio da flora intestinal. Trata-se de um alimento probiótico que favorece os movimentos do sistema digestivo e que estimula a produção de mucinas, substâncias que se encarregam de separar os nutrientes para reparar os tecidos.

2

Alcachofra. A alcachofra, além de ser uma verdura com muito poucas calorias, é excelente para problemas digestivos e metabólicos. Seu elevado teor em fibra favorece o trânsito intestinal, permitindo uma melhor digestão dos alimentos, mas também reduzindo os níveis de colesterol no sangue. É também um grande depurativo natural, pois regulariza o intestino e limpa o fígado.

3

Arroz.O arroz, especialmente em sua versão integral, é outro dos melhores alimentos para melhorar a digestão, já que é uma boa fonte de fibra e permite que a absorção de gorduras dos alimentos se realize de forma mais lenta beneficiando, assim, o trânsito intestinal. Além disso, a arroz branco é um dos ingredientes mais recomendados quando se sofre de diarreia, pois ajuda o estômago a se recuperar de forma efetiva e voltar à normalidade.

4

Gengibre. Esta raiz tão utilizada na cozinha oriental, permite melhorar o trânsito intestinal, oferece uma absorção mais lenta dos nutrientes ingeridos e suas propriedades de ajudar a liberar toxinas, convertem-no em um alimento ideal para favorecer o bom funcionamento dos intestinos. E mais, o gengibre acelera o metabolismo e permite que as gorduras se queimem de forma mais rápida, por isso se começou a incluir em muitas dietas para perder peso. No artigo Como emagrecer com gengibre, pode ver de que forma consumi-lo com este objetivo.

5

Carnes brancas. As carnes brancas como o frango ou o peru são muito recomendáveis se você tem digestões difíceis, já que são alimentos que se digerem de forma fácil e, por isso, são excelentes para quando se tem algum tipo de doença gástrica. Por outro lado, as carnes vermelhas tendem a dificultar o processo digestivo e são bem mais gordurosas.

6

Frutas. No grupo alimentar das frutas, encontramos bons aliados para ajudar os intestinos a absorver favoravelmente os nutrientes e, portanto, a manter em perfeito estado a saúde do trato digestivo. Entre todas, destacam-se o abacaxi, a maçã, o limão, a laranja, a banana e o mamão. Uma grande opção para combater problemas de indigestão e evitar incômodas condições como o peso ou a acidez estomacal, é tomar sucos naturais elaborados à base de algumas destas frutas. Se quer descobrir diferentes receitas, convidamos você a visitar o artigo Como fazer sucos para melhorar a digestão.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentos para melhorar a digestão, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.