menu
Partilhar

Alimentos para prevenir a cistite

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Alimentos para prevenir a cistite

Cansado de sempre estar com o incômodo da cistite? Deve saber que, uma vez eliminada a bactéria do seu corpo, existem alguns remédios que podem ajudar você a prevenir que voltem a aparecer e a alimentação é um dos fatores mais importantes para manter o seu corpo limpo e protegido das infecções. Neste artigo de umComo indicamos a você os alimentos para prevenir a cistite para que saiba quais são os mais aptos para ingerir de forma frequente e quais é melhor reduzir o consumo.

Também lhe pode interessar: Causas da cistite
Passos a seguir:
1

É essencial que, se sofre habitualmente de cistite, aumente seu consumo de água diário para conseguir manter o seu organismo limpo e que esteja depurado de bactérias. Por isso, é importante que tome de 1,5 a 2 litros de água todos os dias para conseguir limpar seu organismo e manter as bactérias afastadas, impedindo que se acumulem dentro de você e possam provocar o aparecimento de infecção de urina.

Alimentos para prevenir a cistite - Passo 1
2

Dentro do líquido que se recomenda para prevenir a cistite, o suco de mirtilo se converterá em seu melhor aliado já que é um tipo de fruta que contribui para depurar o sistema urinário. Além disso, o mirtilo contém uma substância que evita que as bactérias fiquem aderidas às paredes da uretra e, portanto, não possam provocar a infecção. Portanto, tomar um copo de suco de mirtilo por dia fará com que seu corpo fique prevenido contra o ataque das bactérias que provocam a cistite.

Alimentos para prevenir a cistite - Passo 2
3

Existe uma série de alimentos para evitar a cistite que, dados os seus componentes, trabalham perfeitamente para evitar que se acumulem as bactérias na uretra e, portanto, se evite a formação da infecção de urina. Em umComo damos a você esta lista:

  • Mirtilos e uvas: como já dissemos anteriormente, o mirtilo contém um componente que ajuda a prevenir que as bactérias fiquem no organismo e, neste sentido, as uvas também têm o mesmo efeito, além de contribuir para que a urina elimine as toxinas que possam ter ficado acumuladas.
  • Cenoura, salsa, couve chinesa e espinafre: estes alimentos são ricos em betacaroteno, um componente que é perfeito para conseguir que o nosso organismo se torne mais forte e fique protegido contra as infecções, sobretudo as que têm a ver com a uretra.
  • Melão, mamão, limão e groselha: tratam-se de alimentos que são ricos em bioflavonoides, um componente que faz com que a vitamina C se absorva melhor, tendo um efeito antibacteriano que contribui para evitar o acúmulo de bactérias e, portanto, que apareçam infecções urinárias.
  • Couve, laranja, pimentão e brócolis: são ingredientes que têm um alto componente em vitamina C e que, como referimos antes, é um nutriente ideal para fortalecer o nosso sistema imunológico e conseguir que estejamos mais prevenidos para possíveis ataques infecciosos. Devido à grande capacidade preventiva que esta vitamina tem, é recomendável que adicione à sua dieta alimentos ricos em vitamina C que fortalecerão seu organismo.
Alimentos para prevenir a cistite - Passo 3
4

Pelo contrário, há outra lista de alimentos que deveria evitar se quer conseguir manter sob controle as infecções de urina. São ingredientes que devido à sua composição e seu alto conteúdo em gordura, fazem com que o organismo possa se infectar mais. São os seguintes:

  • Leite e laticínios: sobretudo aqueles que são mais gordurosos já que impedem que as toxinas se eliminem de forma correta de nosso corpo e, portanto, bactérias possam se acumular e que provoquem o aparecimento da infecção.
  • Carnes gordurosas: o porco, as salsichas, os patês ou os produtos em lata são os que se deve evitar em maior medida devido ao seu alto conteúdo em gordura que impede que se eliminem as toxinas facilmente.
  • Carboidratos processados: todas as massas que sejam brancas devem ser evitadas em uma dieta porque fermentam no estômago e podem criar incômodos durante a sua digestão. Sempre se recomenda que se consumam carboidratos integrais para conseguir ingerir fibra e nutrientes essenciais para o nosso organismo reduzir, assim, a porcentagem de açúcares.
  • Café e álcool: são bebidas que impedem que o organismo elimine facilmente as toxinas.
  • Alimentos fritos e muito gordurosos: tudo aquilo que se cozinhe com muito óleo ou que contenha um alto conteúdo em gorduras (molhos, produtos de confeitaria, etc.) deve ser evitado porque impedem que nosso corpo funcione corretamente. Além disso, introduzem toxinas no corpo que não podem ser eliminadas rápido, podendo provocar o aparecimento da cistite.
Alimentos para prevenir a cistite - Passo 4
5

Também existem alguns remédios caseiros que funcionam perfeitamente para conseguir evitar o aparecimento da cistite. Por exemplo, o bicarbonato de sódio é uma forma muito eficiente para conseguir evitar este tipo de infecção porque tem propriedades que fazem com que as bactérias não consigam aderir às paredes da uretra. Para tomá-lo, só terá que adicionar duas colheres de sopa de bicarbonato em um copo de água e tomar todos os dias logo ao levantar.

A bétula também funciona na perfeição para tratar a cistite, por isso pode tomar uma infusão de bétula e aproveitar assim sua ação antibacteriana, fomentando a expulsão das toxinas já que é uma bebida diurética. Terá que pôr para ferver um pouco de água e jogar folhas secas de bétula; em poucos minutos filtre a bebida e tome a infusão 2 ou 3 vezes ao dia.

Neste artigo de umComo contamos a você como curar a cistite com remédios caseiros se quiser conhecer mais algum.

Alimentos para prevenir a cistite - Passo 5

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentos para prevenir a cistite, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Alimentos para prevenir a cistite
1 de 6
Alimentos para prevenir a cistite

Voltar ao topo da página