Alimentos para reduzir a glicose

Alimentos para reduzir a glicose

As pessoas com diabetes podem ter subidas de açúcar durante o dia, por isso, é importante conhecer quais são os alimentos que podem ajudar a reduzir e a restabelecer os níveis de glicose no sangue. Além da alimentação, também existem alguns chás ou hábitos de vida que o conseguirão manter em um estado de saúde ótimo. Neste artigo de umComo descobrimos para você quais são os alimentos para reduzir a glicose que o ajudarão a ter uma vida saudável.

Passos a seguir:
1

Abacate. É uma das frutas mais indicadas para ajudar a reduzir o açúcar no sangue, pois é rica em ácidos graxos monoinsaturados que ajudam a estabilizar a insulina reduzindo, assim, os níveis de glicose no sangue. Além disso, também é indicado para ajudar a reduzir o risco de sofrer doenças coronárias. A forma de comer abacate é simples: incorpore este ingrediente em sua dieta fazendo saladas ou receitas com abacate que deixarão os seus pratos deliciosos e muito saudáveis.

2

Maçãs. Outra fruta indicada para ajudar a reduzir o açúcar é a maçã, devido ao seu conteúdo em pectina, uma propriedade que ajuda a reduzir a absorção de açúcar e gorduras. Comendo maçãs estamos controlando o açúcar e optando por um estado de saúde equilibrado. Além disso, a maçã é formada por uma grande quantidade de água e contribui para a limpeza do organismo e eliminação de toxinas, perfeita para nos ajudar a perder peso.

3

Nozes. Trata-se do fruto seco com maior quantidade de ácidos graxos Ômega 3, um nutriente que ajuda a reduzir a glicose e a conseguir que a insulina se mantenha estável. Além disso, as nozes também ajudam a que os vasos sanguíneos funcionem melhor, conseguindo assim prevenir doenças cardiovasculares e diabetes. Portanto se quiser reduzir a glicose com a alimentação, não pode deixar de incluir nozes em suas receitas (a quantidade que se recomenda são 2 colheres de sopa por dia).

4

Canela. É um dos melhores alimentos para reduzir a glicose já que se considera que é o que gera uma melhor resposta da insulina à glicose (ou seja, ao açúcar). Tomando canela você consegue que o corpo reduza os níveis de açúcar de forma natural e, além disso, contribui para reduzir o colesterol no sangue. De fato, por sua forma de assimilar a glicose, a canela é um dos temperos mais adequados para ajudar a perder peso; neste artigo de umComo contamos a você como perder peso com chá de canela.

5

Vinagre de maçã. Pode conseguir reduzir o açúcar tomando vinagre de maneira habitual, tanto temperando os seus pratos como, se preferir, dissolvido em água antes de cada refeição. O vinagre funciona porque consegue que os alimentos se mantenham no estômago por mais tempo e, portanto, que a quantidade de açúcar diminua no organismo. Se optar por tomar dissolvido em água lembre-se que se trata de um produto muito ácido e que poderia prejudicar a saúde do seu estômago, por isso faça primeiro um teste de tolerância antes de começar com esta rotina.

6

Legumes. São alimentos ricos em fibra e proteínas e, no entanto, têm uma pouca quantidade de gorduras e calorias. Mas dizemos que são bons para reduzir a glicose por seu alto teor em fibra, já que este nutriente consegue reduzir a absorção de açúcares e, portanto, evita a sua acumulação no sangue. Comendo legumes, as pessoas que sofrem de diabetes certamente não terão as subidas de açúcar após as refeições, graças ao seu conteúdo em fibra.

7

Além destes alimentos para reduzir a glicose, saiba que também pode incorporar na sua vida diária uma série de chás que também são ideais para o açúcar. De seguida, explicamos para você 3 bebidas que o ajudarão neste caso:

  • Chá de laranja: a laranja contém "naringenina", um flavonoide que ajuda na assimilação da insulina. Para fazer esta bebida só terá que colocar para ferver um pouco de água com a casca da laranja; deixar ferver durante 10 minutos e depois coar.
  • Chá de raiz de urtiga: a urtiga consegue aumentar a secreção de insulina e reduzir a glicose, sendo ideal para conseguir reduzir o açúcar em nosso corpo. Terá que colocar a raiz de urtiga em um pouco de água e deixar ferver por uns 10 minutos; coar e já poderá beber.
  • Chá de canela: já dissemos que a canela é um dos melhores alimentos para diminuir o açúcar, por isso, preparar um chá com um pau de canela é ideal. Terá que colocar um pouco de água para ferver com dois ou três paus de canela e depois coar; tome 1 ou 2 xícaras por dia para aproveitar os seus benefícios.
8

Mas não é só através da alimentação que você pode reduzir os níveis de açúcar; também é importante que considere uma série de hábitos que ajudarão o seu organismo a assimilar melhor a glicose e, portanto, a não sofrer esses picos de açúcar depois das refeições. Para reduzir a glicose no sangue pode fazer o seguinte:

  • Exercício físico: quando fazemos esporte conseguimos que as células aproveitem ao máximo a glicose e portanto a que está presente no sangue é reduzida.
  • Reduzir o consumo de açúcar: evidentemente que, se quiser reduzir o açúcar é fundamental que deixe de tomar produtos açucarados como bolos, doces ou refrigerantes.
  • Reduzir as quantidades: outro truque para reduzir a glicose é tomar quantidades menores e comer em diferentes momentos do dia para conseguir regular o açúcar.
  • Alimentos ricos em fibra: já dissemos antes que os legumes são recomendáveis por seu alto teor de fibra mas, no geral, todos os alimentos que sejam ricos neste nutriente conseguem reduzir a absorção do açúcar e, portanto, regular a glicose.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentos para reduzir a glicose, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.