Alimentos para reduzir o estresse

Alimentos para reduzir o estresse
Imagem: esmas.com

A tensão e o estresse muitas vezes parecem se instalar em nossas vidas, mas algumas mudanças em nossos hábitos podem ajudar a relaxar e melhorar o humor. Entre as modificações que podemos fazer, nossa dieta possui um papel fundamental ajudando a conseguir a tão almejada calma à base de ingredientes que diminuem os níveis de tensão em nosso corpo. Quer saber quais são eles? Em umComo.com.br mostramos a você alguns alimentos muito eficientes para reduzir o estresse.

Passos a seguir:
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Acha estranho que alguns alimentos possam reduzir o estresse? Então antes de passar para você a lista de aliados talvez convenha explicar por que a alimentação influencia no estado de ânimo. Existem alimentos considerados estimulantes: eles nos ajudam a aumentar a energia mas em muitos casos potenciam o estresse; um bom exemplo disso são os açúcares processados, o café em excesso ou os refrigerantes.

Por outra parte existem alimentos que nos ajudam a aumentar a produção de neurotransmissores que nos fazem sentir bem, como a dopamina, ou a reduzir os níveis do hormônio cortisol, responsável pela sensação de estar estressado. Por isso o que comemos influencia muito em como nos sentimos.

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Um dos alimentos mais populares e eficientes para reduzir o estresse é o chocolate negro. Devido ao alto teor de antioxidantes que possui, ajuda a promover a liberação de dopamina, um neurotransmissor que melhora o estado de ânimo fazendo a pessoa se sentir mais contente e de bom humor.

Mas lembre-se que é importante que o chocolate seja do tipo negro e que não deve abusar, uma porção diária basta!

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O espinafre não é só um alimento excelente para melhorar o trânsito intestinal, reduzir o colesterol e regular os níveis de açúcar do organismo, mas também é excelente para diminuir o estresse devido à sua quantidade de magnésio, um mineral importante para evitar a depressão. Acrescente-o à sua dieta, em pratos e saladas, e desfrute dos seus múltiplos benefícios.

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Os alimentos ricos em ômega 3 são altamente recomendáveis para diminuir a tensão, pois graças a este ácido graxo essencial é possível reduzir a inflamação e a dor em nosso organismo. Por causa destas mesmas propriedades consegue-se também reduzir o estresse de forma eficiente.

O salmão ou as nozes são ótimas alternativas, mas existem muitas mais que você pode consultar no nosso artigo alimentos ricos em ômega 3.

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Além de ser uma excelente alternativa para se manter acordado, o chá preto também é um dos alimentos recomendados para reduzir o estresse e sem muitas calorias. Seu conteúdo em antioxidantes e aminoácidos influencia na produção de cortisol, diminuindo-a e ajudando a reduzir o nervosismo de forma eficiente.

Se não for sensível à proteína nem tiver nenhum tipo de problema digestivo, como por exemplo o síndrome de intestino irritável, você pode consumir três xícaras de chá preto por dia e desfrutar de seus benefícios.

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Um dos reis dos frutos secos, o pistache também é um dos melhores alimentos para reduzir o estresse, pois sua quantidade de ácidos graxos essenciais ajuda a melhorar o humor da pessoa e aumentar a sua boa disposição. Além disso é o fruto seco menos gorduroso e calórico que podemos encontrar, portanto é uma excelente alternativa. Mas lembre-se que só deve consumir um punhado por dia, de preferência sem sal.

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A vitamina C é uma excelente aliada para diminuir o nervosismo, pois além de manter o sistema imunológico saudável ajuda a diminuir os níveis de cortisol, fazendo a pessoa se sentir menos estressada e mais saudável. Incorpore na sua dieta alimentos ricos em vitamina C como o kiwi, morangos, laranjas, brócolis, pimentões ou cenouras.

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Outros alimentos que convém acrescentar na sua alimentação diária e que são favoráveis para reduzir o estresse são:

  • Peixes azuis como a sardinha ou o atum, devido ao seu conteúdo de ácidos graxos
  • A aveia, pois estimula a liberação de serotonina que ajuda a ficar de bom humor e a controlar a ansiedade pela comida.
  • O abacate, que graças ao seu teor de gordura monoinsaturada é excelente para diminuir o nervosismo.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

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