Alimentos que ajudam a aliviar a cólica menstrual

Alimentos que ajudam a aliviar a cólica menstrual

Para muitas mulheres, o período menstrual é marcado, principalmente, por fortes dores que podem até mesmo atrapalhar as atividades que precisam executar no dia a dia. Embora existam alguns remédios que o podem ajudar nessa hora, o melhor é apostar em dicas mais saudáveis para controlar as cólicas. Para saber quais são os alimentos que ajudam a aliviar a cólica menstrual vejas as informações que o umComo.com.br tem para dar sobre o assunto.

Passos a seguir:
1

Ter uma alimentação saudável e equilibrada pode ajudar muito a reduzir as dores comuns que as mulheres sentem enquanto estão menstruadas. As cólicas ocorrem porque o endométrio, percebendo que não será útil dessa vez para o início de uma gestação, libera uma substância chamada prostaglandina, que tem a função de contrair o útero para eliminar o endométrio do organismo. Assim, as cólicas são o resultado das contrações dos nervos e dos vasos sanguíneos do útero. Portanto, os principais alimentos que ajudam a aliviar a cólica menstrual são os com propriedades anti-inflamatórias ou com componentes que reduzem as contrações.

2

Entre os alimentos com propriedades anti-inflamatórias estão os ricos em ácidos graxos, sendo que nesse grupo se destacam os peixes, como o salmão e o atum, as sementes, como de linhaça e chia, o azeite de oliva, o abacate e as oleaginosas, como castanhas, amêndoas, nozes, amendoim, pistache e outras. No entanto, o mais indicado é manter esses alimentos de forma constante no cardápio e não apenas quando estiver menstruada. Entre outros motivos, porque essas opções são extremamente saudáveis, sendo que as gorduras boas ajudam no controle dos hormônios e na absorção dos nutrientes.

3

Os laticínios também ajudam a combater as cólicas comuns durante a menstruação e o principal motivo é pelo fato de serem fontes de cálcio. Esse nutriente se torna escasso ao longo do período menstrual, sendo que ele consegue diminuir as contrações musculares, uma vez que atua diretamente sobre os músculos do útero. Leite, queijo e demais alimentos ricos em cálcio possuem a vantagem extra de evitar o inchaço, bastante frequente nesse período. Nesse sentido, o brócolis é outro aliado, uma vez que esse vegetal também é rico em cálcio, inclusive, no seu tronco.

4

Outro alimento que ajuda a reduzir as contrações são as sementes de abóbora, sendo que é o magnésio que possui o responsável pela redução da atividade dos músculos do útero. Já o arroz integral está na lista dos alimentos com propriedades anti-inflamatórias, graças à vitamina D que possui. Já que os ovos também são ricos nessa vitamina são outras opções a entrar na lista de aliados ao combate às cólicas, bem como os peixes, inclusive, a anchova. Além dos alimentos que batalham com as cólicas diretamente, existem outros que ajudam reduzindo o inchaço do período menstrual.

Dica: Acesse também esse artigo para saber como parar a cólica imediatamente!

5

Esses alimentos também são diuréticos e ajudam a digestão, pois se tratam de hortaliças e frutas. Nesse sentido, as opções mais eficientes são as laranjas, que possuem o benefício extra de contar com vitamina B1, um nutriente que ajuda a combater a dor, e o pepino, extremamente diurético. Outras frutas com grande poder de eliminar o excesso de líquido acumulado e o consequente inchaço são abacaxi, melão, melancia, maçã, pera e morango. Já entre as hortaliças destacam-se a folha da couve, salsa, salsão, rúcula, alface, espinafre e agrião.

Veja também: Tudo o que você precisa saber sobre Livia para cólicas menstruais

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentos que ajudam a aliviar a cólica menstrual, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.