Partilhar

Alimentos que ajudam a controlar a ansiedade

Por Nicolas Santos. Atualizado: 5 agosto 2019
Alimentos que ajudam a controlar a ansiedade
Imagem: noticias.adventistas.org

A ansiedade está mais do que imaginamos presente na nossa vida, podendo atuar em diferentes graus, desde a leve, quase imperceptível, até a grave, que obriga o indivíduo a buscar tratamento especializado. A ansiedade pode nos impedir de tomar decisões, nos confundir, paralisar diante das situações, tornar-nos inválidos. Ela existe não só em diferentes níveis mas também atua em diferentes em diferentes esferas, pode ser aquela que te faz ter medo de viajar de avião como aquela que não te deixa controlar a fome, ou até mesmo te tormentar antes de uma prova escolar.

No entanto, existem diversas formas de se tratar a ansiedade, com medicamentos, dietas, terapia ou relaxamento. Neste artigo, em especial, umcomo apresenta alguns dos alimentos que ajudam a controlar a ansiedade, para te ajudar nas horas de fome.

Também lhe pode interessar: Alimentos que ajudam a estudar
Passos a seguir:
1

Bananas, triptofano e serotonina:

O IPANF realizou uma pesquisa que pode nos indicar mais um dos benefícios da banana: a fruta, devido ao alto teor de triptofano, pode reduzir os sintomas da ansiedade por favorecer a produção de serotonina no nosso corpo.

Alimentos que ajudam a controlar a ansiedade - Passo 1
2

Vitamina C e frutas cítricas:

As frutas cítricas são sempre ricas em quantidades de vitamina C, esta, ajuda a reduzir as secreções de cortisol, que é um hormônio resultado do trabalho da glândula adrenal contra a ansiedade e estresse. Desta forma, o hormônio liberado, que melhora o funcionamento do sistema nervoso, aumenta a sensação de bem estar.

Alimentos que ajudam a controlar a ansiedade - Passo 2
Imagem: proemagrecerrapido.com
3

Ovos e derivados do leite:

Estes também são boas fontes de triptofano e ajudam a produzir a serotonina, nosso hormônio da felicidade, que produz a sensação de bem estar. Portanto, deve-se consumir apenas derivados de leite magro, pois a gordura, encontrada em demasia no leite gordo e derivados, favorece o estado de estresse e ansiedade do ser.

Alimentos que ajudam a controlar a ansiedade - Passo 3
4

Cereais e outas fontes de carboidratos:

Os carboidratos, ao serem quebrados, tornam-se açúcar de diferentes tipos, fornecendo energia e melhorando a disposição. Exemplos de alimentos ricos em carboidratos são: Os pães, arroz, uvas, batata, feijão, cereais integrais, etc.

Alimentos que ajudam a controlar a ansiedade - Passo 4
5

Carne magra e peixes:

As carnes magras e peixes contém, além do triptofano, vitamina B3, magnésio e taurina, entre as substâncias que podem reduzir estados de estresse e ansiedade no nosso organismo. Estas, em conjunto, melhoram o funcionamento dos nossos nervos, além de produzir serotonina quando o triptofano se combina com a vitamina B3.

Alimentos que ajudam a controlar a ansiedade - Passo 5
6

Mel e derivados:

O mel ajuda o corpo humano a produzir quantidades elevadas de serotonina, melhorando o humor.

Alimentos que ajudam a controlar a ansiedade - Passo 6
7

Maçãs:

As maçãs são frutas ricas em vitaminas do tipo A, B1, B2, B6, C e Zinco, além dos minerais como o magnésio e selênio, fibras e carboidratos. Combate a ansiedade e ainda te deixa mais relaxado.

Alimentos que ajudam a controlar a ansiedade - Passo 7
8

Jabuticaba:

A frua é rica em carboidratos e fornece energia. Possui uma série de vitaminas, a maior parte deles pertencem ao complexo B, que podem agir como antidepressivos ao melhorar o bem estar. A jabuticaba também é rica em vitamina C e ferro.

Alimentos que ajudam a controlar a ansiedade - Passo 8
9

Espinafre:

O espinafre trabalha como um faxineiro do teu organismo, eliminando as substâncias oxidantes que são descarregadas pelo nosso cérebro constantemente. Isto acontece porque o cérebro precisa de muita energia para trabalhar bem, e, resultado deste consumo são os resíduos químicos oxidantes.

Alimentos que ajudam a controlar a ansiedade - Passo 9
10

Chocolate:

Por último, mas não menos importante, o chocolate, que é rico em açúcares e flavonoides, substância antioxidante. Ajuda na produção de serotonina e fornece uma sensação de bem estar, reduzindo a ansiedade, depressão, e melhorando o humor.

Veja também:

Alimentos que ajudam a controlar a ansiedade - Passo 10

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentos que ajudam a controlar a ansiedade, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Alimentos que ajudam a controlar a ansiedade

O que lhe pareceu o artigo?

Alimentos que ajudam a controlar a ansiedade
Imagem: noticias.adventistas.org
Imagem: proemagrecerrapido.com
1 de 11
Alimentos que ajudam a controlar a ansiedade

Voltar ao topo da página