Partilhar

Alimentos que ajudam a perder peso

Alimentos que ajudam a perder peso

O conceito de "fazer regime" como conhecemos na forma mais comum não é o mais saudável do mundo. Ou seja, se faz uma dieta durante um mês e depois para, o efeito rebote fará com que ganhe peso, inclusive mais do que tinha antes de começar! Por isso, o melhor é não fazer nenhuma dieta estrita específica, mas sim adquirir hábitos saudáveis de alimentação que possa seguir para sempre. No entanto, se em algum momento quiser queimar calorias a mais, em umComo apresentamos a você os alimentos que ajudam a perder peso. Mas lembre-se que eles devem estar dentro de uma alimentação equilibrada, já que caso contrário não farão o mesmo efeito. Se além disso você complementar com um pouco de exercício todos os dias, será perfeito!

Também lhe pode interessar: Como perder peso com kiwi

Fruta e verdura

Sim, estamos até cansados de ouvir que temos que comer muito mais fruta e verdura do que a maioria de nós come. Mas quem diz isso tem toda a razão! Tanto as frutas como as verduras são ricas em fibra, por isso ajudam a manter uma atividade intestinal adequada.

A fruta, ainda que contenha açúcar, tem uma magnífica relação entre calorias e saciedade, pois pode encher facilmente com pouca quantidade, e é isso o que precisamos se queremos perder peso. Uma das frutas com mais propriedades para emagrecer é o abacaxi, adicione-o à sua dieta sem falta.

As verduras quase que precisam de um mundo à parte pela sua grande variedade, por isso vamos separá-las em dois grandes grupos:

  • As verduras crucíferas como o brócolis, a couve-flor, o repolho e couve-de-bruxelas. Estes alimentos têm muita fibra mas também contêm proteína, por isso são muito saciantes.
  • As verduras de folha verde, como a alface, repolho, espinafre ou acelgas. Atreva-se a preparar pratos originais com estas verduras! São muito baixas em calorias e em carboidratos, portanto são perfeitas e devem estar na nossa lista de alimentos bons para perder peso.
Alimentos que ajudam a perder peso - Fruta e verdura

O limão, o nossa aliado surpresa

Devemos prestar atenção especial ao limão, porque ele tem muitos mais benefícios do que poderíamos imaginar e uma das suas principais propriedades é a de ajudar a emagrecer. Este alimento é uma fonte muito importante de vitamina C e acelera a função metabólica do nosso organismo. Um suco de limão em jejum é uma ideia magnífica para desintoxicar o corpo e para começar a perder peso desde a primeira hora da manhã.

Para o resto do dia, adicione limão em todas as receitas que puder. Dá sempre um toque de sabor e, quase sem querer, ajuda-nos a perder peso. Mas lembre-se: sempre dentro de uma dieta equilibrada!

Alimentos que ajudam a perder peso - O limão, o nossa aliado surpresa

Os ovos: vamos desvendar alguns mitos

Os ovos nunca foram muito bem considerados entre os alimentos bons para perder peso, no entanto, devemos esquecer isso. Este alimento contém muita vitamina B12, por isso controla o metabolismo e ajuda na perda de peso. Além disso o ovo sacia muito rápido, que é o segredo para emagrecer.

Ainda que possa incluir o ovo em sua dieta, não o coma frito, porque o efeito será o contrário por ter muito óleo. Você pode fazer ovo cozido ou simplesmente ingerir a clara do ovo.

Alimentos que ajudam a perder peso - Os ovos: vamos desvendar alguns mitos

Carnes magras: frango e peru

Com a quantidade de receitas que existem de frango e peru, nunca se vai cansar destes alimentos, que farão você esquecer de outros menos saudáveis como a carne de porco. Eles têm muito pouca gordura e contêm proteínas, e estudos científicos demonstram que a sua ingestão pode reduzir o desejo de comer em até 60%. É um truque perfeito!

Lembre-se que deve cozinhar tirando a pele e com muito pouco azeite. Inclusive pode fazer grelhado, para dar um toque de sabor a estas carnes sem praticamente usar óleo.

Alimentos que ajudam a perder peso - Carnes magras: frango e peru

Entre os melhores peixes: o salmão

O peixe sem gordura também é um dos melhores alimentos para perder peso, mas entre os melhores destaca-se o salmão. Ele encontra-se na família dos peixes como a truta, a cavalinha, as sardinhas e os arenques, que são peixes muito ricos em gorduras saudáveis e proteínas.

Além disso, com o salmão acontece como com o ovo: sacia muito rapidamente graças às suas propriedades. Por isso, se escolher o salmão, por exemplo, no almoço, poderá reduzir consideravelmente o seu apetite e diminuir a quantidade de alimentos no resto das refeições.

Alimentos que ajudam a perder peso - Entre os melhores peixes: o salmão

Não se esqueça dos legumes

Os legumes contêm bastantes quantidades fibra e proteína, por isso também pode adicionar sem problema em uma dieta para perder peso. No entanto, tem que pensar bem no que acompanha os legumes, porque às vezes temos tendência a enriquecer com alimentos como carne de porco, chouriço, linguiça ou alimentos similares, e é um grave erro se o que queremos é perder alguns quilos.

Entre todos os legumes, os mais recomendáveis para emagrecer são as lentilhas e o feijão.

Alimentos que ajudam a perder peso - Não se esqueça dos legumes

Beber água em abundância

Nunca se esqueça da água: ela é fundamental se quiser perder peso. Beba toda a água que puder, uns dois litros ou dois litros e meio por dia é o ideal. Não obstante, se tanta água faz você se sentir pesada, pode substituir alguns copos de água por chás sem açúcar. E se encontrar algum que gostar e que além do mais tiver propriedades para emagrecer devido aos ingredientes que contém, melhor ainda! No seguinte artigo ajudamos você a descobrir Quais são os melhores chás para emagrecer.

Alimentos que ajudam a perder peso - Beber água em abundância

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentos que ajudam a perder peso, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Alimentos que ajudam a perder peso

1 comentário
FELICIO MORBI FILHO
Excelente
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Felicio! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)

Alimentos que ajudam a perder peso
1 de 8
Alimentos que ajudam a perder peso

Voltar ao topo da página