Partilhar

Alimentos que aumentam a fertilidade feminina

Por Redação umCOMO. Atualizado: 3 julho 2019

Algumas mulheres conseguem ficar grávidas com muita facilidade e outras nem tanto. Estas últimas costumam tentar desesperadamente qualquer remédio milagroso que prometa uma gravidez imediata. Mas a verdade é que para que a fecundação aconteça, muitos fatores intervêm e um dos mais importantes é a alimentação.

Quando a mulher mantém uma dieta saudável rica em nutrientes, vitaminas, proteínas e minerais, o corpo obtém tudo o que precisa para que uma gravidez se produza saudavelmente. O sobrepeso ou a ingestão excessiva de gorduras e açúcares pode afetar a fertilidade feminina, portanto para ficar grávida é necessário manter uma dieta equilibrada e incorporar certas comidas à alimentação. Conheça aqui, em umComo, quais são os alimentos que aumentam a fertilidade feminina.

Também lhe pode interessar: Como aumentar a fertilidade feminina
Passos a seguir:
1

Entre os alimentos que aumentam a fertilidade feminina encontramos as nozes, que intervêm de forma positiva em diferentes funções do organismo. Por exemplo, as nozes ajudam a controlar o nível de insulina no sangue e sabe-se que quando a mulher tem uma produção excessiva de insulina, formam-se cistos nos ovários que muitas vezes impedem a fertilização do óvulo. Da mesma forma, o consumo de nozes aumenta a ovulação, permitindo aumentar a probabilidade de gravidez.

Alimentos que aumentam a fertilidade feminina - Passo 1
2

Segundo estudos científicos, a proteína animal aumenta a fertilidade feminina. Mas não se trata de qualquer proteína. O recomendável quando deseja ficar grávida é aumentar o consumo de frango, pois é uma proteína bem mais saudável que a carne de vaca e contém altos níveis de ferro. O frango grelhado ou ao vapor é uma opção saudável para perder peso quando a causa da infertilidade feminina são os quilos a mais.

3

O consumo de antioxidantes é fundamental para aumentar a fertilidade feminina, pois ajuda a reverter o efeito dos radicais livres no organismo, que podem ser responsáveis por problemas hormonais em algumas mulheres. São muitos os alimentos ricos em antioxidantes, mas alguns deles são o alho, os frutos vermelhos, o kiwi, o abacate e as frutas cítricas.

4

O cálcio é fundamental para o desenvolvimento da gravidez, por isso os lácteos ou alimentos ricos em cálcio permitem aumentar a fertilidade feminina. O consumo de cálcio permite, além de ter ossos fortes, otimizar as funções do órgão reprodutor feminino, fazendo com que tudo esteja em melhores condições para que se produza a gravidez.

5

Os ovos também fazem parte dos alimentos que aumentam a fertilidade feminina. É que os ovos contêm altas quantidades de vitamina B, que possui um papel fundamental na saúde reprodutiva, como o aumento na absorção do ácido fólico, substância necessária para o correto desenvolvimento do feto.

6

O consumo de Ômega 3 é muito importante para o funcionamento do organismo, já que o corpo não o produz. Este ácido graxo ajuda a aumentar a fertilidade feminina graças à tarefa de equilibrar a produção hormonal e manter os ovários saudáveis. São muitos os alimentos ricos em Ômega 3, mas alguns deles são: o salmão, os frutos do mar, as sardinhas e o brócoli.

7

O consumo de alimentos ricos em fibra também ajuda a aumentar a fertilidade feminina. A fibra ajuda a compensar a síndrome de ovários policísticos, uma das causas mais comuns de infertilidade feminina. Além disso, a fibra favorece o trânsito intestinal e absorve a gordura do fígado, permitindo desintoxicar o organismo naturalmente e ajudar na perda de peso.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentos que aumentam a fertilidade feminina, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Alimentos que aumentam a fertilidade feminina

1 de 5

Voltar ao topo da página