Alimentos que causam dor de cabeça

Alimentos que causam dor de cabeça

As causas da dor de cabeça são muito variadas e podem ser um sintoma de algum outro problema oculto, de visão, sinusite, pressão alta, ou devido a coisas quotidianas, como por exemplo a alimentação. Quem é propenso a sofrer de cefaleias ou sofre delas com frequência, além de ir a um especialista para determinar as causas deste incômodo, deverá revisar a sua dieta e eliminar os alimentos que, potencialmente, possam causar as dores. Não sabe quais são? Então continue lendo porque em umComo.com.br revelamos a você quais são os alimentos que causam dor de cabeça.

A importância de ir ao médico

Como as dores de cabeça frequentes podem ter muitas causas, consultar um especialista é muito importante para determinar se estamos com alguma doença ou se são os nossos próprios hábitos e a nossa propensão genética.

Se sofre de enxaqueca ou cefaleias frequentes, cuidar da sua dieta é imprescindível, pois muitos alimentos aumentarão notavelmente as possibilidades de sofrer dores de cabeça. Preste atenção e modere a ingestão dos seguintes ingredientes.

Queijos curados

Devido ao seu alto conteúdo em tiramina, um aminoácido que provoca a dilatação dos vasos sanguíneos, os queijos curados estão entre os principais alimentos que produzem dor de cabeça e portanto a sua ingestão deve ser limitada durante as dores de cabeça e enxaquecas; também deve ser evitado quando estamos mais sensíveis a sofrer essas dores, por exemplo em momentos de muito estresse, insônia ou durante o ciclo menstrual no caso das mulheres.

Queijos como o cheddar, o manchego, os azuis, o gorgonzola ou parmesão devem ser evitados, sendo preferível ingerir queijos frescos e não curados.

Álcool

O álcool é um conhecido vasodilatador, mas bebidas como o vinho, a cerveja ou o vermute também contêm tiramina e favorecem as dores de cabeça. Perante um episódio de enxaqueca ou dor de cabeça, as bebidas alcoólicas devem ser limitadas por completo pois favorecem a desidratação, o que aumenta a dor.

Alimentos com cafeína

A cafeína, além de ser um potente estimulante, também é um vasodilatador, por isso quando temos ou somos propensos a ter dores de cabeça, todos os ingredientes que a contenham aumentarão o nosso mal-estar.

Por isso se recomenda limitar a ingestão de:

  • Café;
  • Chá;
  • Refrigerantes com cafeína;
  • Chocolate;
  • Chá mate;
  • Guaraná.

Veja também: Por que sinto dor de cabeça depois de comer doce?

Produtos de soja

A soja e os produtos derivados deste vegetal também entram na lista de alimentos que causam dor de cabeça devido ao seu conteúdo em nitritos, outra substância que favorece o mal-estar. Por isso se recomenda controlar o consumo de:

  • Molho de soja;
  • Bebidas de soja;
  • Tofu;
  • Soja seca ou fresca.

Frutos secos

À exceção das passas, os frutos secos têm tiramina portanto não se recomendam para pacientes com dores de cabeça frequentes. Apesar de terem muitos benefícios gerais para a saúde, as nozes, amendoins, nozes de macadâmia, avelãs e amêndoas podem aumentar as dores causadas pela cefaleia, sendo recomendável manter a dieta na linha!

Embutidos

Devido ao seu conteúdo em conservantes e sal, assim como acontece com os queijos curados, os embutidos não são recomendáveis quando sofremos de enxaqueca e dores de cabeça pois podem aumentar o mal-estar, portanto é melhor limitar a sua ingestão ao máximo.

Outros alimentos que causam dor de cabeça

Além dos ingredientes mencionados anteriormente, outros que causam dor de cabeça são:

  • Alimentos em conserva e em molho;
  • Alimentos pré-cozidos;
  • Temperos e sopas em pó;
  • Adoçantes.

Agora já sabe quais os alimentos que deve manter distantes quando não estiver bem; além disso em umComo damos a você algumas sugestões para se desfazer rapidamente das dores, por isso convidamos você a ler estes artigos:

  • Truques para tirar a dor de cabeça
  • Remédios caseiros para a dor de cabeça
  • Como evitar a enxaqueca

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentos que causam dor de cabeça, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.