Partilhar

Alimentos que causam enxaqueca

Por Sara Viega. Atualizado: 11 junho 2018
Alimentos que causam enxaqueca

A enxaqueca é um tipo de dor de cabeça que pode ser tão intensa a ponto de causar outros sintomas importantes como náuseas, visão turva, tonturas, sensibilidade à luz e ao som. Muitas vezes a dor pode ser tão pulsante que se concentra em um só lado da cabeça e se espalha até ao centro do olho. Ainda que a enxaqueca seja um resultado de uma atividade cerebral anormal, sabe-se que existem hábitos que a podem piorar. Por exemplo, fumar, estar muito tempo no computador, não controlar o estresse e não fazer exercícios podem produzir esta condição; também existem alimentos que causam enxaqueca. Conheça quais são eles neste artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Alimentos que causam dor de cabeça
Passos a seguir:
1

Entre os alimentos que causam enxaqueca se encontra o café. É verdade que a cafeína tem a propriedade de diminuir a dor de cabeça, porém quando falamos de enxaqueca existem pessoas para as quais isso funciona e outras que pioram. Ingerir café de forma moderada é o segredo para evitar que apareçam as enxaquecas, já que quando bebe café em excesso a dor é quase garantida. Lembre-se: a cafeína não tem o mesmo efeito como ingrediente de um medicamento que como parte do café.

Alimentos que causam enxaqueca - Passo 1
2

É um pesadelo, já sabemos, mas o chocolate é um dos alimentos que pode propiciar a condição da enxaqueca. Tem mais: não se trata especificamente do chocolate mas de qualquer comida ou receita que contenha cacau; isso se deve a que o cacau no corpo é capaz de fazer com que os vasos sanguíneos se contraiam e a dor apareça.

Veja também: Por que tenho dor de cabeça depois de comer doce?

Alimentos que causam enxaqueca - Passo 2
3

As bebidas alcoólicas também têm a propriedade de provocar uma enxaqueca em tempo recorde. No entanto, dentro de todas as opções existentes no mercado o que mais deve evitar é o vinho tinto, pois além de atuar diretamente na pressão arterial, contém uma substância conhecida como aminoácidos de tiramina que, junto com os fenóis da uva, causa dores de cabeça intensas.

Alimentos que causam enxaqueca - Passo 3
4

A tiramina, como dissemos no ponto anterior, é um dos principais desencadeantes de enxaqueca, portanto é preferível evitar qualquer alimento que a contenha. No geral, os alimentos com tiramina são fermentados, pois este processo facilita a formação deste aminoácido. Então podemos dizer que a cerveja é um alimento que aumenta as chances de enxaqueca, assim como o queijo, limões, goiabas, laranjas e amoras.

Alimentos que causam enxaqueca - Passo 4
5

Se não quiser ter enxaqueca afaste de sua vista qualquer pizza, pois além de conter queijo, que já dissemos que é um alimento rico em tiramina, normalmente vem acompanhada de azeitonas, que também é um dos alimentos que causa enxaqueca. Esta combinação é letal para qualquer pessoa sensível às dores de cabeça.

6

Não tem que ser celíaco para que o glúten seja o seu inimigo. As pessoas que sofrem de enxaqueca também encontram no glúten um causador potencial de mal-estar, pois é rico em tiramina e pode desencadear dores intensas. Da mesma forma (lamentamos que a lista seja cada vez mais longa): cuidado com os frutos secos!

Alimentos que causam enxaqueca - Passo 6
7

Por último, lembre-se que toda carne que tenha sofrido um processo de transformação de fermentação, que seja defumada, marinada, curada ou enlatada é capaz de transformar a sua composição original, produzir tiramina e causar enxaqueca. Evite o fígado em todas as suas versões.

8

Por outro lado, recomendamos que leia o artigo Como se alimentar para prevenir a enxaqueca e ficar por dentro de quais ingredientes ajudarão você a combatê-la.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentos que causam enxaqueca, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Alimentos que causam enxaqueca

O que lhe pareceu o artigo?

Alimentos que causam enxaqueca
1 de 6
Alimentos que causam enxaqueca

Voltar ao topo da página