Partilhar

Alimentos que causam enxaqueca

Por Sara Viega. Atualizado: 11 junho 2018
Alimentos que causam enxaqueca

A enxaqueca é um tipo de dor de cabeça que pode ser tão intensa a ponto de causar outros sintomas importantes como náuseas, visão turva, tonturas, sensibilidade à luz e ao som. Muitas vezes a dor pode ser tão pulsante que se concentra em um só lado da cabeça e se espalha até ao centro do olho. Ainda que a enxaqueca seja um resultado de uma atividade cerebral anormal, sabe-se que existem hábitos que a podem piorar. Por exemplo, fumar, estar muito tempo no computador, não controlar o estresse e não fazer exercícios podem produzir esta condição; também existem alimentos que causam enxaqueca. Conheça quais são eles neste artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Alimentos que causam dor de cabeça
Passos a seguir:
1

Entre os alimentos que causam enxaqueca se encontra o café. É verdade que a cafeína tem a propriedade de diminuir a dor de cabeça, porém quando falamos de enxaqueca existem pessoas para as quais isso funciona e outras que pioram. Ingerir café de forma moderada é o segredo para evitar que apareçam as enxaquecas, já que quando bebe café em excesso a dor é quase garantida. Lembre-se: a cafeína não tem o mesmo efeito como ingrediente de um medicamento que como parte do café.

Alimentos que causam enxaqueca - Passo 1
2

É um pesadelo, já sabemos, mas o chocolate é um dos alimentos que pode propiciar a condição da enxaqueca. Tem mais: não se trata especificamente do chocolate mas de qualquer comida ou receita que contenha cacau; isso se deve a que o cacau no corpo é capaz de fazer com que os vasos sanguíneos se contraiam e a dor apareça.

Veja também: Por que tenho dor de cabeça depois de comer doce?

3

As bebidas alcoólicas também têm a propriedade de provocar uma enxaqueca em tempo recorde. No entanto, dentro de todas as opções existentes no mercado o que mais deve evitar é o vinho tinto, pois além de atuar diretamente na pressão arterial, contém uma substância conhecida como aminoácidos de tiramina que, junto com os fenóis da uva, causa dores de cabeça intensas.

4

A tiramina, como dissemos no ponto anterior, é um dos principais desencadeantes de enxaqueca, portanto é preferível evitar qualquer alimento que a contenha. No geral, os alimentos com tiramina são fermentados, pois este processo facilita a formação deste aminoácido. Então podemos dizer que a cerveja é um alimento que aumenta as chances de enxaqueca, assim como o queijo, limões, goiabas, laranjas e amoras.

5

Se não quiser ter enxaqueca afaste de sua vista qualquer pizza, pois além de conter queijo, que já dissemos que é um alimento rico em tiramina, normalmente vem acompanhada de azeitonas, que também é um dos alimentos que causa enxaqueca. Esta combinação é letal para qualquer pessoa sensível às dores de cabeça.

6

Não tem que ser celíaco para que o glúten seja o seu inimigo. As pessoas que sofrem de enxaqueca também encontram no glúten um causador potencial de mal-estar, pois é rico em tiramina e pode desencadear dores intensas. Da mesma forma (lamentamos que a lista seja cada vez mais longa): cuidado com os frutos secos!

7

Por último, lembre-se que toda carne que tenha sofrido um processo de transformação de fermentação, que seja defumada, marinada, curada ou enlatada é capaz de transformar a sua composição original, produzir tiramina e causar enxaqueca. Evite o fígado em todas as suas versões.

8

Por outro lado, recomendamos que leia o artigo Como se alimentar para prevenir a enxaqueca e ficar por dentro de quais ingredientes ajudarão você a combatê-la.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentos que causam enxaqueca, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Alimentos que causam enxaqueca

Alimentos que causam enxaqueca
1 de 6
Alimentos que causam enxaqueca

Voltar ao topo da página