Alimentos que causam mau cheiro no corpo

Alimentos que causam mau cheiro no corpo

O café, as especiarias, a carne vermelha ou a cebola são apenas alguns dos alimentos que causam mau cheiro corporal. O motivo pelo qual isso ocorre é porque estes ingredientes, ao serem digeridos em nosso estômago, produzem um desequilíbrio no pH do estômago e, portanto, nosso corpo o libera para poder recuperar a estabilidade orgânica. Esta liberação é feita através das glândulas sudoríparas e, portanto, pode modificar o nosso cheiro corporal, principalmente o do suor e o do hálito. Neste artigo do umCOMO vamos revelar os alimentos que causam mau cheiro no corpo para que aprenda a detectá-los e possa cuidar da sua higiene ao máximo.

Por que cheiramos mal?

Existem alguns alimentos que causam mau cheiro no corpo, mas por que às vezes cheiramos mal? Isso ocorre por um desequilíbrio químico que acontece em nosso corpo e que, quase sempre, é originado por práticas alimentares concretas que potenciam este mau cheiro. Mas este não é o único motivo, pois também pode ocorrer por estar vivendo um período de estresse ou por tomar alguns medicamentos que produzam reações em nosso corpo, que por sua vez produzam estes cheiros.

As reações químicas produzidas por alguns medicamentos ou alimentos provocam acidez estomacal, algo que nosso corpo elimina por meio do suor e que, portanto, modifica o cheiro que desprendemos. O suor, neste caso, serve para equilibrar o nosso organismo, mas externamente faz com que nosso corpo cheire mal.

Ao modificar o pH do nosso estômago, a acidez é elevada e por isso o nosso corpo tem de reajustar através da secreção de suor. Portanto, uma boa medida preventiva para evitar esta situação é usar desodorantes que controlem o suor e proporcionem um aroma mais intenso. No umCOMO damos algumas ideias para que saiba fazer desodorante caseiro.

Bebidas que causam mau cheiro no corpo

Começamos com a lista dos alimentos que causam mau cheiro no corpo mas falando de algumas das bebidas que mais modificam o nosso pH. Basta reduzir seu consumo ao máximo para evitar que seu suor cheire mal e, portanto, se sinta incômodo/a perante esta situação.

Café

É o que muitas pessoas tomam todas as manhãs para começar o dia, mas a verdade é que é um dos principais alimentos que desequilibram o nosso pH e, portanto, produzem mau cheiro. O café, por conter cafeína, estimula as glândulas sudoríparas, por isso vamos suar mais e com um cheiro mais forte devido à acidez que nos produz.

Álcool

Certamente já terá notado mas as bebidas alcoólicas modificam muito nosso cheiro corporal porque nos produzem muita acidez, algo que nosso corpo tenta ajustar com a expulsão destes excessos por meio do suor. O hálito é um dos mais afetados pelas bebidas alcoólicas, mas o suor também é.

Leite e lácteos

Se exagerarmos no consumo destes produtos podemos fazer com que nosso corpo cheire mal, pois eles contêm uma proteína que, quando se decompõe, cria acidez no estômago.

Temperos que causam mau cheiro

Certamente já terá notado como seu corpo cheira mais forte quando come comida muito temperada com curry ou com picante, por exemplo. Isso é porque estes temperos produzem uma alteração no nosso pH e por isso devem ser liberados através dos nossos poros, para poder voltar a equilibrar o seu organismo. Entre os condimentos e temperos que causam mau cheiro destacamos os seguintes:

Alho e cebola

Estes são dois dos alimentos que causam mais odor corporal. O motivo é que, quando digerimos ambos os alimentos, o nosso estômago produz uma série de gases sulfúricos que se misturam com o sangue e que fazem com que, depois, o nosso corpo cheire mal, tanto o hálito como o suor.

Temperos culinários

Aqui também devemos incluir outros alimentos que cada vez usamos mais nas nossas receitas e que também podem produzir alterações no nosso cheiro habitual. O curry, o cominho ou os temperos picantes também causam esses gases sulfurados no estômago e, portanto, se desprendem por meio dos poros.

Açúcar

Os alimentos açucarados e doces também podem provocar mau cheiro corporal pois também produzem um desajuste no pH do nosso corpo, causando acidez. Portanto, se come muitos doces é habitual que sinta como seu cheiro é mais forte.

Alimentos que produzem maus cheiros

Também há alimentos que causam mau cheiro no corpo e que teremos que reduzir a sua ingestão ou cuidar mais da nossa higiene quando os comermos. São ingredientes que também produzem reações químicas no corpo e, por isso, causam estes cheiros mais fortes e incômodos.

Carne vermelha

Esta carne demora muito para ser digerida pelo nosso sistema digestivo, por isso é normal que acabe apodrecendo no nosso interior, algo que provoca a liberação de toxinas e gases que provocam este cheiro ruim.

Couves

Todos os vegetais incluídos dentro das "couves" (brócolis, couve-flor, couve kale, etc.) também interferem no cheiro do corpo porque são ricos em enxofre, um componente que é liberado por nossos poros.

Aspargos

Com certeza que também terá percebido que, quando come aspargos, sua urina muda de cheiro. Por que isso ocorre? Basicamente porque este alimento contém um ácido conhecido pelo nome de asparagúsico e sua metabolização também acaba se convertendo em um derivado do enxofre, por isso o nosso corpo precisa eliminar o mesmo. Este procedimento nota-se principalmente na urina, mas também pode ser que o note nas axilas ou no suor.

Remédios caseiros para evitar o mau cheiro

Agora que já conhece os alimentos que produzem mau cheiro corporal, vamos falar sobre a melhor maneira de controlar estes cheiros. Não precisa deixar de os comer, basta simplesmente aumentar a sua higiene diária e controlar a liberação de suor. Vamos revelar 2 remédios naturais que pode realizar em casa para se beneficiar de um cheiro bem mais agradável e suave.

Chá de sálvia

A sálvia consegue regular o suor do nosso corpo porque contém propriedades termorreguladoras, portanto equilibra a temperatura corporal reduzindo a produção de suor.

Para aproveitar seus benefícios basta preparar um chá desta planta medicinal e tomar 1 xícara por dia. Assim poderá começar a controlar ao máximo o suor excessivo.

Menta e alecrim

As duas plantas são muito aromáticas mas, além disso, também têm propriedades antibacterianas que ajudarão a reduzir de forma natural o cheiro ruim do seu corpo. Para isso deverá preparar um chá com 5 folhas de cada variedade e, quando estiver pronto, basta molhar um pouco de algodão e aplicar sobre a sua pele, principalmente nas zonas com maior tendência ao suor.

Neste outro artigo encontrará mais remédios caseiros para o mau cheiro corporal.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentos que causam mau cheiro no corpo, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.