Alimentos que causam prisão de ventre

Alimentos que causam prisão de ventre
Imagem: youtube.com

Muitas pessoas sofrem de constipação e, em várias ocasiões, um dos motivos é a alimentação, pois existe uma série de alimentos que a favorecem e aumentam. Sobretudo na hora de começar a dar comida sólida ao bebê é importante conhecê-los para evitar que os menores sofram desta condição ao tomar alimentos adstringentes. Se quiser saber quais são os alimentos que causam prisão de ventre, continue lendo este artigo de umComo.com.br e descubra-os.

Passos a seguir:
1

A banana é um dos alimentos que mais favorecem o aparecimento da constipação. Apesar de ser altamente nutritiva, já que contém um alto teor de vitamina A, fósforo, potássio, magnésio, ferro e zinco, também está composta por tanino, substância que absorve notavelmente tanto a água como os eletrólitos, dificultando a estimulação do cólon e produzindo prisão de ventre. Isto ocorre, sobretudo, nas bananas mais verdes, por isso é recomendável consumi-las maduras. Neste sentido, esta é uma fruta ideal para combater a diarreia.

Imagem: pixabay.com
2

A maçã sem pele é outro dos alimentos adstringentes que não se deve consumir excessivamente se você sofre de constipação ou for propenso a sofrê-la. Uma de suas propriedades medicinais mais difundida é a de regular a função intestinal graças ao teor em taninos e pectinas, pelo que é ideal para tratar a diarreia, mas não para a constipação. Surpreendentemente, se consumida com pele as possibilidades de sofrer desta condição são reduzidas e inclusive é recomendável para combatê-la, já que a pele possui um alto teor de fibra.

3

Os produtos de confeitaria e alimentos gordurosos, como, por exemplo, aqueles elaborados com grandes quantidades de óleo, aumentam a acumulação de gordura nos intestinos e favorecem a constipação. É sempre recomendável eliminá-los de nossa alimentação se quisermos seguir uma dieta mais equilibrada e saudável ou consumi-los com moderação.

4

Por seu alto conteúdo em amido, o arroz é outro dos alimentos com propriedades adstringentes e, portanto, que produzem prisão de ventre. Se ingerido com moderação não tem por que ser prejudicial para nosso organismo mas, em excesso, o amido aumenta consideravelmente a porosidade da mucosa intestinal permitindo que penetrem tanto as substâncias tóxicas como os nutrientes mal digeridos que, em condições normais, evitaria. E, se o que temos é diarreia, comer arroz fervido é um dos remédios caseiros mais eficazes para combatê-la.

Imagem: pixabay.com
5

Estes são os alimentos que mais constipam, no entanto, que sejam adstringentes não quer dizer que devamos eliminá-los completamente da nossa alimentação, já que a maioria conta com muitas outras propriedades benéficas para nosso organismo. O ideal é consumi-los com moderação e, claro, dar mais peso e protagonismo àqueles alimentos que nos ajudam a ir ao banheiro e, portanto, aliviam a prisão de ventre.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentos que causam prisão de ventre, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.