Partilhar

Alimentos que dão mais energia

Alimentos que dão mais energia

Para nos podermos desenvolver, levar a cabo todas as atividades e rotinas diárias e nos mantermos saudáveis, precisamos de energia. E como conseguir isso? O nosso organismo precisa da ingestão de alimentos para nos poder dar o impulso necessário, a força que precisamos para aguentar um dia inteiro e eliminar a fadiga e o cansaço do nosso corpo. Mas nem todos os alimentos nos proporcionam os mesmos complementos. Quer saber mais? Então, não deixe de ler o seguinte artigo de umComo.com.br e descubra os alimentos que dão mais energia de forma saudável.

Também lhe pode interessar: Alimentos ricos em gorduras

Água

A fonte da vida é, sem dúvida, a água. Este produto além de nos manter hidratados é um dos que mais energia traz ao nosso organismo, pois é vital para ele. Este impulsor de energia eficaz ajuda-nos a recuperar da fadiga, do estresse e, é claro, da desidratação que o nosso corpo pode sofrer após realizar atividades físicas ou mentais.

Apesar da recomendação ser de tomar dois litros de água por dia para nos mantermos 100% hidratados, aconselhamos tomar um par de copos de água cada vez que se sentir cansado ou sem energia. Descobrirá o poder revitalizante deste elemento tão valioso. Em umComo damos alguns conselhos para que saiba como beber dois litros de água por dia.

Alimentos que dão mais energia - Água

Frutas e verduras para obter mais energia

Das verduras devemos destacar as que são de cor verde, pois são imprescindíveis em qualquer dieta saudável e equilibrada. Em primeiro lugar por seu baixo valor calórico e, em segundo, pela grande quantidade de vitaminas (A, B, C, E e K), minerais, antioxidantes e fibra que trazem ao nosso organismo, ganhando um valor energético ainda maior.

Destacamos verduras de folha verde como: o espinafre (o reidas verduras energéticas), o brócolis, a alface, o agrião, a acelga ou o aipo, entre muitas outras. Se precisa recarregar as energias do seu corpo, as verduras de folha verde darão a você uma boa dose de energia.

Por outro lado, não devemos esquecer as frutas, pois além de saudáveis proporcionam muitas vitaminas ao nosso organismo. Destacamos as laranjas pela sua grande dose de vitamina C e a banana, por ser um grande portador de potássio, um elemento que dá energia de forma instantânea, natural e saudável e, ao mesmo tempo, melhora o estado dos nossos músculos e regula o nosso sistema nervoso, fazendo dele um alimento perfeito para todos os que praticam atividades físicas.

Alimentos que dão mais energia - Frutas e verduras para obter mais energia

As proteínas para ter mais energia

Dentro do mundo das proteínas devemos destacar três produtos essenciais: a carne, o peixe e os ovos. Todos eles, na sua medida certa, são grandes portadores de energia para o nosso organismo. Vejamos quais são, um por um:

Carnes

Devemos destacar a carne magra, ou seja, a que possui menos gordura. As grandes fontes de proteína e, portanto, de energia são: a carne de porco, de vaca, o frango e o peru. Consumindo estes produtos será capaz de combater o cansaço e aumentar a sua concentração.

Peixes

O atum, o salmão, as sardinhas e a truta têm algo em comum, são peixes ricos em Ômega 3 e são perfeitos para obter energia rápida e de forma saudável. Além disso, melhoram a concentração, diminuem o estresse e o cansaço e aumentam a nossa memória.

Ovo

O rei dos alimentos. Apesar de ser considerado para muitos ruim para o nosso organismo, saiba que o ovo é um dos alimentos mais saudáveis e enérgicos, pois contém proteínas, vitaminas, minerais e antioxidantes, compostos necessários para o bom desenvolvimento do nosso organismo. Se quiser começar o dia com energia não hesite em consumir ovo que, além de tudo, também ajudará a melhorar a sua concentração.

Alimentos que dão mais energia - As proteínas para ter mais energia

Mais energia graças aos frutos secos

São os alimentos mais energéticos por excelência. São ricos em proteínas e fibras, mas também contêm uma grande quantidade de gorduras saudáveis essenciais, minerais e antioxidantes, que fazem dele um produto perfeito para qualquer dieta. Poderíamos dizer que os frutos secos atuam como combustíveis para o nosso corpo, dando energia e mantendo-a em qualquer momento do dia.

Mas lembre-se, deve tentar tomá-los sem sal e crus, principalmente se tiver sobrepeso. Um punhado por dia de qualquer fruto seco (nozes, amêndoas, castanhas de caju, amendoins, sementes de girassol, avelãs...) dará a você a vitalidade necessária para se manter ativo durante toda a jornada. No umComo revelamos os benefícios dos frutos secos para a saúde.

Alimentos que dão mais energia - Mais energia graças aos frutos secos

Os carboidratos para ter mais energia

Ainda que pareça mentira, existe um grupo de hidratos que podem dar a você energia extra. Estamos falando dos carboidratos complexos, ou seja, o arroz, legumes, batatas, massas e cereais. O que caracteriza este grupo de alimentos é a sua capacidade de dar energia ao organismo pouco a pouco, garantindo o seu bom funcionamento a nível físico e mental.

Como saberá, os carboidratos são o alimento estrela dos esportistas de elite, por isso se precisar de energia para realizar atividades com uma boa dose de reserva energética, estes serão os seus produtos ideais.

Alimentos que dão mais energia - Os carboidratos para ter mais energia

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentos que dão mais energia, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Alimentos que dão mais energia

Alimentos que dão mais energia
1 de 6
Alimentos que dão mais energia

Voltar ao topo da página