Outros Saúde dentária

Alimentos que fortalecem os dentes

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 5 dezembro 2019
Alimentos que fortalecem os dentes

Manter os dentes saudáveis, fortes e bonitos tem muito a ver com nossos hábitos de higiene dental habituais, mas também com o tipo de alimentação que seguimos. Pois dentro desta, podemos encontrar alimentos que, ao conter determinadas vitaminas e minerais, favorecem a saúde buco dental e são excelentes para proteger os dentes contra os agentes que provocam a formação de placa. Se quer saber quais são e se assegurar de que está cuidando de sua boca corretamente, continue lendo este artigo de umComo no qual mostramos a você uma lista dos alimentos que fortalecem os dentes.

Também lhe pode interessar: Alimentos que ajudam a clarear os dentes

Passos a seguir:

1

Entre os alimentos que fortalecem os dentes e ajudam a mantê-los mais saudáveis, encontramos alguns produtos lácteos como o leite, o queijo ou o iogurte natural. Todos eles contêm uma importante quantidade de cálcio, que é um mineral essencial tanto para conseguir que os dentes se mantenham fortes no tempo e evitar que se manchem em excesso. Além disso, o cálcio é um nutriente que ajuda também a prevenir a periodontite, uma doença buco dental que afeta os ligamentos e os ossos que sustentam as peças dentais.

Alimentos que fortalecem os dentes - Passo 1
2

Alguns vegetais verdes como o brócolis, o espinafre e a acelga também contribuem com grandes quantidades de cálcio, por isso são boas opções para ter dentes fortes e em perfeito estado. São alimentos que devem ser mastigados muitas vezes antes de ingerir, o que os convertem em perfeitos aliados, e ainda para exercitar a mandíbula e fortalecer as gengivas. O mesmo acontece se mastigamos vegetais crus como a cenoura ou o aipo, ambos são muito bons para favorecer a limpeza buco dental e manter as gengivas saudáveis.

Alimentos que fortalecem os dentes - Passo 2
3

Para que o organismo absorva corretamente o cálcio dos alimentos que consumimos, é necessário que conte com um bom teor de vitamina D. Desta forma, também favorecerá a saúde de seus dentes se incluir em sua dieta alimentos ricos neste nutriente como o salmão ou o atum, dois peixes gordos muito saudáveis devido ao seu alto conteúdo em ômega 3, um ácido graxo essencial para proteger o coração e garantir seu bom funcionamento.

Alimentos que fortalecem os dentes - Passo 3
4

Os especialistas em saúde asseguram que comer uma maçã por dia é algo muito benéfico para nosso coração, mas esta fruta também é perfeita para a saúde buco dental. Mastigar uma maçã permite fortalecer os dentes, mas não é só isso, é um grande alimento que ajuda a polir os dentes e as gengivas, obtendo como resultado dentes mais brancos e um hálito bem mais fresco. Se quer saber que outros ingredientes podem ajudar você a ter um sorriso mais bonito e brilhante, não perca o artigo Alimentos que ajudam e clarear os dentes.

Alimentos que fortalecem os dentes - Passo 4
5

No grupo alimentar das frutas se destaca também o morango como um dos melhores alimentos para fortalecer os dentes. Isto ocorre porque contém uma boa dose de vitamina C, a qual estimula a produção de colágeno que é uma proteína essencial para manter fortes e resistentes os ossos e ligamentos que sustentam todas as peças dentais. Além disso, o morango contém ácido málico que é uma enzima natural que protege a cor natural dos dentes.

Alimentos que fortalecem os dentes - Passo 5
6

Além destes alimentos, não devemos esquecer a importância de beber bastante água para a saúde buco dental. É um líquido que mantém a cavidade bucal limpa, eliminando todos aqueles resíduos que ficam acumulados nos dentes e gengivas e, sobretudo, conta com um mineral que impede que as peças dentais corroam com facilidade.

Alimentos que fortalecem os dentes - Passo 6
7

Para usufruir de uma saúde buco dental perfeita, não deverá estar apenas atento a aspectos de sua dieta, mas que também será importante que diariamente se ocupe da higiene dental e vá ao dentista de forma periódica.

Não se esqueça de escovar os dentes após cada refeição, fazer uso do fio dental, utilizar um enxágue bucal com flúor e fazer uma limpeza buco dental profissional ao menos uma vez ao ano. Esta última ajudará a eliminar todo o tártaro e a placa que não pode ser removida com a escovação diária e prevenirá a formação de cáries e o aparecimento de outros problemas.

Alimentos que fortalecem os dentes - Passo 7

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentos que fortalecem os dentes, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 8
Alimentos que fortalecem os dentes