Partilhar

Alimentos que mancham os dentes

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Alimentos que mancham os dentes

Exibir um sorriso bonito é uma questão que requer tempo, investimento e muito cuidado da nossa parte. Assim, é importante conhecer quais os aspectos que podem danificá-lo, os quais estão incluídos nos alimentos que ingerimos diariamente. Por este motivo em umComo.com.br vamos indicar-lhe os alimentos que mancham os dentes; desta forma você terá informação detalhada sobre quais são estes alimentos, seu efeito em seus dentes e como pode evitar que se danifiquem por seu consumo.

Também lhe pode interessar: Por que tenho os dentes amarelos

A coloração dos dentes

São várias as circunstâncias que condicionam o tom de seus dentes. Uma das mais significativas, e que poucas pessoas conhecem, é o fato de ter tomado determinados medicamentos na idade de formação de sua dentadura, como é o exemplo da tetraciclina. Este consumo derivará em um escurecimento de seus dentes a longo prazo.

Do mesmo modo, a ingestão de determinados alimentos também modificará a coloração e a tonalidade de seus dentes. Neste sentido, convém limitar o seu consumo ou substituí-los por outros que tenham as mesmas propriedades mas que não afetem a cor de seus dentes.

Alimentos que mancham os dentes

Entre os alimentos que mancham os dentes destacam-se o café e o chá. Ambos contêm taninos e por serem bebidas de cor escura podem causar manchas permanentes em seus dentes. Deste modo, se você é consumidor de ambos os produtos, recomendamos a você que opte pelo chá e dentro de suas modalidades, o verde ou o branco, que não danificarão tanto como o preto o aspecto de seus dentes.

Outra bebida que afeta negativamente seus dentes é o vinho. Neste caso, configura-se como inimigo de seus dentes porque contém cromógenos e um alto nível de acidez, que corrói o esmalte com facilidade influenciando na filtragem de pigmentos e o aumento das possibilidades de escurecimento dos dentes.

Tanto as bebidas refrescantes como os sucos embalados também funcionam negativamente em relação à manutenção da cor branca de seus dentes. Isso se deve aos seus altos componentes de colorantes que afetam muito a tonalidade natural de seus dentes.

Além disso, os molhos e condimentos como o tomate, a soja, o vinagre balsâmico ou o caril deixam a cor de seus dentes mais escura se seu consumo for em excesso. É por isso que recomendamos a você substituir estes alimentos por outros com as mesmas propriedades e sabores, mas que não afetem de forma negativa a cor de seus dentes.

Se você tem os dentes manchados, em umComo oferecemos a você alguns truques para branquear os dentes de maneira natural.

Alimentos aconselhados para conseguir dentes brancos

Para evitar perder a brancura de seus dentes é importante que ingira os alimentos adequados. Neste sentido recomendamos a você o consumo de frutas e verduras naturais, não congeladas; bem como produtos lácteos tais como o queijo, o leite e os iogurtes naturais; o arroz branco, as carnes e peixes brancos, a massa com molhos à base de creme, o chocolate branco ou os chicletes sem açúcar.

Neste artigo de umComo mostramos a você os alimentos que ajudam a branquear os dentes.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentos que mancham os dentes, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Alimentos que mancham os dentes

O que lhe pareceu o artigo?

Alimentos que mancham os dentes
Alimentos que mancham os dentes

Voltar ao topo da página