Partilhar

Alimentos que mancham os dentes

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Alimentos que mancham os dentes

Exibir um sorriso bonito é uma questão que requer tempo, investimento e muito cuidado da nossa parte. Assim, é importante conhecer quais os aspectos que podem danificá-lo, os quais estão incluídos nos alimentos que ingerimos diariamente. Por este motivo em umComo.com.br vamos indicar-lhe os alimentos que mancham os dentes; desta forma você terá informação detalhada sobre quais são estes alimentos, seu efeito em seus dentes e como pode evitar que se danifiquem por seu consumo.

Também lhe pode interessar: Por que tenho os dentes amarelos

A coloração dos dentes

São várias as circunstâncias que condicionam o tom de seus dentes. Uma das mais significativas, e que poucas pessoas conhecem, é o fato de ter tomado determinados medicamentos na idade de formação de sua dentadura, como é o exemplo da tetraciclina. Este consumo derivará em um escurecimento de seus dentes a longo prazo.

Do mesmo modo, a ingestão de determinados alimentos também modificará a coloração e a tonalidade de seus dentes. Neste sentido, convém limitar o seu consumo ou substituí-los por outros que tenham as mesmas propriedades mas que não afetem a cor de seus dentes.

Alimentos que mancham os dentes

Entre os alimentos que mancham os dentes destacam-se o café e o chá. Ambos contêm taninos e por serem bebidas de cor escura podem causar manchas permanentes em seus dentes. Deste modo, se você é consumidor de ambos os produtos, recomendamos a você que opte pelo chá e dentro de suas modalidades, o verde ou o branco, que não danificarão tanto como o preto o aspecto de seus dentes.

Outra bebida que afeta negativamente seus dentes é o vinho. Neste caso, configura-se como inimigo de seus dentes porque contém cromógenos e um alto nível de acidez, que corrói o esmalte com facilidade influenciando na filtragem de pigmentos e o aumento das possibilidades de escurecimento dos dentes.

Tanto as bebidas refrescantes como os sucos embalados também funcionam negativamente em relação à manutenção da cor branca de seus dentes. Isso se deve aos seus altos componentes de colorantes que afetam muito a tonalidade natural de seus dentes.

Além disso, os molhos e condimentos como o tomate, a soja, o vinagre balsâmico ou o caril deixam a cor de seus dentes mais escura se seu consumo for em excesso. É por isso que recomendamos a você substituir estes alimentos por outros com as mesmas propriedades e sabores, mas que não afetem de forma negativa a cor de seus dentes.

Se você tem os dentes manchados, em umComo oferecemos a você alguns truques para branquear os dentes de maneira natural.

Alimentos aconselhados para conseguir dentes brancos

Para evitar perder a brancura de seus dentes é importante que ingira os alimentos adequados. Neste sentido recomendamos a você o consumo de frutas e verduras naturais, não congeladas; bem como produtos lácteos tais como o queijo, o leite e os iogurtes naturais; o arroz branco, as carnes e peixes brancos, a massa com molhos à base de creme, o chocolate branco ou os chicletes sem açúcar.

Neste artigo de umComo mostramos a você os alimentos que ajudam a branquear os dentes.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentos que mancham os dentes, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Alimentos que mancham os dentes

Alimentos que mancham os dentes
Alimentos que mancham os dentes

Voltar ao topo da página