Partilhar

Alimentos que melhoram a circulação

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Alimentos que melhoram a circulação
Imagem: www.bonvivir.com

Muitas vezes, os problemas relacionados com a circulação sanguínea estão muito vinculados aos maus hábitos alimentares e a uma dieta pobre em nutrientes, pobre em fibra e potássio e rica em sódio. Para combater a má circulação e facilitar a função dos vasos sanguíneos, neste artigo de umComo mostramos uma seleção de alimentos que melhoram a circulação e que ajudam você a se sentir melhor.

Também lhe pode interessar: Sintomas de má circulação
Passos a seguir:
1

Os alimentos ricos em fibra são bons aliados na hora de melhorar a circulação sanguínea, pois a fibra favorece a descida dos níveis de colesterol e triglicéridos no sangue. Além disso, a fibra é uma substância que permite uma melhoria no trânsito intestinal evitando que as paredes das veias e do cólon se debilitem. Para incluir ou aumentar o consumo de fibra em sua dieta você pode tomar alimentos como:

  • Frutos secos: nozes, amêndoas, amendoins, pistaches, etc.
  • Verduras: espinafre, cenouras cruas, brócoli, alcachofra, vagem, acelgas.
  • Frutas: pera, banana, abacate, framboesa e outras frutas desidratadas como as ameixas secas.
  • Legumes: grão-de-bico, lentilhas, feijão, ervilha.
  • Cereais: farelo de trigo ou aveia, arroz, centeio, etc.
2

Quando nosso objetivo é melhorar a nossa circulação é indispensável consumir alimentos ricos em potássio. Na realidade, o potássio é um mineral com capacidade de eliminar a água e regular a quantidade da mesma presente nas células, por isso é altamente beneficioso para combater a retenção de líquidos e tratar as pernas inchadas.

Você pode conseguir potássio em legumes como vagem, feijão, soja; verduras como couves, cenouras, canônigos, acelga; também nos frutos secos e frutas frescas como banana, melão ou coco; em peixes como truta, sardinha ou salmão; e em carnes vermelhas, frango ou peru.

3

Por outro lado, encontramos os chamados alimentos antioxidantes que são ideais para proteger os vasos sanguíneos e mantê-los em ótimo estado. Entre eles destacamos o tomate, o abacate, os frutos vermelhos, os cítricos, as uvas, o espinafre, o brócoli e as couves. Todos são muito recomendáveis para melhorar a circulação do sangue, pois evitam a deterioração das paredes das veias e artérias.

4

O alho é um alimento que proporciona muitos benefícios para nossa saúde, principalmente no tratamento de problemas de circulação. Ficou demonstrado que este ingrediente protege a veia aorta, encarregada de distribuir o sangue que o coração bombeia, e consegue reduzir a espessura do sangue. Por isso não duvide na hora de incluí-lo em sua dieta e aproveitar suas propriedades.

5

Existem outros ingredientes aconselháveis que são importantes para controlar o colesterol e ter uma boa saúde cardiovascular como o azeite de oliva, óleo de soja, de sementes de girassol e os peixes. Todos eles são ricos em gorduras insaturadas, que atuam como anticoagulantes favorecendo a fluidez do sangue.

6

Além de incluir na sua dieta esses alimentos para melhorar a circulação sanguínea, não esqueça que o consumo adequado de água é essencial para eliminar toxinas e facilitar a depuração do sangue. As infusões de chá vermelho, chá verde ou cavalinha também são muito boas para isso.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentos que melhoram a circulação, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Alimentos que melhoram a circulação

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
sueli
quero saber o que é melhor de tudo para a circulação,eu tenho problema de circulação me ajude...bjssssss qual o melhor alimento...obrigado!!!!
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Olá Sueli, pode ver outras soluções naturais para melhorar a má circulação nesse link: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-tratar-a-ma-circulacao-de-forma-natural-478.html Obrigada pelo seu comentário e continue a acompanhar-nos! ;)
sandra barreto
qual tipo de dieta quando estamos com ggt 54%
eliana azevedohartwig
Vamos nos hidratar muito,pois temos muito calor no E.S.

Alimentos que melhoram a circulação
Imagem: www.bonvivir.com
Alimentos que melhoram a circulação

Voltar ao topo da página