Partilhar

Alimentos que possuem efeito laxante

Por Elisabeth Mamede. Atualizado: 16 janeiro 2017
Alimentos que possuem efeito laxante
Imagem: maisequilibrio.com.br

Os alimentos com efeito laxante possuem essa característica principalmente por serem ricos em água e fibras, justamente por essas características eles ajudam a soltar o intestino. Para pessoas que possuem problemas de prisão de ventre esses alimentos devem ser consumidos diariamente, assim eles ajudaram a rotina do intestino deixando-o mais regulado. Vamos conhecer aqui no umComo.com alguns desses alimentos com efeito laxante.

Também lhe pode interessar: Quais alimentos possuem gorduras saudáveis

Frutas com efeito laxante

Algumas frutas possuem efeito laxante, por esse motivo são conhecidas como frutas laxativas. Veremos alguns exemplos de frutas que podem ser consumidos diariamente para auxiliar o funcionamento do intestino:

  • Ameixa: As ameixas estão nessa categoria por conter ácido diidroxifenil isatina e sorbitol, esses componentes aliados as fibras regulam o transito intestinal. Recomenda-se consumir 2 ameixas ao dia.
  • Kiwi: O Kiwi possui ctiniidina, que é uma enzima proteolítica que possui a função de estimula os receptores do cólon, essa enzima auxilia o processo intestinal. Por isso e recomendado que se consuma ao menos 1 Kiwi por dia.
  • Mamão: Essa é uma fruta conhecida por seu efeito laxante, isso por que o mamão possui uma substância conhecida como papaína que tem como função auxiliar a digestão e consequentemente o trânsito intestinal funcionar melhor. Consumir de meia a uma unidade da fruta ao dia já trará efeitos benéficos.
  • Abacaxi: O abacaxi possui as tão importantes bromelinas, esta enzima contribui com a melhora da digestão de proteínas no organismo e favorece a digestão. Consumir 2 fatias ao dia são o indicado.
  • Maçã, Figo, Pera, Laranja, Uva, Abacate, Melancia, Banana Nanica, amora e Melão também são frutas que possuem efeito laxante.
Alimentos que possuem efeito laxante - Frutas com efeito laxante
Imagem: pehtem.com

Vegetais: Folhas Verdes

Nesse grupo de folhas verdes com efeito laxante podemos destacar algumas bem comum no nossa alimentação:

  • Espinafre
  • Acelga
  • Rúcula
  • Chicória
  • Alface

Essas folhas são ótimos laxantes naturais, pois possuem fibras, ácido fólico, magnésio e vitaminas K e C, esses componentes atuam auxiliando e melhorando o funcionamento do intestino e a digestão.

Alimentos que possuem efeito laxante - Vegetais: Folhas Verdes
Imagem: sadia.com

Café

O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo, mais algo que poucos sabem é que o café possui efeito laxante, essa bebida possui propriedades que auxiliam o funcionamento do intestino, tornando-a então uma bebida com efeito laxante. Uma indicação e tomar um café após as refeições, isso auxiliará a melhoria da digestão.

Alimentos que possuem efeito laxante - Café
Imagem: taringa.net

Água

A água é fundamental para nossa saúde, se tratando do intestino ela tem a importante função de lubrificação do intestino e de umedecer as fibras. Por esse motivo e importante o consumo de pelo menos 2 litros de água diariamente para manter o seu organismo funcionando perfeitamente. Lembre-se que seu organismo e composto de aproximadamente 70% de água, assim o consumo de água é essencial tanto para o intestino quanto para o restante do seu organismo.

Alimentos que possuem efeito laxante - Água
Imagem: ohdecasaa.com

Trigo

Alimentos que possuem farelo de trigo possuem efeitos laxante e são também aliados do bom funcionamento do intestino, isso por que possui a função de amolecer o bolo fecal e facilitar o trânsito do intestino. Alimentos cereais integrais, sementes de trigo, milho e aveia com são riquíssimos, por esse motivo são recomendados para quem procura melhorar o funcionamento do intestino.

Alimentos que possuem efeito laxante - Trigo
Imagem: cienciasmedicas.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentos que possuem efeito laxante, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Alimentos que possuem efeito laxante

1 comentário
ivone
evite trigo com glúten, é artificial,indigerível, inflama ,arruina intestino e cia veja no google

Alimentos que possuem efeito laxante
Imagem: maisequilibrio.com.br
Imagem: pehtem.com
Imagem: sadia.com
Imagem: taringa.net
Imagem: ohdecasaa.com
Imagem: cienciasmedicas.com.br
1 de 6
Alimentos que possuem efeito laxante

Voltar ao topo da página