Escolher alimentos saudáveis

Alimentos ricos em ácido fólico

Alimentos ricos em ácido fólico
Imagem: entrechiquitines.com

O ácido fólico ou vitamina B9 é um nutriente essencial para a regeneração celular. Embora todos nós deveríamos incluí-lo em nossa dieta, é especialmente importante para as mulheres que planejam uma gravidez ou estejam grávidas, ajudando a prevenir o aparecimento de certos defeitos congênitos. Muitas pessoas optam por ingeri-lo como suplemento, no entanto este nutriente pode ser encontrado em vários ingredientes. Por isso, em umComo.com.br informamos sobre alguns alimentos ricos em ácido fólico, para que os incorpore à sua dieta e aproveite ao máximo seus benefícios.

Também lhe pode interessar: Quais são os benefícios do ácido fólico
Passos a seguir:
1

São vários os alimentos ricos em ácido fólico, no entanto, se você quer aproveitar ao máximo a ingestão de vitamina B9, convém escolher aqueles que oferecem maior contribuição. Os vegetais de folhas verdes e alguns legumes, frutas e frutos secos são os que lhe darão maiores benefícios.

2

Um copo de espinafres proporciona cerca de 65% da quantidade de ácido fólico que nosso corpo precisa por dia, sendo um dos vegetais de folha verde mais ricos neste nutriente. Também se trata de uma alternativa rica em fibra, que nos ajuda a reduzir os níveis de colesterol e açúcar no sangue, melhorando também o trânsito intestinal.

Alimentos ricos em ácido fólico - Passo 2
3

Os legumes também oferecem uma boa contribuição de ácido fólico, especialmente as lentilhas que contribuem com 50% do consumo diário de vitamina B9 em um só copo. Ervilha, grão-de-bico e feijão preto e vermelho são também uma excelente alternativa. Como o espinafre, todos estes alimentos são ricos em fibra, convertendo-se em opções essenciais, especialmente para mulheres grávidas.

Alimentos ricos em ácido fólico - Passo 3
4

Continuando com os vegetais, a couve e o brócoli, ricos em fibra e os aspargos, um dos melhores diuréticos naturais que podemos encontrar, são outras excelentes alternativas para receber uma boa contribuição de ácido fólico em nossa dieta.

E entre os ingredientes típicos da salada, a alface romano e o abacate também oferecem boas doses de vitamina B9.

Alimentos ricos em ácido fólico - Passo 4
5

E se prefere as frutas, a laranja, uma excelente fonte de vitamina C e antioxidantes, é uma grande alternativa, oferecendo uma boa quantidade deste nutriente por unidade. Outras frutas como o morango, a banana ou a papaia são também ideais para obter esta vitamina.

Alimentos ricos em ácido fólico - Passo 5
6

Quanto aos alimentos ricos em ácido fólico provenientes da proteína animal, algumas boas e nutritivas alternativas são:

  • Fígado de vaca, com uma importante quantidade de vitamina B9 e ferro.
  • Fígado de frango.
  • Ovos.
Alimentos ricos em ácido fólico - Passo 6
7

Alguns cereais à base de trigo, milho ou arroz contêm também ácido fólico. Também os pães e massas podem vir enriquecidos com esta vitamina, convertendo-se em uma alternativa para obter facilmente uma quantidade deste nutriente.

Alimentos ricos em ácido fólico - Passo 7

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentos ricos em ácido fólico, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Caroline
Bom dia amigos! Há algum tempo estava tentando engravidar depois de um aborto espontâneo.(isso já faz 6 meses)O fato é que consegui,to gravida e o meu ginecologista tinha passado acido fólico para mim tomar.Eu tomava 01 antes do almoço e tomei ate dia15 de setembro.Agora to gravida e gostaria de saber se devo tomar novamente.Já estou com 04 semanas e meia.Grata!
Imagem: entrechiquitines.com
1 de 7
Alimentos ricos em ácido fólico