Partilhar

Alimentos ricos em aminoácidos

Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Alimentos ricos em aminoácidos
Imagem: bodybuilding.com

Você sabe o que são os aminoácidos e qual a importância deles para o organismo? Descubra tudo isso com as informações que o umComo.com.br tem para dar sobre o assunto, além de mostrar quais são os alimentos ricos em aminoácidos essenciais e não essenciais para montar um cardápio saudável e equilibrado todos os dias.

Também lhe pode interessar: Alimentos ricos em glutamina
Passos a seguir:
1

Os aminoácidos são moléculas de extrema importância para o organismo, uma vez que são responsáveis pela formação de muitos tipos de proteínas. Existem os aminoácidos não essenciais e os essenciais, sendo que os essenciais são oito. São eles: leucina, isoleucina, valina, treonina, metionina, fenilalanina, lisina e triptofano. Para as crianças, há mais um, o histidina. Como diz o próprio nome são essenciais para o bom funcionamento do organismo e devem ser obtidos a partir dos alimentos, uma vez que o corpo humano não os produz.

Alimentos ricos em aminoácidos - Passo 1
Imagem: cancunissimo.com
2

Por isso, saber quais são os alimentos ricos em aminoácidos é importante para ter uma alimentação completa. Os alimentos que possuem aminoácidos costumam contar com mais de um tipo deles e são, em especial, os ricos em proteína. Mesmos os aminoácidos não essenciais, os quais são produzidos pelo organismo, podem e devem ser consumidos por meio dos alimentos, assim, garante-se que haverá disponibilidade suficiente para atuar nas suas respectivas funções.

3

Entre os aminoácidos não essenciais, um que se destaca é a arginina, entre as suas funções, é responsável por fortalecer as defesas do corpo, desintoxicá-lo, controlar os hormônios, ajudar nos crescimento muscular, inclusive de crianças e adolescentes, além de evitar o desenvolvimento de tumores e combater o cansaço mental e físico. Para garantir todos esses benefícios, é importante incluir na dieta alimentos como carne vermelha, nozes, lentilha, espinafre, cereais integrais, soja, frutos do mar e ovo.

4

Já a valina é um aminoácido essencial, que tem sua importância voltada à saúde muscular, uma vez que colabora com a construção e tonicidade dos músculos, ajuda a cicatrização após cirurgias e a regeneração dos tecidos. Os alimentos que a possuem são os anteriormente citados, além de leite, iogurte, queijo, feijão, ervilha, milho, castanha de caju, castanha-do-pará, amêndoas, nozes, amendoim, avelã, cevada, centeio, cacau, cebola roxa, alho, beterraba e berinjela.

5

Assim como a valina, a leucina e a isoleucina também são aminoácidos essenciais importantes para os músculos, que estão presentes nos mesmos alimentos citados. Como é possível observar, são várias as opções que possuem aminoácidos e, dessa forma, é possível fazer combinações com diferentes alimentos diariamente para garantir o nutriente nas refeições. Vale dizer ainda que é importante ingerir opções que sejam fontes de aminoácidos todos os dias, uma vez que o organismo não consegue fazer uma reserva do nutriente no organismo.

Imagem: sciencedirect.com
6

Deve-se lembrar de que, por mais necessários que sejam os alimentos ricos em proteína, eles devem ser ingeridos com moderação, como todos os outros. Outra dica é consumir as proteínas magras, dando preferência à carne vermelha com menos gordura e da mesma forma escolher os queijos mais magros. Os alimentos fontes de aminoácidos também possuem vitaminas e minerais, aumentando os seus benefícios. Por tudo isso, a principal dica é variar o cardápio o máximo possível. Confira quais os alimentos ricos em proteínas magras e quais os alimentos ricos em proteínas, entrando nos nossos artigos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentos ricos em aminoácidos, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Alimentos ricos em aminoácidos

Alimentos ricos em aminoácidos
Imagem: bodybuilding.com
Imagem: cancunissimo.com
Imagem: sciencedirect.com
1 de 3
Alimentos ricos em aminoácidos

Voltar ao topo da página