Alimentos ricos em antioxidantes

Alimentos ricos em antioxidantes
Imagem: terapiasysalud.com.ar

Os antioxidantes são substâncias presentes em alguns tipos de alimentos capazes de combater a formação de radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento das células e por várias doenças, entre elas o câncer. Nosso corpo por si só não pode produzir antioxidantes. Assim, é fundamental ingeri-los diariamente através de uma dieta equilibrada e nutritiva. Sabe quais são os alimentos ricos em antioxidantes? Em umComo.com.br, iremos apresentá-los.

Passos a seguir:
1

Os radicais são moléculas de elétrons que ficaram sem seu par de prótons. Isso os torna moléculas muito instáveis e reativas que, na tentativa de obter a estabilidade, tentam "roubar" o seu par de outra molécula, fazendo com que esta também se torne em um radical livre.

Nosso corpo produz naturalmente radicais livres para o funcionamento de determinados processos, mas quando eles começam a se formar em excesso devido a fatores externos, tais como fumar, beber, poluição e alimentação pobre em nutrientes, esses radicais começam a afetar a saúde do nosso corpo, produzindo doenças.

A probabilidade de desenvolver doenças como câncer, Alzheimer ou diabetes e várias doenças do coração aumenta em virtude do excesso de radicais livres. Portanto, o consumo de antioxidantes é tão importante para combater a sua formação e se manter saudável.

2

Entre os alimentos ricos em antioxidantes , destacam-se os frutos silvestres: morangos, framboesas e mirtilos. Todos fornecem ao nosso corpo ácido elágico, um antioxidante que ajuda a combater o colesterol e as inflamações crônicas, além de combater os radicais livres.

Imagem: frutaslogrono.com
3

O tomate é um dos alimentos mais ricos em antioxidantes que podemos encontrar, sendo o único que fornece uma grande quantidade de licopeno que ajuda nosso corpo a prevenir certos tipos de cânceres, sendo um grande aliado para nossa saúde. Além disso, contêm carotenóides que se transformam em vitamina A, um dos nutrientes antioxidantes por excelência.

4

O kiwi é uma das frutas mais benéficas que podemos encontrar, por ser um alimento rico em antioxidantes. Fornece vitamina C, flavonóides e ácido elágico que combatem eficazmente os radicais livres e mantêm o nosso sistema imunológico saudável.

5

O alho, embora não seja apreciado por muitas pessoas, tem sido considerado durante séculos um dos ingredientes mais saudáveis que existe. Este é um alimento rico em antioxidantes, que fornece principalmente alicina, que ajuda a melhorar a circulação, reduzir a inflamação, o açúcar e o colesterol e previne a formação de tumores. Sem dúvida, trata-se de um ingrediente potente que deve ser adicionado à nossa alimentação.

6

Os alimentos ricos em vitamina E, como o azeite de oliva, o abacate, os frutos secos ou o gérmen de trigo também são excelentes fontes de antioxidantes, pois este nutriente é uma das melhores opções para proteção eficaz das nossas células contra os radicais livres.

7

As frutas cítricas como a laranja, a toranja, o limão ou as tangerinas são uma excelente alternativa para proteger a nossa saúde, pois são alimentos ricos em antioxidantes, que contêm vitamina C e hesperidina, ingrediente que ajuda o nosso corpo a eliminar toxinas de forma eficaz.

Imagem: cocinaycomidasana.com
8

Também não podemos nos esquecer de alguns ingredientes importantes, como as carnes, de preferência magras, o peixe ou o cacau, que contêm um dos antioxidantes mais importantes que podemos encontrar, a coenzima Q, que influi de forma direta no metabolismo das células, protegendo nossos órgãos e ajudando a combater o envelhecimento precoce.

Imagem: flexitariano.org
9

Outros antioxidantes, como os taninos, ficaram famosos por seus benefícios para o nosso coração. A uva ou o vinho tinto são os principais ingredientes que o contêm.

Outros alimentos ricos em antioxidantes são:

  • As cenouras, os pimentões vermelhos e a pimenta, ricos em caroteno.
  • Os brócolis, as couves e os espinafres, ricos em vitamina C.
  • O chá verde com quercetina, isoflavonóides, catequinas e polifenóis, que ativam o metabolismo.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentos ricos em antioxidantes, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.