Partilhar

Alimentos ricos em betacaroteno

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Alimentos ricos em betacaroteno

O betacaroteno é um pigmento vegetal presente em diversos alimentos; trata-se de uma provitamina A que uma vez ingerida se transforma em vitamina A em nosso corpo, oferecendo-nos uma boa dose de antioxidantes muito úteis para manter o bem-estar celular. Este nutriente é muito útil para garantir a saúde de nossa pele, mas também para evitar a formação de radicais livres e o envelhecimento precoce, razões pelas quais convém consumir com frequência em nossa dieta. Quer saber que ingredientes o contêm? Em umComo.com.br explicamos a você quais são os alimentos ricos em betacaroteno.

Também lhe pode interessar: Alimentos ricos em aminoácidos
Passos a seguir:
1

Adicionar alimentos ricos em betacaroteno é importantíssimo para garantir a nossa saúde, pois este pigmento vegetal oferece um importante conteúdo de antioxidantes ao nosso corpo, que nos ajudam a fortalecer o sistema imunológico, a prevenir doenças e a lutar contra a formação de radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele e de doenças como o câncer.

Outro dos benefícios mais conhecidos do betacaroteno é sua capacidade de favorecer a produção de melanina do corpo, nos ajudando a obter um bronzeado bem mais saudável e uniforme. Trata-se ainda de uma propriedade muito benéfica para aquelas pessoas com pele sensível, pois ajuda a reduzir a possibilidade de apresentar queimaduras solares efeito que se potencializa quando se combina com uma oportuna proteção.

Ao estar presente em diversos vegetais, além de receber este nutriente estaremos ingerindo outros de igual importância como a fibra, o ferro ou a vitamina C, imprescindíveis para um corpo saudável.

2

A cenoura é sem dúvida o alimento com betacaroteno mais conhecido, oferecendo uma boa dose deste nutriente e permitindo-nos ainda contar com um excelente teor de fibra. Para quem gosta de tomar o sol, a cenoura pode ajudar a conseguir um bronzeado mais saudável se incorporada à alimentação de forma frequente e aumentada sua ingestão dois dias antes da exposição.

Mas apesar de ser o mais conhecido, a cenoura não é o alimento com mais betacaroteno, já que acima dela há outro ingrediente que poderia surpreender você: o espinafre.

Alimentos ricos em betacaroteno - Passo 2
3

O espinafre é um dos alimentos com maior teor de fibra que podemos encontrar, beneficiando o trânsito intestinal e a absorção de gordura e açúcar, mas ainda nos oferece uma excelente dose de antioxidantes graças ao seu elevado teor de betacarotenos. Trata-se sem dúvida de um alimento que convém incluir de forma frequente em nossa dieta.

Alimentos ricos em betacaroteno - Passo 3
4

O agrião é também um dos alimentos ricos em betacaroteno, complemento ideal nas saladas e uma excelente fonte de ferro, convertendo-se em um ingrediente destacado e muito recomendável para quem sofre de anemia.

Alimentos ricos em betacaroteno - Passo 4
5

Outro destacado alimento rico em betacaroteno é o pimentão vermelho, um ingrediente versátil que conta com diversas propriedades entre as quais se destacam seu teor em vitamina C e fibra, convertendo-se em uma opção muito saudável que podemos preparar na chapa, servir cru ou saborear recheado de carne ou peixe.

Alimentos ricos em betacaroteno - Passo 5
6

Sua cor delata, já que esse tom laranja intenso nos faz saber que a abóbora conta com o pigmento do betacaroteno, convertendo-se em uma opção perfeita para consumir este nutriente. Trata-se ainda de um alimento que podemos usar tanto para preparar doces como em pratos salgados, sendo um aliado ideal para quem gosta de experimentar na cozinha.

Alimentos ricos em betacaroteno - Passo 6
7

Outros alimentos ricos em betacaroteno são:

  • O melão
  • Brócolis
  • A laranja
  • A tangerina
  • O mamão
  • Os tomates
  • As vagens

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentos ricos em betacaroteno, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Alimentos ricos em betacaroteno

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Ricardo
Parabéns, excelente Post ótimos esclarecimentos ! Sara, pergunto se vc acredita que o Betacaroteno tem também a faculdade de melhorar a capacidade dos olhos verem melhor á noite, ou seja otimizar a nossa visão noturna? Obrigado !

Alimentos ricos em betacaroteno
1 de 6
Alimentos ricos em betacaroteno

Voltar ao topo da página