Alimentos ricos em ferro

Alimentos ricos em ferro

O ferro é um dos minerais fundamentais para o bom funcionamento de nosso organismo. Por isso, um déficit do mesmo poderia acarretar graves consequências para a saúde. Além disso, o ferro é um dos nutrientes mais pesquisados e conhecidos, bem como um dos elementos mais abundantes nos humanos. Sua deficiência afeta a formação de glóbulos vermelhos e dá lugar a uma das anemias mais comuns, a anemia ferropênica. Em seguida mostramos uma lista detalhada dos alimentos ricos em ferro; dentre todos, é conhecida a grande contribuição em ferro do espinafre, mas existem outros alimentos.

Alimentos ricos em ferro: Ameijoas e berbigão

As ameijoas e o berbigão são os alimentos com mais ferro, contêm ao redor de 24 mg de ferro para cada 100 gr. É mais do que se precisa diariamente. No entanto, são alimentos pouco habituais nas dietas diárias e de elevado custo.

Alimentos ricos em ferro: Cereais integrais

Os cereais que o mercado nos oferece hoje em dia são ricos em ferro devido à sua fortificação e manutenção da casca do grão, seu conteúdo oscila entre os 7 mg e os 12 mg para cada 100 gramas de produto. Porém, não devemos esquecer que a fibra e sua origem vegetal reduzem significativamente a absorção, por isso, para otimizar sua assimilação no corpo, recomendamos consumir os cereais com um suco de laranja natural ou um pouco de limão rico em vitamina C.

Alimentos ricos em ferro: As frutas

Em general, as frutas ricas em ferro não são a melhor fonte dietética desse mineral. Apesar disto, vamos apresentar uma lista das melhores frutas ricas em ferro, que combinadas com outros alimentos também ricos em ferro, cobrirão seus requisitos nutricionais. Alguns exemplos de frutas ricas em ferro são: nêspera, mirtilo, amora, maracujá, groselha.

Alimentos ricos em ferro: A Carne

A carne bovina, de frango, de pescado, de peru, de porco e outras, todas contêm ferro em quantidades que rondam os 2 mg para cada 100 gramas aproximadamente. É um ferro de fácil absorção e que, excetuando os vegetarianos, todos incluímos habitualmente em nossa dieta.

Alimentos ricos em ferro: Lentilha e soja

As lentilhas e a soja são dois tipos de alimentos muito ricos em ferro. São os legumes que contêm maior quantidade de ferro com 8 e 7 mg. para cada 100 gr. Ainda que sua absorção seja menor à do ferro dos alimentos de origem animal, seu baixo custo e outras propriedades nutritivas que contêm convertem-nas em dois alimentos idôneos para combater a anemia.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentos ricos em ferro, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.